Andreia Friques®

Andreia Friques® Follow

Nutrição Materno Infantil & Empoderamento Materno Doutoranda em Fisiologia UFES 📞SP: 11 3807 1711 - ES 27 3215 3606 contato@andreiafriques. com.br

https://www.saraiva.com.br/nutricao-materno-infantil-9864193.html

242,100 Followers  650 Follow

Share Share Share

Linda e verdadeira reflexão da nossa  @doutorapediatra | Ninguém viu você às 3 da manhã quando o bebê acordou de novo

Ninguém viu as casquinhas de machucados nos seios que ficaram no seu sutiã quando você o tirou para dormir à noite
.

Ninguém viu você segurando por horas o bebê que só queria o seu colo

Ninguém viu você segurando mãozinhas pequeninas na hora de dormir

Segurando um corpinho nervoso enquanto ele chutava e gritava
.

Segurando uma cabecinha com fome contra um peito naqueles primeiros dias caóticos

Ninguém viu você quando você não tinha nada,

Mas você deu algo

Mas você fez algo

Mas você pensou em um jogo
.

Eu mesma não tenho te visto há um tempo

Nós não conversamos por um tempo

Mas quando eu vejo as lindas fotos dos seus filhos que você às vezes posta

Eu sinto que estou te vendo

A mãe por trás das crianças
.

A mãe por trás dos bebês sorrindo para as câmeras

Eu vejo os lenços umedecidos e as fraldas e os jogos e as músicas

Eu vejo o nariz entupido, o cocô, os choros e os beijos

Eu vejo você colocando bracinhos em pequenos macacões
.

Ninguém te vê às vezes

Mas você está construindo algo que nunca será destruído

Um amor que nunca será removido .

Fonte: Texto extraído do Blog Bebemamae.com .
.
Acompanhem 👉 @doutorapediatra
Sobre mais um fim de semana incrível na nossa #PósByAndreiaFriques Nesse módulo abordei o Acompanhamento Nutricional nas diferentes fases da gestação, na lactação e em situações especiais, como Diabetes Gestacional. .
.
Também conversamos sobre os efeitos da contaminação ambiental na gestação, BPA , kefir e tivemos a participação especial da nossa colega @ticianearagaonutri compartilhando sua experiência no acompanhamento nutricional de gestações de bebês com síndrome de Down e outras síndromes.
. 
Sensacional!
.
Voltando para casa mais uma vez feliz por tudo que temos vivido! Juntos, fazendo a diferença nessa geração! @fapessaude
Simples assim... by @andreiafriques {Podem repostar meninas, devem ...}😉 #TamoJunto
Com muita emoção anuncio o lançamento do meu LIVRO: Nutrição Materno Infantil - um guia imprescindível para o período pré gestacional, gestação e primeiro ano! .
.
Essa obra tem por objetivo capacitar gestantes, futuras gestantes, famílias e profissionais a cuidarem da saúde de suas crianças desde antes da formação de suas primeiras células.
.
Hoje, mais uma vez, meu coração está transbordando de gratidão a Deus, crendo que tudo isso é fruto de seu amor e cuidado . Prossigo certa de que sou apenas um instrumento, de que vivo para cumprir meu chamado, minha #Missão .
Semana que vem lançaremos no Congresso Brasileiro de Nutrologia, em breve, anunciaremos um evento para vocês mamães e famílias! {Detalhes no #Stories } .
_______________________________________________________
Vocês já podem adquiri-lo na PRÉ-VENDA pelo site da saraiva (link na Bio  http://bit.ly/2ywbthh )
_______________________________________________________
Em breve em todas as livrarias do Brasil! .
.
🌷Com amor, @andreiafriques
Ter uma  alimentação saudável, variada e equilibrada durante a gestação, além de fornecer nutrientes adequados para o desenvolvimento fetal, também é importante para a formação do paladar do bebê!
.
Sim, seu bebê já está conhecendo sabores aí dentro do seu ventre querida e isso precisa ser levado em consideração! .
.
Está grávida?! Cuide de sua alimentação! A saúde do seu bebê agradece! .
.
🌷Com amor  @andreiafriques
.
#MarquemAsGravidinhas
Nossa família é fundamental para criarmos os filhos. Amor, carinho, conselhos, um help de vez em quando, enfim, o q seria de nós sem o apoio dos avós, tios, primos❓
.
Por outro lado, "alguns" têm muito amor no ♥️ e MUITAS GULOSEIMAS NOS BOLSOS e se vc "piscar os olhos"... .
Assunto delicado, se não tivermos cuidado, dá até briga entre o casal! .
Minha sugestão é que tenhamos sabedoria e bom senso para lidar com as interferências familiares! Algumas dicas: .
1⃣Definam entre vcs (responsáveis pela CRIANÇA) qual a EDUCAÇÃO ALIMENTAR darão a ela, se possível, desde a gestação. Falem a "mesma língua"! .
2⃣ Tentem "conscientizar" suas famílias sobre o quanto a alimentação pode influenciar a saúde das crianças (cada um fica responsável por abordar a sua, p não dar briga); .
3⃣Sugiro não abrirem exceções para os menores de 2 anos, porque essa é uma fase crítica na formação dos hábitos alimentares, com repercussões por muitos anos. Leia os motivos detalhados aqui 👉🏼 #NaoDeAçucarAoBebeByAndreiaFriques .
4⃣ Qto aos maiores, combinem entre vcs um dia "livre", e, mesmo nesse dia, evitem as "calorias vazias": aqueles produtos ricos em corantes, aditivos, açúcar e sem nenhum nutriente como balas, refrigerantes, chips, biscoitos recheados, gelatinas coloridas artificialmente, etc;  Optem por lanches e sobremesas q tenham ingredientes nutritivos: bolos, tortas caseiras, picolés de fruta, panqueca com sorvete, salada de frutas com acompanhamento etc! .
.
Lembrem-se: Nós somos os responsáveis pela educação de nossos filhos, inclusive ALIMENTAR!
.
Sei que não é fácil gente, MAS É POSSÍVEL, com muito DIÁLOGO, AMOR e UNIÃO!
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
Já viu o time de palestrantes e TEMAS do nosso #MeetingByAndreiaFriques ? Deslize e confira alguns!
.
Thanks @drericslywitch @murilopereira_oficial @priscilamaxi @gistrozzi @carmelapedalino #RogerioRita #CiceroCoimbra @gabrieldecarvalho_ina .
.
Com certeza será um marco na nossa história! Juntos, fazendo diferença nessa geração!
.
Quem pode participar? Profissionais da área da saúde e acadêmicos. No site da Plenitude tem todas as informações. .
❗️Acesse www.aplenitude.com.br e garanta sua vaga! TROCA DE LOTE: 02/10 ❗️
.
.
@andreiafriques @aplenitude
Essa é uma dúvida frequente nas minhas redes sociais e consultório! Sei que muita gente vai ficar desapontada, mas acredito que informação é a maior arma que temos para fazer boas escolhas, inclusive, alimentares.
.
Leiam a lista de ingredientes de um biscoito tipo "Maisena" de uma marca conhecida: 👉🏼Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (trigo branco), açúcar (2º componente em maior quantidade no produto), gordura vegetal hidrogenada, açúcar invertido, amido, soro de leite, sal, fermentos químicos, bicarbonato de amônio, bicarbonato de sódio e pirofosfato ácido de sódio, emulsificante lecitina de soja, aromatizante (não informa qual) e melhorador de farinha metabissulfito de sódio. Contém Glúten. Aromatizado artificialmente.
.
Resumindo: Trigo Branco + Açúcar + Gordura Hidrogenada + Aditivos Químicos
.
Pode ser gostoso, não ter recheio, mas esses são alguns daqueles produtos que não deveriam fazer parte do dia a dia das nossas crianças! Infelizmente, porém, têm sido introduzidos precocemente na alimentação dos pequenos, às vezes, ainda bebês!
.
Precisamos acostumar nossos filhos a comerem COMIDA DE VERDADE! Há muitas dicas e receitas aqui no meu IG em 👉🏼 #ReceitasByAndreiaFriques .
E se for o caso, como escolher uma opção industrializada? Leia a lista de ingredientes no rótulo para fazer a melhor escolha! Amanhã farei uns vídeos aqui no #Stories dando algumas dicas! .
Hoje falei no Stories sobre "Não dar açúcar ao bebê e como lidar com a interferência familiar" ‼️Os vídeos estão no ar até amanhã meio-dia! Acompanhem por lá {clique na minha foto do perfil para assistir} e me contem aqui, ok?!😉
.
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
.
Oficialmente abertas as inscrições para nossa Segunda Turma! Interessados, preencham a ficha de pré-inscrição no site www.fapes.net e recebam por lá todas as informações! {Fiquem atentos à sua caixa de e-mails}.
.
As vagas são limitadas e já temos um número considerável de candidatos, inscritos!
.
Juntos, fazendo a diferença nessa geração!
.
@andreiafriques @fapessaude .
.
.
👉🏼 #PósByAndreiaFriques
Está GRÁVIDA? Como estão suas emoções? Normalmente fala-se muito sobre o que comer e o que não comer na gestação! E isso realmente é importante! Mas é preciso lembrar que cuidar da nossa mente, de nossas emoções e sentimentos, também faz parte de uma VIDA SAUDÁVEL!
.
A ciência há muitos anos vem comprovando o quanto as emoções da gestante influenciam a saúde física e emocional do bebê que está sendo gerado, com repercussões por toda vida! .
Todos nós passamos por lutas! Eu vivi algumas lutas e em certos momentos, principalmente quando perdi minha filha (detalhes em 👉🏼#MarinaByAndreiaFriques ) achei que jamais conseguiria me sentir feliz e saudável outra vez! .
Porém, fortalecida por minha #Fé em Deus e com uma vontade enorme de reencontrar a alegria de viver, eu CONSEGUI!
.
As cicatrizes? Estão aqui! Mas nunca me impediram de prosseguir, REALIZADA, RESTAURADA e FELIZ! Eu tenho a certeza que tudo que vivi contribuiu para a construção da mulher, esposa, mãe, profissional e ser humano que sou hoje!
.
Você está sofrendo?! Acha que jamais conseguirá se reerguer? CREIA: Isso é possível! Isso é necessário para sua saúde e para a saúde dos filhos que você tem e dos que ainda terá! Deseje ser feliz outra vez! Busque! Levante-se!
.
✔️Aprenda a PERDOAR { aos outros e a você }! .
✔️Busque perdão!
.
✔️Medite, relaxe, ore! .
✔️Relacione-se com seu bebê desde a gestação! Diga o quanto você o ama e estar feliz por tê-lo seu ventre! .
Estamos juntos nessa caminhada! Que o Senhor te cubra de bênçãos! Vai dar tudo certo! .
💌 Com amor 👉🏼 @andreiafriques
Por 👉🏼 @andreiafriques Os Primeiros Mil Dias, da fecundação aos 2 anos, são cruciais para o desenvolvimento humano. Do ponto de vista Nutricional, o que plantamos nessa fase, colheremos para o resto da vida de nossos filhos.
.
Esse é o momento de maior impacto sobre o paladar da criança, é o período das descobertas dos sabores, das texturas. É a fase de maior desenvolvimento cerebral! Macro e micronutrientes são fundamentais para que a orquestra hormonal aja, para que o corpo alcance seu potencial.
.
A natureza de forma sábia, fornece aquilo que o corpo precisa em doses equilibradas. O leite materno supre integralmente os 6 primeiros meses e, a partir daí, frutas, legumes, cereais, verduras, proteínas são inseridas gradativamente.
.
O açúcar de adição não se faz necessário em nenhum momento desse processo. .
.
Açucar branco é caloria vazia, extremamente viciante ao organismo, mascara o sabor original dos alimentos, interfere no processo de aprendizado alimentar da criança. .
.
Finalizo lembrando que não sentimos falta daquilo que não conhecemos! Talvez para um adulto apaixonado por doces seja difícil compreender que um bebê viva feliz e satisfeito sem eles. .
.
Aliás, temos muito o que aprender com nossos bebês! Viver de forma natural é saudável é... NATURAL! .
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques .
Ainda sobre o abacate! Essa é uma fruta muito saudável, com baixo teor de carboidratos e rico em em gorduras de excelente qualidade! Essa característica, infelizmente, faz com que muitas pessoas evitem o consumo dessa fruta achando, equivocadamente, que irão engordar pelo simples fato de consumí-la.
.
Além das gorduras de boa qualidade, que ajudam, inclusive na saciedade, a fruta é rica vitaminas do complexo B, vitamina C,  A,  E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.
.
Eu incentivo a introdução do abacate desde a alimentação complementar, a partir dos 6 meses e para os meus pacientes em geral: crianças, gestantes, mulheres que estão amamentando. .
.
Amassadinho para os bebês,  em molhos para saladas, picadinho no vinagrete, batido com algum tipo de leite para os maiores! Diversas são as formas de utilizá-lo! .
.
Na minha casa costumo bater o abacate com pouca água e congelá-lo em sacolinhas de chup-chup! Essa polpa de abacate pode ficar no freezer por até 3 meses!
.
Por 👉🏼 @andreiafriques
.
.
.
.
#FicaADica #Abacate #Fruta #Família #Saúde