Andreia Friques®

Andreia Friques® Follow

Nutrição Materno Infantil & Empoderamento Materno Doutoranda em Fisiologia UFES 📞SP: 11 3807 1711 - ES 27 3215 3606 contato@andreiafriques. com.br

https://www.saraiva.com.br/nutricao-materno-infantil-9864193.html

242,048 Followers  659 Follow

Share Share Share

Como iniciar a oferta de alimentos aos bebês?! Essa é a dúvida campeã das mamães e por isso estou #Repostando essa dica prática muito útil aqui do meu IG! .
.
Com vocês, nossa princesa #Maitê que esteve no meu consultório pouco antes de completar 6 meses, ainda em #AleitamentoMaternoExclusivo para se preparar para a nova fase: a #AlimentaçãoComplementar .
.
Iniciamos aos 6 meses com as frutinhas amassadinhas (nada de suquinhos) algum tempo depois, o almocinho, até gradativamente, chegarmos no jantar.
.
Há um tempo atrás recebi essas fotos lindas da mamãe @rovenacassaro  toda orgulhosa da nossa pequena, que está aprendendo a conhecer e amar novos sabores a cada dia... "Estou papando tudo tia Andreia" dizia a legenda! 😍😍
.
Na imagem observem a forma como a mamãe montou o pratinho do almoço:  lentilha , carne , abóbora , brócolis , batata doce , chuchu . Tudo cozidinho com temperos naturais, nessa fase sem adição de sal. Não utilizamos peneiras, nem liquidificador. .
À medida que o tempo for passando, amassaremos menos, até que com 1 ano a criança esteja apta a se alimentar com a refeição da família. Aos poucos a criança vai amadurecendo suas habilidades e ofereceremos as frutinhas e legumes picadinhos ou inteiros. Tudo isso com a manutenção do aleitamento materno e a supervisão constante de um adulto.
.
Incentivamos o bebê a tocar no alimento, sentir sua textura, reconhecer seu sabor! Incentivamos as crianças amarem o que é saudável...
.
Lembrando que cada bebê tem um ritmo, cada família tem uma realidade e precisa ser avaliada individualmente quanto à alimentação complementar! .
❓Está com dúvidas sobre alimentação complementar❓O que colocar no pratinho ❓👉🏼 Leia meu livro Nutrição Materno-Infantil que será lançado dia 27/10 a partir das 19hs, na livraria cultura do Shopping Iguatemi, SP! {Vocês são meus convidados }
.
Quem quiser antecipar a compra deixe seu e-mail no link do livro na Saraiva on line ou pedindo pela @livrariaonlinedasaude ! Em breve em todas as livrarias do Brasil!
.
💌 Com amor @andreiafriques .
Contagem regressiva... está chegando! @aplenitude e eu estamos preparando um evento INESQUECÍVEL pra vocês! Últimas ingressos em www.aplenitude.com.br #MeetingByAndreiaFriques {A programação completa entra no site hoje à noite, tá simplesmente SENSACIONAL} #NãoTôSegurandoAEmoção
.
@andreiafriques 
@gabrieldecarvalho_ina 
@murilopereira_oficial 
@drericslywitch 
@priscilamaxi 
@carmelapedalino 
@gistrozzi 
@ticianearagaonutri 
#CiceroCoimbra
#RogerioRita
🍳 Ao contrário do que muita gente ainda pensa, o ovo (Gema + Clara) pode e deve ser iniciado na #AlimentaçãoComplementar a partir dos 6 meses de vida, exceto para aqueles que têm diagnóstico de Alergia Alimentar (esses devem ser avaliados e orientados individualmente)! .
✔️ Segundo os Guias de conduta Americano, Europeu e Brasileiro, a introdução TARDIA do ovo, AUMENTA O RISCO DE ALERGIA A ESSE ALIMENTO! .
✔️ Quando iniciado após os 9 meses esse risco aumenta em 1,5 vez! .
✔️ Quando iniciado após os 12 meses de vida, esse risco aumenta em 3 vezes! (Fonte: *Kull et all, 2006/ Koplin JJ, et all, 2010). .
🍳 Portanto, mãos à obra! Afinal, ele é gostoso, super nutritivo, fácil de oferecer à criança (cozido, em forma de omelete picadinha, mexidinho com temperos naturais)! .
.
💡Lembrando que: 📝
✔️ a gema deve ser bem cozida para evitar o risco de contaminação por Salmonella;
✔️ o ovo substitui a carne na papinha e/ou comidinha; .
✔️ não colocamos sal na comidinha do bebê até próximo a 01 aninho;
✔️que geralmente recomendamos oferecê-lo ao bebê cerca de 3 vezes na semana!
.
📔 Essas e outras informações estão detalhadas no meu livro: Nutrição Materno-Infantil que será lançado dia 27/10, às 19hs, na livraria cultura do Shopping Iguatemi { @iguatemisp } Já está à venda pela Saraiva on line e em breve em todas as livrarias. .
.
Por 👉🏼 @andreiafriques .
.
.
#Ovo #AlimentacaoInfantil #AndreiaFriques #NutricionistaMaternoInfantil
Feliz dia do herói! Feliz dia do professor! Sou muito grata a tudo que tenho recebido de todos os professores que passaram e passam pela minha vida! A vocês minha gratidão, meu respeito e reconhecimento! .
.
Muito me honra também exercer essa profissão! Que Deus nos dê sabedoria para propagar não apenas conhecimento, mas VALORES! .
.
Imagem @viabilize.me .
.
#DiaDoProfessor #15DeOutubro #Professor #AndreiaFriques #NutricionistaMaternoInfantil #PósByAndreiaFriques
❌ NÃO ‼️ Não recomendamos a introdução da alimentação complementar com sucos (nem o de laranja lima sem açúcar), entre outros motivos, porque: .
.
📍Sem as FIBRAS da fruta, a FRUTOSE (açúcar) cai na corrente sanguínea mais "livremente" ➡️ aumentando rapidamente a glicemia (açúcar no sangue) ➡️ levando o pâncreas a trabalhar abruptamente ➡️ fazendo picos de INSULINA no organismo (isso em bebês, crianças e adultos)! .
.
📍O hábito do suquinho, em muitos casos dificulta a aceitação da água pelo bebê, diminui o interesse pela mastigação e por outros alimentos, etc; .
.
🔺Ao longo de muitos anos, estabeleceu-se uma "cultura" de oferecer sucos a bebês! Porém, esse "antigo costume" está em desacordo com as recomendações atuais! .
.
📝 Se o seu bebê ainda não tem maturidade neuropsicomotora para, sentadinho, sustentar o pescoço e mastigar os alimentos, é porque, provavelmente ainda não está pronto para receber a ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR!!! Isso precisa ser avaliado por quem o acompanha de perto.
______________________________________
📔Falo detalhadamente sobre Alimentação Complementar no meu livro: Nutrição Materno-Infantil, que será lançado próximo dia 27/10, às 19hs, na livraria Cultura do shopping Iguatemi, SP! Espero vocês! {O livro já está na pré-venda, pela livraria virtual da Saraiva, vocês já podem comprar por lá}. Mais detalhes em 👉🏼 #LivrosByAndreiaFriques .
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
E aí meninas, em que estágio vocês estão?! Kkkk🤣🤣 { Já passei muito por isso} #DesseModelo #CalmaQueUmaHoraMelhora #AGenteFicaVesga  #MasPassa #DeitaERonca
Espero todos vocês no próximo dia 27, das 19 às 21:30horas, na livraria cultura do Shopping Iguatemi, SP { @iguatemisp } para o lançamento do meu livro: “Nutrição Materno-Infantil, um guia imprescindível para o período pré-gestacional, gestação e primeiro ano”.
.
Essa obra é voltada às famílias e profissionais que atuam na área Materno-Infantil! Leitura indispensável para quem vive ou pretende viver a maternidade e para quem trabalha ou pretende trabalhar com gestantes e bebês! .
.
A gente se encontra dia 27, em São Paulo! 🌷
Reunião de família, visita na casa da avó, aniversário da escola, viagem com as tias... Situações comuns que normalmente são muito agradáveis.
.
Mas seu FILHO COME MAL, é "seletivo", ou só "chato" mesmo e você sofre com isso. Então, sem querer, sem perceber, dia após dia você acaba repetindo a "velha" e, na minha opinião, terrível frase: - Meu filho não come!
.
E isso passa, com o tempo, a fazer parte do dia a dia da casa! Virou e mexeu, alguém, em alguma momento diz SOBRE ele: - Ah... O "fulaninho" é chato pra comer!
.
Queridos, há alguns anos estudo e escrevo sobre esse assunto... Há várias dicas práticas aqui 👉🏼 #SeletividadeAlimentarByAndreiaFriques .
Mas hoje quero trazer a vocês uma reflexão IMPORTANTE, ESPECIAL:
.
📢 Mude o assunto da sua casa!📢
.
Enfatizar o COMPORTAMENTO NEGATIVO não resolve nada, ao contrário, só gera mais sofrimento, constrangimento, insegurança e frustração na vida da criança! .
.
📢 Comece a valorizar as pequenas conquistas da criança! 📢
.
Se ele aceitar apenas tocar em um novo alimento, cheirá-lo, colocá-lo na boca.... Mesmo que não coma (ainda), aproxime-se dele, olhe profundamente em seus olhos e diga: FILHO VOCÊ É MARAVILHOSO, INTELIGENTE E MUITO CAPAZ! Tenho muito orgulho de você e sei que uma hora você vai conseguir!
.
✔️ Você está sofrendo com a SELETIVIDADE ALIMENTAR do seu filho? Então saiba: ELE TAMBÉM SOFRE COM ISSO! .
.
📢📢 Mude o "assunto"! Troque o disco! Vire a fita! Você vai ver, não é fácil, mas dá resultados!📢📢
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques .
.
.
.
#SeletividadeAlimentarByAndreiaFriques #SeletividadeAlimentar #Crianças #Família
Que o Senhor proteja e abençoe nossas crianças! E que tenhamos sabedoria na #Missão mais nobre que no foi confiada: Maternidade - Paternidade! 🌷
.
Um feriado lindo em família a todos! @andreiafriques
.
.
.
.
.
.
#DiaDasCrianças #AndreiaFriques #Família #Feriado #Amor #Respeito #União #Crianças #Cuidado #Maternidade #Paternidade
Atenção gravidinhas, anotem essas dicas 👆🏼👆🏼!Comer frutas cítricas de sobremesa, também aumenta a absorção de ferro, o que nessa fase, é muito bem vindo! Pequenos detalhes que fazem a diferença! By @andreiafriques 💐
.
.
.
.
.
#Gestantes #Cuidado #Gravidez #Família #Mães #dica #Saúde #Nutrição
Últimas vagas, contagem regressiva para nosso grande encontro! Profissionais da saúde, acessem www.aplenitude.com.br e garantam seus ingressos! Vai ser incrível! @andreiafriques @aplenitude
Você sabia❓O bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos (copos, garrafas, potes,pratinhos, etc). Também está presente no revestimento interno de latas de alumínio e em diversos produtos à base de #ResinaEpóxi
.
Quando submetido a variações de temperatura (congelado, resfriado ou aquecido) é LIBERADO, contaminando o alimento ou líquido que estiver dentro do recipiente. O tempo de exposição do alimento no recipiente plástico também pode ser suficiente para que seu acido ou base reaja com a molécula de BPA contaminando-o.
.
No nosso organismo atua de maneira semelhante à um "hormônio" e pode levar à várias doenças, alguns tipos de câncer, abortos, infertilidade, doenças coronarianas, etc. Em crianças  pequenas esse efeito pode ser ainda pior. .
Atualmente, por lei, utensílios feitos para crianças têm q ser livres de BPA (confiram antes)! Porém, muitas mamães acabam utilizando utensílios comuns, para os pequenos. .
.
✔️Minhas dicas para fugir desse mal:
.
🚫 Não dê às crianças (nem aos adultos) bebidas aquecidas ou geladas em copos ou garrafas plásticas descartáveis comuns! .
👀 Confira na embalagem e no próprio utensílio que vai comprar (ou que já tem em casa) se consta a informação: BPA Free .
🚫 Substitua plásticos por vidros.
.
🚫 Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas.
.
🔦 Fique alerta, essa é uma informação muito importante! .
By  @andreiafriques
.
.
.
.
.
#BPA #Bisfenol #Cancer #UFES #Doutorado #DisrruptorEndocrino 
#SaudeMaternoInfantil
#SaudeDaCriança #Dicas #FicaADica
#BPAByAndreiaFriques #Endocrinologia
#AndreiaFriques