Agrodefesa

Agrodefesa Follow

Agência Goiana de Defesa Agropecuária

http://www.agrodefesa.go.gov.br/

1,574 Followers  2,305 Follow

Share Share Share

Eis o time que está representando a Agrodefesa no "V" ENDESA (Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal) 2017 em Belem - PA. O nosso presidente José Manoel Caixeta, o Diretor Técnico Auro Jayme, o Diretor de Planejamento Lucas Tavares, os assessores técnicos Ramon Rizzo e Cicero Coelho, o Gerente de Sanidade animal Antonio Leal, Mércia de Oliveira coord. do PEEV, Rafael Costa gerente do LABVET, Bruno Rodrigues coord. do PESE, Hidelbrando Ricardo também do LABVET e fechando o time Guido Masson e Lúcio Costa supervisores regionais;
A gerente de sanidade vegetal, Daniela Rézio e o gerente de fiscalização vegetal Márcio Antônio, ambas representando a Agrodefesa, participaram do Seminário sobre o uso da irradiação como tratamento fitossanitário para exportação de frutos frescos. O Seminário aconteceu em Brasília no dia 06/12/2017 e contou com representantes de diversos órgãos da agricultura nacional e o apoio do  Serviço de Inspeção e de Sanidade Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (APHIS/USDA).
O supervisor regional da Agrodefesa Guido Masson, participa do "V" ENDESA (Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal) que acontece de, 04 á 08 de dezembro de 2017 em Belem - PA. 
O evento apresenta palestras técnicas cientificas referentes a saúde animal e a sustentabilidade do serviço veterinário oficial. O Supervisor expôs e apresentou o trabalho sobre atuação da Agrodefesa frente a um foco de raiva nos municípios de palmeiras de Goiás e Palminopolis. Além de Guido, participam também do "V" ENDESA, parte da diretoria executiva e gerentes da Agrodefesa.
Na semana passada o núcleo de Educação  Sanitária em parceria com os supervisores  regionais, estiveram em algumas cidades do interior do estado promovendo palestras e discussões ao qual o assunto principal era: A exigência da Inscrição Estadual no cadastro da Agrodefesa. No dia 29/11 em Pontalina, pudemos contar com representantes da Fetaeg, Sefaz e também e lideranças da Agricultura Familiar dos municípios de Pontalina, Itumbiara, Goiatuba, Piracanjuda, Panamá e Morrinhos. No 30/11 estivemos em Rio Verde com todas as pessoas presentes se envolvendo no processo, rendendo ótimas discussões e na oportunidade demos entrevista à TV local filiada da rede globo. Finalizando no 01/12 em Jataí onde também contamos com presenças de lideranças e representantes da Agricultura Familiar da cidade e de municípios vizinhos.
Durante todo o dia de hoje 01/12, acontece na escola de governo, um curso de reciclagem para fiscais e agentes da Agrodefesa que integram as equipes móveis de fiscalização. Com a substituição dos postos fixos, a Agrodefesa adotará a estratégia de ampliar os serviços volantes de fiscalização, dando assim maior cobertura e eficiência no trânsito de produtos de origem animal e vegetal.
Conforme comunicado 001/2017. Informamos que a partir de 31 de dezembro de 2017, as propriedades rurais que não possuírem cadastro na AGRODEFESA, conforme determina a Instrução Normativa 05/2012, com a devida Inscrição Estadual regularizada na Secretaria da Fazenda, terão suas respectivas fichas bloqueadas para movimentação de animais, com origem ou destino para estes estabelecimentos.
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) distribuiu para as comunidades Kalungas de Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás e Cavalcante, 10.000 doses de vacinas contra Febre Aftosa que foram doadas pelo Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (FUNDEPEC-GO). Essas doses são repassadas durante todo o mês de novembro em um galpão de apoio para os trabalhos de distribuição de vacinas, vigilância ativa, vacinação assistida e educação sanitária e são realizados pelos fiscais estaduais agropecuários;  No dia 21/11 foi inaugurada a reforma desse galpão e contou com as presenças, de parte da diretoria executiva, coordenadores, gerentes e fiscais. O custeio da reforma do galpão também foi feita pelo FUNDEPEC-GO. Portanto, os nossos agradecimentos a esse competente órgão pelo apoio que sempre tem prestado às ações de Defesa Sanitária Animal, no estado de Goiás.
A Agrodefesa realizou ontem uma reunião com os produtores de banana dos municípios de Baliza, Bom Jardim de Goiás e Doverlândia no Assentamento Agrícola Ases do Araguaia. Na oportunidade, foi informado aos participantes  sobre a importância do cadastramento da inscrição estadual que será obrigatória, e a partir do dia 01/01/2018  estarão bloqueadas a emissão de documentos junto ao orgão sem a inscrição estadual. Também reforçaram, sobre o prazo da vacinação contra febre aftosa e raiva que se encerra no próximo dia 30.
A  gerente da Agrodefesa Daniela Rezio e os coordenadores Juracy Rocha, Natália Costa e  Mariza Mendanha, realizaram supervisão técnica das ações de sanidade vegetal na Unidade Regional Rio Caiapó na cidade de Iporá juntamente com o Supervisor Regional Valfrido Morbeck.
Faltam menos de 15 dias para o término da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e ainda faltam muitos rebanhos para serem imunizados. A Agrodefesa também sugere a vacinação contra a raiva, apesar de não ser obrigatória em alguns municípios, como forma de prevenção, haja visto que tivemos alguns casos esses ano. Após vacinar o rebanho, é preciso fazer a declaração junto a uma unidade local da Agrodefesa ou mesmo pelo site da Agrodefesa, www.agrodefesa.go.gov.br,  através do link: “declaração de vacina”.
A campanha termina no dia 30 de novembro e os pecuaristas têm até o dia 07 de dezembro para fazerem a declaração! @guiapalmeirasdegoias
Na manhã de hoje (13/11), o presidente da Agrodefesa José Manoel Caixeta e os Gerentes de Fiscalização Vegetal Márcio Antonio e de Sanidade Vegetal Daniela Rézio, se reuniram com o presidente da Fetaeg, Alair Luiz dos Santos e João  Batista de Oliveira Assessor técnico, visando definir o calendário e a programação dos encontros regionais. Nos encontros, serão  tratados  assuntos  técnicos  e específicos  referente a sanidade animal e vegetal, além de orientação para regularização do produtores familiares junto a Sefaz.  Esses  encontros também servirão  para fortalecer a parceria entre as 3 instituições, "Agrodefesa, Sefaz e Fetaeg".
Em uma linda festa e muito bem organizada no sábado (11/11), reuniram-se toda diretora executiva, gerências técnicas, fiscais, funcionários e colaboradores da Agrodefesa para o lançamento da 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa e raiva* e também cadastramento dos agricultores familiares. No ato estiveram presentes diversas autoridades como, prefeitos e vereadores de Silvânia e cidades vizinhas, deputados estaduais e federal, representantes de orgãos da agricultura, como sefaz, SGPA e Faeg, presidentes de sindicatos rurais e claro, vários agricultores e sua famílias! o Evento contou também com agentes de sáude do município que estavam a disposição, medindo pressão e fazendo testes laboratoriais e preventivos contra sífilis e HIV e disponibilizando encaminhamentos para o exame de próstata fazendo referência a campanha nacional denominada Novembro Azul! A festa também contou com o famoso e delicioso arroz carreteiro do Tonhão e no final teve o sorteio de uma novilha doada por um produtor rural da região!