Andreia Friques®

Andreia Friques® Follow

Nutrição Materno Infantil & Empoderamento Materno Doutoranda em Fisiologia UFES 📞SP: 11 3807 1711 - ES 27 3215 3606 contato@andreiafriques.com

http://www.andreiafriques.com/

247,099 Followers  564 Follow

Share Share Share

Durante 10 anos da minha vida, acompanhei centenas, talvez milhares de mães, lutando pela vida de seus filhos em UTINs e UTIPs.
.
Até que um dia, chegou a minha vez! E durante 1 ano e 4 meses eu fui uma Mãe de Uti (Detalhes em #MarinaByAndreiaFriques)
.
Nossa, meu Deus!!! Como é difícil ir "embora" e deixar o que temos de MAIS PRECIOSO NESSA VIDA ali, naquele leito! Como sofre o ♥️ de uma #MãeDeUti
.
Bem, cada uma de nós tem uma HISTÓRIA! Eu não sei o que vocês estão passando, mas hoje, em especial, senti meu ♥️ incomodado o dia todo, pensando em POSTAR ESSAS DICAS!
.
Estou certa de que essa MENSAGEM tem um ou alguns destinatários certos! Então, QUERIDA, leia: .
🔸 Procure manter-se EQUILIBRADA!
.
🔸 Busque apoio no Banco de Leite mais próximo e beba 4 litros de água por dia, para conseguir manter sua produção de leite.
.
🔸Confie na Equipe que está cuidando do seu bebê. Seja sincera com eles, tenha uma relação respeitosa e harmoniosa com aqueles que cuidam do seu maior bem!
.
🔸Cuidado com o que ouve de vizinhos, amigos, e com o que lê no Dr. Google! Nem sempre o que acontece com os outros, acontecerá com vc.
.
🔸NÃO SE VITIMIZE! Sofrimento não escolhe classe social, cor da pele, nem ABSOLUTAMENTE NADA! Todos nós estamos sujeitos a ele.
.
🔸Força‼️ Você não é uma coitada! Você é uma GUERREIRA lutando pelo seu MAIOR BEM!
.
🔸Sempre que estiver junto ao seu bebê, sorria, diga o quanto você o AMA e o deseja! Não se desespere na frente dele!
.
🔸Não perca a esperança, nem por um segundo, EU JÁ VÍ E VIVI MUITOS MILAGRES! Muitas vezes os médicos dizem NÃO e Deus diz SIM!
.
🔸Não perca a fé‼️ O Senhor está ao seu lado, chorando com você, fale com Ele, Ele quer te ouvir! .
. 
Estou orando por vocês! #AndreiaFriques
.
By 👉 @andreiafriques
Porque que a palavra tem poder? By @gistrozzi  Porque a gente fala o que o coração tá cheio
Porque a gente fala às vezes sem querer o que o inconsistente esconde, mas não tão bem escondido, aí, sobe e escorre pelas beiradas a nossa voz interior. .... Aquela voz  que fala a verdade sobre a gente e sobre os outros
....Qdo a gente fala e tem peso de profecia é porque a gente fala o que deseja que aconteça ou o que já prevê que vai acontecer .
.
E palavra de mãe?? Aí meu Deus!!
Aí tem peso de voz de mãe. 
1. Vc Eh mãe e fica falando que seu filho é birrento igual ao avô... 📣Vc fala Pq não quer que ele se pareça com seu sogro
Mas ele já dá traços disso! E aí vc confirma e afirma e reafirma! Que chance ele teria de não ser o que vc grita aos ventos indignada o que ele é? Ou o que parece ser? 
2. Vc fala Pq sua voz já vai soltando devagarzinho o que seu coração projeta:
📢 esse vai ser o doutor da família: e ele se torna um menino bonzinho tímido obediente e  um médico responsável 📢 esse não vai dar em nada, é preguiçoso igual ao tio fulano: e ele se torna aquele que não termina os estudos e está eternamente desempregado 💬No psicológico e simbólico, pra maioria das pessoas, funciona assim: Somos mais resignados do que indignados. 
Temos mais propensão pra nos acomodar do que pra nos rebelar.
.
Poucos, bem poucos tem sustentação resiliente, que rejeita, afasta, isola e se supera do poder da voz que sobre ele habita. .
E ainda.... Nós mães e pais ( principalmente)  temos o poder de dizer o que nossos filhos serão logo cedo, mas Qdo de fato eles se tornam aquilo que a gente já falava ... mas temia tanto, a gente começa com um outro tipo de discurso: de diminuição, de humilhação e de escárnio por ele ter se tornado exatamente o que a gente profetizou,  mas tanto rejeitava e negava 😷
.
Então 🤐 melhor não  sair revelando sua voz profética do mal e da desgraça

Quarde seu coração 
Diga o bem
Deseje o bem
Vença sua natureza perversa de difamar e amaldiçoar os seus. 
Se necessário busque ajuda psicoterápica pra limpar seus pensamentos e sentimentos tóxicos sobre os que estão ao seu redor! 
Reverta sua voz pra levantar exaltar animar motivar e abençoar!!!
.
Repost 👉🏼 @gistrozzi
🍓Seu filho não quer comer frutas? 🍉Que tal oferecê-las de uma maneira diferente? 🍍Pique-as e coloque-as em forminhas de picolé (BPA Free). Acrescente um pouquinho de água ou água de coco! .
Tem mamãe com outras idéias ai?! Coloque nos comentários 👇🏼👇🏼👇🏼 .
✔️Quer ler dicas super práticas para ajudar seu filho a comer melhor?
.
Leia outras dicas em 👉🏼#SeletividadeAlimentarByAndreiaFriques e acompanhem meus vídeos no #Stories .
Ah... Acalme seu ♥️, tudo vai dar certo! Criança passa por fases! Paciência e Perseverança, esse é o segredo!
.
.
By 👉🏼 @andreiafriques
.
.
#TamoJunto 
#AndreiaFriques #Seletividade #MeuFilhoNãoCome #Frutas #Dicas #Filhos
Informação super importante: a necessidade de ganho de peso diário do bebê diminui gradativamente ao longo do primeiro ano 👆🏼.
.
Recebo no consultório muitas mamães preocupadas porque o bebê de 5, 6 meses já não ganha mais o que ganhava no 1º, 2º mês! Eu respondo: esse processo é fisiológico!
.
A melhor maneira de saber se o seu bebê está ganhando peso e crescendo adequadamente é acompanhando as curvas indicadas pelo Ministério da Saúde na caderneta da criança. O ideal é que não haja variações abruptas (seja para mais ou para menos), o ganho de peso deve ser gradativo.
.
Situações especiais precisam ser avaliadas pelos profissionais que acompanham a criança, de perto. Se você está insegura sobre esse assunto, converse com o Pediatra e o Nutricionista do seu filho! .
.
Por 👉🏼 @andreiafriques
.
.
.
#AndreiaFriques 
#Filhos #Crianças #Saude #Nutricao #NutricaoMaternoInfantil #Gestantes #Maternidade #Vida #Cuidado #Life #AlimentaçãoComplementar #IntroduçãoAlimentar
Nas primeiras semanas de introdução da alimentação complementar, algumas mamães ficam "de cabelo em pé" com as reações dos pequenos. Caretas, pratinhos jogados ao chão, choro, recusa... Tudo isso (e muito mais) pode acontecer e acredite, é mais comum do que a gente imagina. .
🍆Aquele bebezinho que antes "só" conhecia o que era leite materno ou fórmula infantil, agora terá que experimentar sabores ácidos, amargos, texturas diferentes, temperaturas mais frias ou quentes. Ele vai aprender a comer sentadinho, "sozinho" e, aos poucos, vai entender que a alguma coisa está mudando.
.
🍏Gente, mudança não é fácil para ninguém! .
.
🍑Se você está passando por essa fase e acha que seu pequeno NUNCA VAI ACEITAR NADA DIFERENTE de leite, anote essas dicas:

1⃣ ACALME-SE! Essa fase vai passar.
2⃣ Saiba que cada bebê tem seu tempo. Não fique comparando seu filho aos coleguinhas do parquinho.
3⃣ Construa uma rotina alimentar para ele, ofereça os alimentos tranquilamente, nos horários que ele estiver com fome (Se ele estiver de barriga cheia de leite, provavelmente terá menos interesse por outros alimentos).
4⃣ Diga sempre palavras positivas e de incentivo. Ele é pequenininho mas é capaz de perceber TUDO!!! .
5⃣ Deixe seu bebê tocar no alimento, sentir sua textura, aroma, sabor... Converse com ele com alegria sobre essa nova fase! 
6⃣ Sempre que possível, coloque-o para fazer suas refeições junto com a família! Ele aprenderá (muito) vendo o papai, a mamãe, os irmãos se alimentando! Afinal, ninguém gosta de comer sozinho!
.
💌 Mais uma vez: Acalme-se!!! Acredite: ele vai comer!!! .
Leiam outras super dicas em meus post´s anteriores sobre Alimentação Complementar acessando: 👉🏼#ACByAndreiaFriques
.
Nutrição Materno Infantil & Empoderamento Materno: 👉🏼@andreiafriques .
.
.
.
.
#bebes #crianças #Gestantes #AlimentaçaoComplementar #LeiteMaterno #Calma #Paciencia
Voltando à #MinasGerais com meus amores, de trem, com gosto da minha infância { na minha época não havia executivo, ar condicionado, restaurante, selfie e a gente chegava que era pó de minério puro 🤣 🤣 kkk }! Para quem está em Minas ou Espírito Santo, vale a pena esse passeio com as crianças! Mais no #Stories
.
#Aimorés #MG #ES #Família #Passeio #AndreiaFriques #Filhos #Trem #ValeDoRioDoce #EstradaDeFerroVitóriaMinas #QuandoOSolMeTocou
Sim, as mudanças mais lindas e profundas de nossas vidas, não é meninas? Marquem suas amigas gravidinhas, bem-vindas ao clube! É muuuuito amor envolvido! 😍 Imagem da querida @anarubikparabebes .
.
.
#AndreiaFriques #Filhos #Crianças #Saúde #Nutricao #NutricaoMaternoInfantil #Gestantes #Maternidade #Vida #Cuidado #Life #AlimentaçãoComplementar #Cólicas
A partir de 01 ano, ocorre uma diminuição no ritmo de crescimento e ganho de peso da criança, podendo levar a uma diminuição considerável do apetite. .
.
Até por volta dos 6 anos, o interesse pelo ambiente (brincadeiras, TV, pessoas circulando, etc), passa a ser maior e um pequeno de 2 a 3 aninhos pode preferir mil vezes uma brincadeira a um prato de comida!
.
Muitas famílias desconhecem as razões fisiológicas pelas quais isso acontece (👆🏼👆🏼👆🏼) e ficam desesperadas nessa fase! Na tentativa de ver a criança comer "qualquer coisa" acabavam por oferecer biscoitinhos, snacks, nos intervalos das refeições, o que prejudica ainda mais a aceitação! .
.
Um simples biscoitinho fora de hora, pouco antes do almoço por exemplo, pode ser o suficiente para que uma criança de 3 anos recuse totalmente a refeição principal!
.
Fique atento! Respeitar as reais necessidades das crianças é fundamental para a nossa saúde! Sentir fome para alimentar-se é importante, necessário a todos, inclusive para os pequenos!
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
ÚLTIMAS VAGAS para nossa segunda turma!! Recebam as informações por e-mail preenchendo a ficha de pré inscrição no site: www.fapes.net
.
Mais em #PósByAndreiaFriques
Será que as cólicas do bebê são causadas pela alimentação da mãe? Repostando essas minhas informações para vocês:
1- Não há consenso sobre o que, de fato, causa cólicas em bebês. Acredita-se que elas sejam resultado da imaturidade intestinal no início da vida. Estudos recentes mostram uma relação direta entre #Microbiota intestinal da criança e cólicas. Ou seja, bebês que possuem em seu intestino a prevalência de bactérias saudáveis, têm menos risco de apresentar cólicas.
.
2- Há muitos #Mitos relacionando alimentos ingeridos pela mãe e cólicas: peixes, alimentos da cor X e Y, determinadas frutas, etc, são muitas vezes excluídos aleatoriamente levando, em alguns casos, a uma dieta extremamente restritiva. Algumas lactantes (mulheres q/ estão amamentando) comem exclusivamente 2 ou 3 alimentos, e o que é pior, em muitos casos quase desistem de amamentar porque mesmo com toda exclusão os bebês continuam com as dores. Aliás, é preciso ressaltar que cólicas acometem também bebês q/ alimentam-se por fórmulas. .
.
3- Cólicas são diferentes de gases. Alguns alimentos podem trazer desconforto, gases e muitas vezes isso é facilmente observado pela mamãe. Se você identifica que determinado alimento não "cai bem" ao seu bebê, uma dica é substituí-lo por outro do mesmo grupo.
.
4- De forma geral, cuido da saúde do intestino dos meus bebês desde a gestação, orientando a alimentação materna, prevenindo constipações ou diarréias, fazendo uso de alimentos funcionais e suplementando, quando necessário. .
.
5- De forma geral, oriento minha lactantes, a manterem uma dieta EQUILIBRADA, variada! Leite e derivados, soja, ovos, oleaginosas, cacau {etc} são alimentos potencialmente alergênicos. Exceto para os que têm alergias ou intolerâncias, podem ser consumidos, porém, com equilíbrio, moderação, dentro de um contexto alimentar saudável. * Quem amamenta bebê com diagnóstico de APLV (Alergia à Proteína do Leite de vaca) sim, deve excluir leite animal e, se for o caso, outros alimentos. .
.
6- Essas são orientações gerais, cada caso deve ser avaliado individualmente. A alimentação saudável promove a saúde do intestino da mamãe e do bebê e isso sim, previne doenças! By 👉 @andreiafriques
Hoje meu primogênito completa 10 anos! Há exatos 10 anos eu ganhei o maior presente da vida! Abençoada, assim que me sinto todas as vezes que te olho #MiguelFriques abençoada por ser mãe, por ser a sua mãe! .
.
Obrigada meu filho por me ensinar todos os dias, por me fazer sonhar e acreditar em um mundo melhor, por estar ao meu lado, por ser o ser humano que você é, por ser a minha mais linda fonte de inspiração!
.
Você é fruto da graça de Deus sobre a minha vida, o seu respirar me faz voltar à doce presença do criador! .
.
Eu amo tudo em você, cada detalhe da sua vida, cada gesto, cada característica! Amo quando você ora por mim e numa extrema conexão com o Senhor profetiza palavras de bençãos sobre a minha vida! Você me sustenta em oração filho e só reforça em mim a certeza de que não preciso de mais nada.
.
Obrigada por existir, estarei sempre ao seu lado, ajoelhada, te consagrando Àquele para quem vivemos! .
.
Te amo! #AndreiaFriques ❤️
Aquela receita a cara das férias! Brownie de Cacau e Abóbora Repost da minha colega @ynara
・・・
Ontem fui ao hortifruti. .
Pra variar, me empolguei e voltei com 1kg de abóbora cabochan 🙈.
.
Geralmente a utilizo em preparações salgadas, mas dessa vez ela foi a estrela de uma receita doce: .
.
BROWNIE DE CACAU E ABÓBORA 🎃 🧡
.
Ficou super macio e úmido, exatamente do jeito que eu queria 😊🙋🏻‍♀️
.
Anota aí:

Ingredientes:
1/2 xic de farinha de aveia
5 colheres (sopa) de cacau em pó 
1/4 xic de demerara
2 ovos
300g de purê de abóbora
¼ xíc de óleo de coco
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Pré aquecer o forno a 180 graus
Forrar assadeira retangular pequena com papel manteiga
Bata os ovos até crescerem e reserve. Misture o restante dos ingredientes com o auxilio de um foue, acrescente delicadamente os ovos batidos e despeje na assadeira.
Assar de 20 a 25 minutos. 
Tire do forno, coloque em cima de uma grade e espere esfriar para cortar.

Manter em geladeira.
.
* Receita da @irelopes e da minha amada mãe @nairimnovaes. A melhor culinarista do mundo 🌍 Repost @ynara .
.
.
Indicação (por Andreia Friques): Sugiro para maiores de 02 anos.
.
.
Vejam outras receitas práticas e saudáveis em #ReceitasByAndreiaFriques .
#Férias #Receitas #Crianças #SAÚDE #Nutrição #Vida