Amig MG

Amig MG Follow

Entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores junto ao poder público.

http://www.amig.org.br/

249 Followers  267 Follow

Share Share Share

Waldir Salvador, Consultor de Relações Institucionais da AMIG, reforça nossa campanha. Lutamos por uma mineração transparente, ética, justa, segura e sustentável. A mineração PRECISA evoluir. Confira o vídeo e compartilhe essa ideia!

#mineracao #Amig #porumanovamineracao
A mineração precisa se transformar. A AMIG defende uma nova mineração. Mais segura, próspera, sem acidentes e sustentável. A mineração não pode parar, ela precisa é evoluir!
Acesse: www.amig.org.br
A AMIG se reuniu com a Vale que anunciou apoio econômico às cidades mineradoras. Na reunião, que ocorreu no dia 29 de março, o diretor-executivo de Sustentabilidade e Relações Institucionais da empresa, Luiz Eduardo Osório, anunciou que a mineradora irá oferecer um apoio econômico temporário para as cidades mineradoras, que será reavaliado e aprovado a cada três meses. 
Saiba mais detalhes: http://bit.ly/2Vkyn6c

#amig #mineracão #vale
A AMIG defende mudanças para modernizar os processos da mineração. Com mais segurança, sem acidentes e sustentável. A mineração é importante para a economia, ela não pode parar, ela precisa é evoluir. 
Acesse www.amig.org.br 
#amig #porumanovamineração #mineraçaonaopodeparar
No programa da rádio AMIG de hoje, Luciana Mourão, economista da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais, fala sobre o estudo realizado pela entidade que prevê o impacto gerado com a paralisação da Vale nas cidades mineradoras. Confira: http://bit.ly/2U3jybP

#radioamig #mineração
A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil acaba de lançar a rádio AMIG, um espaço em que será possível acompanhar as principais notícias da mineração, ações da associação e temas relevantes para municípios mineradores. Acesse e sintonize: 
https://www.amig.org.br/radio-amig

#radioamig #amig #mineracao
A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), realizou um estudo sobre os impactos causados na economia e na empregabilidade pela interrupção das atividades da Vale no estado de Minas Gerais. Confira o estudo completo: http://bit.ly/2HHzf1A

#mineracaosegura #amig #meioamboente
A AMIG esteve com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e solicitou a criação do Conselho Nacional de Geologia e Mineração e apoio integral do Governo Federal para o pleno funcionamento da ANM.

Saiba mais no nosso site!

#amig #mineracao #reuniao
A AMIG se reuniu com o diretor de sustentabilidade Regional da Vale, Sergio Leite, para esclarecer sobre a declaração da empresa relacionada à paralisação das  atividades em algumas minas de minério de ferro no estado. Os representantes da Vale disseram que a mineradora não tem a intenção de deixar Minas Gerais e que vai continuar investindo no estado. A AMIG pediu ainda que as barragens sejam transformadas em fontes de negócios para a geração de emprego e  renda para os municípios para garantir saúde, educação, entre outros serviços para a população dessas cidades.  #amig #mineracao
Os municípios mineradores precisam estar unidos e fortes! A AMIG tomou a decisão de ir além e não vai aceitar mais a omissão do Governo Federal, em especial da Agência Nacional de Mineração (ANM) para evitar que tragédias como a de Brumadinho jamais volte a acontecer. Para saber mais, assista ao vídeo do consultor de Relações Institucionais da AMIG, Waldir Salvador.
AMIG se reuniu com o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema e fez um alerta sobre o risco do colapso das cidades mineradoras e estado com a interrupção das operações pela Vale. Estiveram presentes no encontro a diretoria da entidade e os prefeitos das cidades de Nova Lima, Congonhas, Brumadinho, Itabirito, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo.

Foi solicitado ao governador que o estado lidere, juntamente com a associação, um movimento de diálogo institucional em defesa da atividade e de toda a cadeia produtiva da mineração, protegendo empregos e a economia do estado, inclusive da capital.
Os serviços de consultoria da AMIG são disponibilizados para os municípios associados e propiciam o aperfeiçoamento da gestão em diversas áreas, como a ambiental, jurídica e tributária. Nesta semana, estiveram reunidos na sede da associação, servidores das secretarias de Fazenda e Meio Ambiente do município de Diamantina, para uma reunião com os consultores de meio ambiente, tributos e assuntos institucionais da associação, para discutirem sobre a atividade minerária de pedras ornamentais na localidade.

Durante o encontro, foram abordadas questões sobre o controle burocrático da mineração no local, e como a criação de leis, questionários e reuniões para fiscalização das empresas interessadas em explorar a área são importantes para que a atividade seja executada de forma responsável.

Os representantes do municípios associado à AMIG, também foram norteados pelos especialistas da entidade, sobre a necessidade de exigir o documento de certificação das empresas, além do mapeamento das atividades exercidas pelo explorador, para que a compensação socioambiental seja positiva.

Confira no nosso site.