Agrodefesa

Agrodefesa Follow

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

http://www.agrodefesa.go.gov.br/

1,898 Followers  1,944 Follow

Share Share Share

Com investimento superior a R$ 140 mil, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa comprou novos equipamentos com o objetivo de modernizar seus procedimentos e assegurar maior exatidão nos serviços de classificação vegetal. Foram adquiridos, por meio de licitação, oito determinadores/medidores de umidade, do modelo G1000 da marca Gehaka, os únicos aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro para esta atividade, conforme estabelecido na Portaria nº 28 de 14 de fevereiro de 2017 do órgão.

Nesta quinta-feira (21/6), 15 profissionais classificadores que atuam no Laboratório de Controle de Qualidade de Sementes e Mudas – LabSem, da Agrodefesa, no Setor Universitário, em Goiânia, e também em cidades do interior, participaram de treinamento ministrado pelo instrutor Eduardo Bertini, da empresa Gehaka, para uso correto dos novos equipamentos.

Para mais informações, copie e cole o endereço no seu navegor:

http://www.agrodefesa.go.gov.br/post/ver/230119/agrodefesa-investe-r-140-mil-para-modernizar-servicos-de-classificacao-vegetal
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa está promovendo esta semana em Pires do Rio o curso sobre o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros e outras Encefalopatias/Capturas de Morcegos Hematófagos, com participação de 29 fiscais estaduais agropecuários e agentes de fiscalização, que atuam no programa nas 12 regionais da Agrodefesa no Estado. O curso começou na terça-feira (19/6) e vai até quinta (21). São aulas teóricas (ministradas na sede da Universidade Estadual de Goiás) e práticas (realizadas em propriedades rurais do município). Para maiores informações, copie o link abaixo e cole no seu navegador!

http://www.agrodefesa.go.gov.br/post/ver/230070/agrodefesa-realiza-capacitacao-sobre-captura-de-morcego-hematofago-em-pires-do-rio
Nos dias 28 e 29 de junho/2018, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa e a Superintendência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em Goiás – SFA/GO, irão realizar no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás – CRMV/GO, os dois primeiros cursos de habilitação de médicos veterinários da iniciativa privada para coleta e envio de material para diagnóstico de AIE e Mormo. O curso abordará temas como: Notificação de doenças; Legislação sanitária animal estadual e federal; Colheita de material e diagnóstico de Mormo e AIE, pelagem de equídeos e preenchimento de resenha para requisição de diagnósticos laboratoriais.
Para maiores informações, copie o link abaixo e cole em se navegador:
http://www.agrodefesa.go.gov.br/post/ver/230037/agrodefesa-e-sfa-go-mapa-realizarao-curso-de-habilitacao-para-medicos-veterinarios-pelo-programa-nacional-de-sanidade-dos-equideos-pnse
Goiânia sediou entre os dias 11 e 14 de junho,  o 8º Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), que foi realizado no Centro de Convenções de Goiânia. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa marcou presença no evento com participação dos técnicos Mário Sérgio de Oliveira, coordenador do Programa de Soja na Agência; Daniela Rézio e Silva, gerente de Sanidade Vegetal e dos fiscais Fernando Arantes Vieira, Mansuemia Alves Couto de Oliveira e José Ribamar Silva da Costa. O evento é organizado pela Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio de empresas privadas, que terão estandes no local para apresentação e comercialização de produtos. Segundo informações, o congresso reuniu cerca de 2 mil pessoas.
Nesta edição, a temática central foi a Inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade da soja, com o objetivo de aproximar os setores envolvidos na cadeia produtiva e os produtores com as novidades e tecnologias que possam auxiliar e fomentar maior sustentabilidade dessa cultura no Brasil. Palestras sobre Tendências do Mercado para o Complexo Soja; Armazenagem de Grãos; Legislação para sobre Biotecnologia; Melhoramento Genética de Soja; Desafios da Biotecnologia para a Agricultura; Soja em Áreas de Expansão; Enfrentamento à Seca e Soja Integrada à Pecuária, foram alguns do temas abordados. Pesquisadores também  apresentaram trabalhos técnicos ligados ao processo produtivo da cultura.
O deputado estadual Diego Sorgatto e o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, José Manoel Caixeta, estiveram reunidos na tarde de terça-feira (12/6) para tratar de temas administrativos e questões ligadas ao desenvolvimento do agronegócio. O encontro, realizado no gabinete do presidente da Agrodefesa, teve a presença também da chefe de Gabinete, Rose Cruvinel. (Siga a Agrodefesa também no Twitter @agrodefesagoias)
Aconteceu nos dias 05 e 06/06/18, Auditoria realizada pelo MAPA/LANAGRO-GO, no Laboratório Oficial de Análise de Sementes – LASO/LABSEM, com o objetivo de renovação do credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM. A equipe auditora foi composta pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários Talita de Amorim Cunha – Auditora Líder, João César Zanella – Auditor Especialista e Abel Taveira Moraes Júnior – Auditor em treinamento, com a finalidade de auditar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade em atendimento à Norma NBR ISO IEC 17025:2005 e avaliar a competência técnica do Laboratório no desempenho das atividades constante do seu escopo.
Por meio de denúncia anônima formalizada através do Disque Denúncia (telefone 0800 646 1122), fiscais agropecuários da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, em parceria com agentes da Delegacia de Defesa do Consumidor - Decon, conseguiram desarticular um grupo que roubava produtos de origem animal, para comercialização por meios inadequados. O trabalho da equipe foi concluído na tarde de quinta-feira (7/6), no Residencial Solar Ville, na saída para Inhumas, onde foram encontradas 15 toneladas de carne bovina em conteiner em uma residência.
http://www.agrodefesa.go.gov.br/post/ver/229760/fiscais-da-agrodefesa-por-meio-do-disque--denuncia-ajudam-a-recuperar-carne-roubada
O presidente e o Diretor Técnico da Agrodefesa estiveram na manhã do dia 07/06 na Secretária de Segurança Pública participando de uma reunião de trabalho, dentro do Programa PRORURAL. Esse programa, tem a finalidade e o objetivo de fortalecer ainda mais a integração entre as forças policiais no combate à criminalidade na zona rural. Na reunião, foram apresentadas ações que serão realizadas e também detalhado a participação da iniciativa privada, proprietários e produtores agropecuários, bem como a AGRODEFESA e outras entidades de classe que representam o setor rural no Estado.
Os servidores do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário – LABVET da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA participaram de um treinamento da norma NBR ISO/IEC 17025:2017 como preparação para receber uma equipe de auditores do INMETRO que estarão no laboratório, entre os dias 11 e 14 de Junho deste ano. Durante a auditoria, o LABVET será avaliado em diversos quesitos, dos quais destacamos: registros referentes às técnicas empregadas nos ensaios, a capacitação do pessoal do laboratório, a calibração dos equipamentos, a validade dos reagentes, a rastreabilidade dos ensaios, o manuseio e a garantia da qualidade.
Esta será a terceira vez que o LABVET receberá auditoria para manutenção da acreditação conquistada em Abril de 2016 para os diagnósticos de Anemia Infecciosa Equina, Mormo e Brucelose. A manutenção do selo de acreditação do Inmetro para o LABVET/Agrodefesa significa outorgar a competência técnica do laboratório, sendo uma maneira segura de identificar que esta instituição oferece a máxima confiança em seus serviços e preza pelo bom atendimento ao cliente.
Para manter o status de laboratório acreditado pelo Inmetro, o LABVET percorreu um longo caminho, sendo relevante destacar o comprometimento de toda a equipe de servidores que se empenha para melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, o compromisso da Diretoria Executiva, além do apoio irrestrito de investimentos financeiros do Fundepec Goiás.
Hoje, 06 de junho, comemoramos o dia Fiscal Estadual Agropecuário. Uma data em que  celebramos grandes feitos na defesa da população,  protegendo a saúde,  defendendo a economia do nosso estado. Um dia para relembrarmos os avanços que conquistamos e refletir sobre o futuro que almejamos.
A Agrodefesa agradece e parabeniza a todos os Fiscais Estaduais Agropecuários que direta ou indiretamente fazem parte do nosso time e ajuda o Estado de Goiás crescer e Avançar!
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), após a detecção pela Universidade Federal de Goiás (UFG), confirmou, durante inspeções oficiais, a presença da praga mosca-da-haste-da-soja (Melanagromyza sojae) (Diptera - Agromyzidae), em áreas de tiguera de soja no município de Silvânia/GO.
Até o momento a praga estava restrita apenas ao Sul do Brasil e nunca havia sido observada em áreas de Cerrado. A mosca originária da Ásia apareceu no País pela primeira vez há 32 anos, depois surgiu de novo em 2008 e reapareceu novamente na safra de 2015, quando foi  identificada nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo o Coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Pragas da Soja da Agrodefesa, o Engenheiro Agrônomo Mário Sérgio de Oliveira, a detecção dessa praga reforça ainda mais a importância da destruição das plantas voluntárias (tigueras) de soja, conforme preconiza a Instrução Normativa Estadual nº 08/2014.
Prorrogação do Prazo para vacinação contra Febre Aftosa até 15/06/2018

Portaria 379/2018 - AGRODEFESA
O PRESIDENTE DA AGÊNCIA GOIANA DE DEFESA
AGROPECUÁRIA - AGRODEFESA, no uso de suas atribuições legais;
Considerando o Decreto Estadual n° 9.232, de 26 de maio de 2018, que
declara situação de emergência no âmbito do Estado e autoriza a adoção de medidas
administrativas para enfrentar as consequências resultantes do movimento de paralisação do
transporte rodoviário de cargas;
Considerando a Portaria AGRODEFESA n° 224, de 02 de abril de 2018, que
fixa o período de 1º a 31 de maio de 2018, como calendário oficial, etapa maio 2018, para
realização da vacinação obrigatória contra a Febre Aftosa de todos os animais, bovinos e
bubalinos, existentes em propriedades rurais localizadas no Estado de Goiás e para realização
da vacinação compulsória contra a Raiva dos Herbívoros, nas espécies bovina, bubalina,
equídea, caprina e ovina de todas as idades, nos 121 municípios listados no ANEXO I, da
Instrução Normativa AGRODEFESA nº 02/2017 e a respectiva Errata;
Considerando os termos do Ofício nº 554/2018 SEI – AGRODEFESA;
Considerando o artigo 17, inciso V, da Instrução Normativa n° 44, de 02 de
outubro de 2007 e o Parecer do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento – MAPA, por meio do Memorando-Circular nº
1/2018/CAT/DSA/CGSA/DSA/MAPA/SDA/MAPA.
RESOLVE:
Art. 1º Prorrogar a etapa de vacinação maio/2018 contra Febre Aftosa e
contra a Raiva dos Herbívoros no Estado de Goiás até o dia 15 de junho de 2018;
Parágrafo Único Fica permitida a comercialização de vacina antiaftosa pelas
revendas credenciadas pela AGRODEFESA até a data limite prevista no caput do Art. 1°.
Art. 2º Manter os controles previstos na Portaria AGRODEFESA n°224, de
02 de abril de 2018, durante o período de prorrogação da etapa maio/2018;
Art. 3º Estabelecer o período para a declaração de rebanho e vacinação  junto
à AGRODEFESA até o dia 22 de junho de 2018;
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor a partir da data de sua publicação.