Andreia Friques®

Andreia Friques® Follow

Nutrição Materno Infantil & Empoderamento Materno Doutoranda em Fisiologia UFES 📞SP: 11 3807 1711 - ES 27 3215 3606 contato@andreiafriques.com

https://www.saraiva.com.br/nutricao-materno-infantil-9864193.html

244,766 Followers  654 Follow

Share Share Share

Está claro no meio científico e mais que confirmado na nossa experiência clínica que a promoção da SAÚDE DO BEBÊ começa ANTES, bem antes do início da gestação!
.
A futura mamãe PODE e DEVE programar seu corpo através da adoção de um estilo de vida saudável, da adequação do seu peso, da modulação do seu MICROBIOMA INTESTINAL!
.
✔️Está pensando em engravidar?
.
✅ Adeque seu peso para a faixa da normalidade!
✅ Adeque seu percentual de gordura corporal e de massa magra para a faixa de normalidade!
.✅ Trate seu intestino: constipação, diarréias frequentes, são sinais de que algo "está errado"!
✅ Acostume-se a alimentar-se de "comida de verdade"!
✅ Fuja dos alimentos processados!
✅ Hidrate-se!
✅ Fuja do sedentarismo!
✅ Procure o profissional da sua confiança, faça um check-up e tome as vitaminas/suplementos que estão deficientes no seu corpo!
✅ Cuide de suas emoções, perdoe! .
✔️ Ainda NÃO ESTÁ GRÁVIDA? .
Então corre, PREPARE-SE! A saúde do seu bebê começa AGORA! .
Leia mais em 👉🏼👉🏼👉🏼 #GestantesByAndreiaFriques
.
.
By @andreiafriques .
.
#NutricionistaMaternoInfantil
#Bebes #Gestantes #Maternidade #Saude #Cuidado
Informação super importante: a necessidade de ganho de peso diário do bebê diminui gradativamente ao longo do primeiro ano 👆🏼.
.
Recebo no consultório muitas mamães preocupadas porque o bebê de 5, 6 meses já não ganha mais o que ganhava no 1º, 2º mês! Eu respondo: esse processo é fisiológico!
.
A melhor maneira de saber se o seu bebê está ganhando peso e crescendo adequadamente é acompanhando as curvas indicadas pelo Ministério da Saúde na caderneta da criança. O ideal é que não haja variações abruptas (seja para mais ou para menos), o ganho de peso deve ser gradativo.
.
Situações especiais precisam ser avaliadas pelos profissionais que acompanham a criança, de perto. Se você está insegura sobre esse assunto, converse com o Pediatra e o Nutricionista do seu filho! .
.
Por 👉🏼 @andreiafriques
Lindo, emocionante reflexão via 👉🏼 @doutorapediatra😍 Texto do médico José Jacyr Leal Jr. Eu titularia: Hormônios do amor ❤ Hoje pela manhã, entrei no quarto de minha paciente no hospital. Era a hora de mandá-la para casa. Mas ao me aproximar, ela estava sentada com seu filho no colo - de apenas dois dias, percebi que ela estava chorando. Um choro silencioso, apenas algumas lágrimas. Seu marido de pé em sua frente, um pouco sem saber o que fazer, mas amoroso com ela. Vi uma lágrima que escorria em sua face e caia sobre a criança que dormia suavemente em seu colo. . .
.
O que aconteceu, perguntei? Serenamente ela me olhou e respondeu: "-Estou com medo!" . .
Como é comum isso meu Deus! Vivemos em um mundo complexo onde tudo tem regras, normas, condutas... medicamentos, complementos, intermediários... difícil aprender tanta coisa! A maioria das orientações contraditórias, exageradas, insensatas e mercadológicas. .

Olhei para ela e disse: "-Olhe para o seu nenem! Ele é só seu. Dorme! Não vai sair correndo como um filhote de cavalinho, não vai exigir nada mais do que seus braços e seus seios e sua percepção". .
.
É exatamente isso!!! Uma mãe sabe cuidar de um filho há milhares de anos. A natureza equipou a criança e a mãe com instrumentos sensíveis e objetivos de cuidar e ser cuidado. "-Chegue em casa, vá a seu quarto sozinha com seu filho, pouca luz, poucos estímulos e "Ouça o teu coração" Confie! .
Não em mim, na mãe, na sogra, na vizinha, na amiga - todos muito bem intencionados - alguns apenas tentado mostrar que sabem (às vezes que sabem mais que você)! Nem no pediatra! Só você! Perceberá quando dar o peito, quando tirar, quando dormir, quando acordar, quando descansar. Hormônios mestres - hormônios do amor. .
.
O medo é normal, mas o exagero cega. Leia seu corpo, leia o corpo de seu filho. E respeite a lágrima que acaba de cair. Chama-se amor! Agora voe daqui para casa! E vai ser feliz. "-Mas doutor! Eu nunca treinei para isso!!! Não??? Brincou sua infância inteira de mãe para estar pronta essa hora, esqueceu? .
.
Repost da querida 👉@doutorapediatra
Muitas mamães ficam inseguras na amamentação, especialmente quando não sentem as mamas cheias, pesadas, esguichando leite... .
Estou repostando essa informação aqui do meu IG para lembrá-las que cerca de 80% do leite é produzido DURANTE A MAMADA! O estimulo do bebê sugando é que manda informações ao cérebro da mamãe para que o leite seja produzido.
.
Nas primeiras semanas, você pode ficar com a mama cheia, às vezes até empedrada, porque como o estômago do bebê ainda é pequeninho nem sempre ele é capaz de esvaziar a mama toda.
.
Com o passar do tempo, a capacidade gástrica do bebê aumenta, ele pode "traçar" um peito todo, até os dois! Nesse caso, na próxima mamada, você pode ter a impressão de que não tem leite. Isso não é verdade! Assim que seu bebê começar a mamar, seu leite será produzido!
.
E lembre-se: se o bebê estiver urinando clarinho, ganhando peso e crescendo adequadamente, é porque está mamando o suficiente sim!
.
Fique atenta, empodere-se! Não deixe que os mitos da amamentação te atrapalhem nessa caminhada! Na dúvida, consulte o pediatra e o nutricionista que a acompanham. .
.
Busque ajuda em um banco de leite! Amamentar vale a pena, até a última gota!
.
💌 Com amor 👉🏼 @andreiafriques .
Depoimento e dicas importantes da colega e mamãe de gêmeos @nutrimichelleteixeira 👉🏼
・・・
Hoje meus bebês completam 5 meses de vida e continuamos em aleitamento materno exclusivo 🙌🙌... nem nos meus melhores sonhos isso acontecia 🙈🙈👏👏
•
Eles mamam tão bonitinho que resolvi falar da posição adequada de pega do bebê •
Apesar de a sucção do recém-nascido ser um ato reflexo, ele precisa aprender a retirar o leite do peito de forma eficiente. Quando o bebê pega a mama adequadamente – o que requer uma abertura ampla da boca, abocanhando não apenas o mamilo, mas também parte da aréola –, forma-se um lacre perfeito entre a boca e a mama, garantindo a formação do vácuo
•
Pontos-chave do posicionamento adequado
1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;
2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;
3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);
4. Bebê bem apoiado.
•
Pontos-chave da pega adequada
1. Mais aréola visível acima da boca do bebê; 2. Boca bem aberta;
3. Lábio inferior virado para fora;
4. Queixo tocando a mama.
Fonte: Ministério da Saúde .
.
.
#amamentacao #amamentação #amamentar #posicaodepega #aleitamentomaterno #aleitamentomaternoexclusivo #leitematerno #nutricao #nutricionista #nutricaomaternoinfantil #pediatria #filhos
Em dezembro palestrarei no Congresso de Envelhecimento Saudável, RJ, sobre dois temas super interessantes {Vida intrauterina e envelhecimento saudável & Terapêutica Nutricional na falha de crescimento em crianças } ! *
*
Confiram a programação {está imperdível} e inscrevam-se em: www.congressosaudavel.com.br
*
#AndreiaFriquesPalestra
Você  não precisa ser médico para "examinar" o seu filho... Sempre oriento os pais dos meus pacientes que é preciso conhecer o corpo do filho como se fosse o seu próprio corpo, até que ele possa se cuidar sozinho. .
👦🏻 A melhor hora para "examinar" a criança é durante e após o banho dela, pois ali você vai observar todas alterações que surgirem como sinais, manchas, nódulos, etc. Palpar levemente o abdome, como se fosse uma pequena massagem, pode te indicar por exemplo, se ela sente dor. .
👧🏼 Conheça detalhadamente cada sinal que ela tem ou que aparece com a idade, assim você perceberá rapidamente por ex., se quando ela come determinado alimento, surge alguma mancha ou sinal diferente em sua pele. .
✔️Sugiro que os pais, dentro do possível, se revezem nessa #missão pois normalmente, cada um tem um foco no olhar. Verificando alguma alteração, leve ao conhecimento do pediatra da criança. ✔️Acompanhar o desenvolvimento corporal dos filhos faz parte de nosso papel enquanto pais. Por mais que precisemos "terceirizar" alguns cuidados, é privilégio NOSSO cuidar da saúde deles. .
.
By 👉🏼 @andreiafriques .
.
.
.
.
.
#EnfermeiraNeonatal #AndreiaFriques
#NutricionistaMaternoInfantil #Bebes #Crianças #SaudeDaCriança #SaudeMaternoInfantil #Pediatria
Dose segura de álcool na gravidez❓ ZERO❗️Essa é a recomendação da Academia Americana de Pediatria, baseada em estudo publicado em 2015, no periódico científico Pediatrics.
.
A ingestão de bebidas alcoólicas na gestação tem sido associada a problemas neurocognitivos e comportamentais na criança, assim como à diversas deformidades faciais. O grupo de sintomas é conhecido como 'espectro de desordens fetais alcoólicas' (FASD, na sigla em inglês). Ainda, de acordo com o estudo, todas as formas de álcool representam risco ao feto. Isso porque o álcool ingerido pela gestante ultrapassa a barreira da placenta e se acumula no líquido amniótico.
.
É ingenuidade afirmar que é seguro tomar bebidas alcoólicas na gravidez.", disse Janet Williams, autora do trabalho que embasou a decisão da Academia Americana de Pediatria.
.
De acordo com a pediatra brasileira Conceição Segre, da obra "Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-Nascido", o álcool consumido pela gestante também atinge o feto por meio do sangue do cordão umbilical, prejudicando a transferência de nutrientes e oxigênio. Cerca de 1 hora depois de a gestante ingerir a bebida, o nível de álcool no sangue do feto se iguala ao medido no organismo da mãe. Mas, como o bebê tem massa corporal menor e o fígado imaturo para metabolizar a substância, calcula-se que o efeito tóxico para ele seja até 8 vezes maior. As consequências dessa intoxicação permanecem a vida inteira, com intensidade variável, explica.
.
E na AMAMENTAÇÃO❓Também não é época de ingerir bebidas alcoólicas! A saúde e o futuro do seu bebê agradecem!
.
Vamos falar mais sobre o assunto?! Assistam meus vídeos no #Stories .
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
Estamos escrevendo uma história linda juntos, plantando as sementes da saúde, do amor e da união para essa e para as próximas gerações! Nada é por acaso, nossa vida, nossas lutas, podem e devem ser usados para o bem! Obrigada por acreditarem! #TamoJunto e isso nos fortalece! .
#MeetingByAndreiaFriques #buscandoaplenitude @aplenitude
Os Primeiros Mil Dias, da fecundação aos 2 anos, são cruciais para o desenvolvimento humano. Do ponto de vista Nutricional, o que plantamos nessa fase, colheremos para o resto da vida de nossos filhos.
.
Esse é o momento de maior impacto sobre o paladar da criança, é o período das descobertas dos sabores, das texturas. É a fase de maior desenvolvimento cerebral! Macro e micronutrientes são fundamentais para que a orquestra hormonal aja, para que o corpo alcance seu potencial.
.
A natureza de forma sábia, fornece aquilo que o corpo precisa em doses equilibradas. O leite materno supre integralmente os 6 primeiros meses e, a partir daí, frutas, legumes, cereais, verduras, proteínas são inseridas gradativamente.
.
O açúcar de adição não se faz necessário em nenhum momento desse processo. .
.
Açucar branco é caloria vazia, extremamente viciante ao organismo, mascara o sabor original dos alimentos, interfere no processo de aprendizado alimentar da criança. .
.
Finalizo lembrando que não sentimos falta daquilo que não conhecemos! Talvez para um adulto apaixonado por doces seja difícil compreender que um bebê viva feliz e satisfeito sem eles. .
.
Aliás, temos muito o que aprender com nossos bebês! Viver de forma natural é saudável é... NATURAL! .
.
Acompanhem 👉🏼 @andreiafriques
O B R I G A D A ! #MeetingByAndreiaFriques 🌷
Vegetarianismo e Veganismo em gestantes e crianças, por @drericslywitch no nosso #MeetingByAndreiaFriques 🌿🌿 Sucesso! @aplenitude