Aves de rapina Brasil

Aves de rapina Brasil Follow

Águias, gaviões, falcões, urubus e corujas do Brasil. Perfil oficial do site de mesmo nome.

http://www.avesderapinabrasil.com.br/

2,280 Followers  496 Follow

Share Share Share

Cauré (Falco rufigularis), falcão pequeno e bastante ágil, caça desde andorinhões e beija-flores até morcegos. De ampla distribuição no Brasil, pode ser encontrado em florestas, bordas de matas, clareiras e em centros urbanos mais arborizados. Conhecido também como falcão-morcegueiro.
Foto @willianmenq #batfalcon #caure #falcaomorcegueiro #falcorufigularis #halconmurcielaguero
Uiraçu (Morphnus guianensis), a águia mais rara e enigmática do Brasil. No vídeo, uma fêmea adulta com plumagem morfo escura cuidando de seu filhote. Ninho ativo em Barra do Bugres, MT.

Video @willianmenq 
#aguilacrestada #crestedeagle #uiracu #elite_raptors #gaviaorealso #falsaharpia  #morphnusguianensis #avesderapinabrasil #eaglesoftheworld #aguiasbrasileiras
Tauató-pintado (Accipiter poliogaster), fêmea subadulta, registrado na área urbana de Barra do Garças, MT. Rapinante florestal discreto e arisco. Registro realizado por @kenniamvbird 
#accipiterpoliogaster #tauatopintado #avesderapinabrasil #greybelliedhawk #greybelliedgoshawk
O canto do falcão-relógio (Micrastur semitorquatus). Trata-se de um falcão discreto e florestal, costuma cantar antes do amanhecer e ao anoitecer, às vezes pousado de um poleiro parcialmente exposto na borda da mata.

Vídeo @willianmenq
#micrastursemitorquatus #avesderapinabrasil #falcaorelogio #gaviaorelogio #halcónmontéscollarejo #collaredforestfalcon #brazilianraptors #falconsoftheworld
Monitoramento de um ninho de gavião-pato (Spizaetus melanoleucus) no sul do Tocantins. O filhote da foto, com de cerca de 60 dias, é totalmente dependente da mãe, que nesta etapa do desenvolvimento, o vigia e o protege constantemente, seja no ninho ou observando de uma árvore próxima.

Nessa idade o filhote é muito curioso, observa com atenção todos as aves e outros animais que circulam nos arredores do ninho. Ainda não voa, mas diariamente exercita suas asas e dá pequenos saltos de um canto para o outro do ninho.

Estudo iniciou em novembro de 2017, conduzido pelo ornitólogo @willianmenq 
Mais informações sobre a espécie no site Aves de Rapina Brasil (www.avesderapinabrasil.com). #avesderapinabrasil #gaviaopato #blackandwhitehawkeagle #aguilaviuda #aguiasdobrasil #raptorsoftheworld #elite_raptors #spizaetusmelanoleucus #brazilianbirds
Fotos W. Menq
Falcão-de-peito-laranja (Falco deiroleucus) em Iporá, Goiás. Um dos falcões mais raros do Brasil e das Américas.

Foto: Kennia Mariela.

#falcodeiroleucus #orangebreastedfalcon #halconpechirrojo #avesderapinabrasil #avesdegoias #birdsofprey #falcãodepeitolaranja #fauconorange #rotbrustfalke
Casal de cabures (Glaucidium brasilianum). Uma exibindo sua face verdadeira e a outra a "falsa". Foto @willianmenq 
#cabure #avesderapinabrasil #corujasdobrasil #raptors #elite_owls #owls
Gavião-miudinho (Accipiter superciliosus), um astuto predador de pequenas aves. Devido ao seu comportamento discreto e arisco, é um dos gaviões mais subamostrados do Brasil. Habita florestas primárias e secundárias e bordas de matas. 
Foto @willianmenq

#tinyhawk #accipitersuperciliosus #avesderapinabrasil #gaviaomiudinho #tauatopassarinho #raptors #elite_raptors
O que são aves de rapina?
Quais famílias pertencem ao grupo dos rapinantes? 
As 'aves de rapina’ ou ‘rapinantes’ são aves carnívoras que compartilham determinadas adaptações para a caça ativa, como o bico curvo e afiado, garras fortes, voo poderoso, além de uma excelente visão e audição. Apesar das várias características compartilhadas, as aves de rapina não formam um grupo monofilético, pois agrupa aves de linhagens evolutivas diferentes. São formadas pelas ordens Accipitriformes (águias, gaviões e. abutres), Cathartiformes (urubus e condores), Falconiformes (falcões e caracarás) e Strigiformes (corujas)

Foto @willianmenq
#avesderapinabrasil #aguiasdobrasil #harpyeagle #harpiaharpyja #raptors #birdsofprey
Coruja-preta (Strix huhula) em uma bela noite de lua cheia. De acordo com estudos, algumas corujas são vocalmente mais ativas em noites de lua cheia ou quase cheia, onde a luminosidade lunar é mais elevada.

Foto @jessicamenq 
#avesderapinabrasil #corujapreta #corujasdobrasil #strixhuhula #ciccabahuhula #buhos #blackbandedowl #owls #owlsoftheworld #elite_raptors #elite_owls
Gavião-carijó (Rupornis magnirostris) alimentando-se de um inseto. É um gavião muito comum no Brasil, frequentemente observado nos centros das cidades ou às margens de rodovias. Gosta de planar em círculos nas horas mais quentes da manhã, emitindo uma vocalização característica. 
Foto @willianmenq 
#avesderapinabrasil #roadsidehawk #gaviaocarijo #rupornismagnirostris #elite_raptors
Nem só de carne vive os caracarás (Caracara plancus). Bastante oportunista, ocasionalmente a espécie consome a polpa de alguns frutos, como a do coco acuri do pantanal.

Foto @jessicamenq 
#southerncaracara #caracara #carcara #carancho #avesderapinabrasil #caracaraplancus #falconidae