Agrodefesa

Agrodefesa Follow

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

http://www.agrodefesa.go.gov.br/

1,749 Followers  1,735 Follow

Share Share Share

Participaram de evento promovido pela Controladoria Geral do Estado de Goiás, no dia 22 de fevereiro de 2018, na sede do Conselho Regional de Contabilidade, em Goiânia, Equipe Técnica do Colegiado Setorial que atua na Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos (Portaria 62/2018 da Agrodefesa). Esse evento teve o objetivo de apresentar novos reajustes do Sistema desenvolvido pela CGE.
A Identificação Preventiva de Riscos em Procedimentos é uma ferramenta de gestão que permite aos agentes públicos mapearem os processos de trabalho no âmbito dos órgãos e das entidades que dirigem, de forma a identificar fragilidades que possibilitem a ocorrência de desvios de conduta e/ou procedimentais.
No dia de ontem 20/02 a Diretoria executiva, gerentes e fiscais da Agrodefesa participaram do II seminário Helicoverpa armigera “uma experiência em Goiás e no mundo”. O seminário contou com palestras e participação de produtores rurais, assistentes técnicos, estudantes e fiscais estaduais agropecuários 33 efetiva e foi responsável por toda coleta de dados do projeto, perfazendo 27 municípios e 54 propriedades subsidiando, além do projeto a tomada de decisão do Governo do Estado quanto a decretação da emergência sanitária durante os 3 ultimos anos e a liberação controlada do uso do benzoato de emamectina para controle da praga durante este período! 
A participação de fiscais estaduais agropecuários em projetos de pesquisa e levantamento de pragas é uma premissa da defesa agropecuária na busca de subsídios científicos para a tomada de decisões quanto a adoção de medidas legislativas.
Produtor rural, o acesso eletrônico ao Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás - SIDAGO da Agrodefesa, está disponível para melhor atendê-los. Entre no site www.agrodefesa.go.gov.br ou procure o escritório local do seu município. 
Com o acesso você poderá realizar os seguintes serviços: - Emitir guias de trânsito animal (GTA) e Trânsito Vegetal (ATV e PTV)
- Consultar saldos e extratos de movimentação do seu rebanho
- Consulta e impressão de 2º via da e-GTA emitida ou recebida
- - Emissão de documentos de arrecadação de receitas (DARE)
- Declaração de Vacinação, além de outros serviços que serão disponibilizados pela Agrodefesa.
Na tarde desta quarta-feira (7) em Goiânia, O presidente da Agrodefesa José Manoel Caixeta, esteve presente no evento: do Campo a Cidade em que se debateu o cenário macroeconômico para 2018. O economista e apresentador do programa Manhattan Connection, da Globo News e colunista da revista Isto è,  Ricardo Amorim, abriu as palestras do evento, falando sobre os impactos do período de forte recessão enfrentado pelo País. Amorim enfatizou que, apesar da crise que o País viveu, "existem perspectivas positivas para o país em 2018" que  conseguiu retomar a crescimento a partir da confiança, tanto do empresário quanto do consumidor" e lembrou que "há 15 anos o agronegócio é o motor da economia brasileira".
Gerentes, assessores e gestores técnicos da AGRODEFESA, visitaram nesta terça-feira, 06 de fevereiro, a Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luís de Montes Belos. O objetivo da visita foi conhecer os laboratórios do Câmpus para prospectar possíveis parcerias entre as instituições. Durante a visita, foi apresentado à comitiva o funcionamento do Centro de Ensino e Pesquisa Animal e Vegetal (CEPAV), Centro de Biotecnologia em reprodução Animal (Biotec) e Laticínio Escola, respectivamente, bem como as principais atividades desenvolvidas nos laboratórios. De acordo com o diretor do Câmpus, Prof. Jarbas de Paula Machado, a UEG tem intenções de estreitar relações com a AGRODEFESA, com a finalidade de encontrar caminhos para a cooperação, visando o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.  Ao final do dia, os pesquisadores e comitivas presentes se apresentaram, bem como explicaram um pouco sobre suas áreas de pesquisas e as demandas das instituições.  Ressalta-se que no próximo dia 15/02/2018 os diretores dos Campus que possuem Cursos na Área de Agrárias da UEG  estenderão a intenção de cooperação, junto a AGRODEFESA, em reunião com o presidente e diretores da  instituição.
A Diretoria Executiva, Gerentes e Gestores da Agrodefesa estiveram presentes na posse dos novos auxiliares do Governo, prestigiando nosso querido Lucas Pugliesi que por 6 anos esteve a à frente da Diretoria de Gestão Planejamento e Finanças, hoje, deixando a casa para assumir a Superintendência Executiva da Secima (Secretaria de Meio Ambiente , Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos). Os nossos agradecimentos e o desejo de sucesso em sua nova jornada junto ao Governo do Estado de Goiás!
Na tarde de hoje (30/01), a Diretoria Executiva da AGRODEFESA (Agência Goiana de Defesa Agropecuária) e o Conselho do FUNDEPEC (Fundo para Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás) se reuniram para assinarem os Termos de Cooperação Técnico e Financeiro juntamente com o Plano Simplificado de Metas, a Previsão de Arrecadação Financeira e também Aplicação de Recursos Financeiros.
Na semana passada entre os dias 24 e 28 de janeiro, Fiscais da Agrodefesa estiveram presentes no maior encontro de mulas do mundo que aconteceu na cidade de Iporá. O 11º Encontro Nacional de Muladeiros, onde se encontraram criadores de muares (burros, jumentos e mulas) de todo Brasil e do mundo. Durante o evento aconteceram exposições, desfiles, leilões e competições envolvendo mais de 2.500 animais. O encontro foi realizado no Parque de Exposições Arthur da Costa Barros e os fiscais permaneceram todos os dias monitorando as condições zoossanitárias.
A Diretoria Executiva da Agrodefesa, esteve na última sexta feira dia 26, na inauguração do Instituto Goiano de Agricultura (IGA) com sede na fazenda Rancho Velho, em Montividiu-GO. O IGA, é uma associação sem fins lucrativos, criado com o objetivo de oferecer apoio ao produtor rural no desenvolvimento sustentável da agricultura goiana e brasileira. O instituto também promoverá a realização de eventos técnicos e científicos ligados à transferência de tecnologia da cotonicultura e as demais culturas inseridas no sistema de produção agrícola do algodão. Na ocasião da inauguração, os participantes ainda fizeram visitas técnicas em estações demonstrativas de cultivares de soja. A participação da Agrodefesa foi de grande relevância neste evento, pois um dos principais objetivos do IGA é a parceria na gestão e execução de ações dos programas fitossanitários no estado de Goiás.
A Agrodefesa continua controlando a entrada e a comercialização de Benzoato de Emamectina no Estado de Goiás. Na manhã de hoje 23/01, a gerência de fiscalização vegetal (GEFISV) apreendeu quase 5 Toneladas do produto que não estava autorizada a internalizar no Estado. A empresa detentora do agrotóxico, que tem o uso controlado no país, está regularizando os trâmites para transportar o mesmo para o estado do Maranhão, pois, este também possui emergência fitossanitária para a praga _Helicoverpa armigera_.
Logo em seguida o Diretor da UEG de São Luís de Montes Belos-Goiás acompanhado de membros da Agrodefesa, visitou as unidades do LABVET e LABQUALI em Goiânia.
Hoje pela manhã, parte da diretoria executiva da Agrodefesa se reuniu com a unidade de veterinária da UEG de São Luis de Montes Belos, para uma proposta de parceria. Na ocasião foi tratada a celebração de convênio para aprimoramento e uso dos laboratórios e também a disponibilidade de professores.