A Voz de Santa Quitéria

A Voz de Santa Quitéria Follow

Perfil oficial do portal A Voz de Santa Quitéria. Fatos do dia, fotos, vídeos e posts exclusivos para o Instagram.

http://www.avozdesantaquiteria.com.br/

9,517 Followers  1,857 Follow

Share Share Share

A Polícia Civil de Santa Quitéria desarticulou, nesta terça-feira (21), uma quadrilha composta por menores, que praticavam o furto de animais recolhidos na Fazenda Paula Rodrigues, propriedade do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN).
Junto com a apreensão de três adolescentes, os policiais conseguiram recuperar cerca de cinco cavalos, que haviam sido furtados e posteriormente, eram repassados a terceiros. De acordo com o delegado Ivanildo Alves, a prática já vinha ocorrendo a aproximadamente dois anos.
O aposentado Izidoro Pereira de Paiva, 72, chegou a ser conduzido para a Delegacia local, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por receptação culposa. Em posse dele, foi encontrado um cavalo, que havia sido adquirido de um dos menores.
Os animais recuperados foram devolvidos à administração da Fazenda e os procedimentos cabíveis relacionados às apreensões também foram realizados.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #regional #ceara #policial
“Fostes virgem Santa, pura sem pecado” 
Viva nossa padroeira Santa Quitéria! 🙏🏼
Depois da amarga derrota sofrida nas eleições de 2016, o ex-prefeito de Santa Quitéria e principal líder da oposição, Luciano Lobo, fez a sua primeira aparição pública desde então, ao conceder entrevista ao programa "Plenário do Povo", da FM SomZoom Sat, neste domingo (19).
Na entrevista, que durou aproximadamente quarenta minutos, Luciano comentou sobre a sua administração (1997 a 2000) e a de seu filho Fabiano (2013 a 2016), em que ambos perderam na cadeira para a mesma pessoa: Tomás Figueiredo. Não poupou críticas ao seu principal opositor e desconversou sobre mais uma candidatura sua, entretanto, defendeu a união das oposições, a exemplo da recente reunião ocorrida entre os principais nomes cotados para o próximo ano.

Confira os principais momentos da entrevista:
Luciano fez rasgados elogios à sua gestão e a de Fabiano, afirmando que foram as melhores da história de Santa Quitéria. Questionado porque as urnas mostraram o contrário em 2016, alegou que houve "desinformação, fake news, invenção de toda espécie", citando também um "pool de emissoras tendenciosas contra ele".
Reconheceu que Fabiano precisa de correções e que não tem o "cacoete político do interior".
Sobre a administração de Tomás Figueiredo, fez reiteradas críticas, citando que veio mais dinheiro do que na época de seu filho e considerou uma "palhaçada" o estado de emergência decretado por Figueiredo no começo de 2017.
Perguntado sobre a possibilidade de união e os possíveis nomes, se colocou à disposição, desde que o 'ungido' tenha o "gosto da urna", a simpatia do povo e sobretudo, a presença nas pesquisas, além de fazer boas menções à Chagas Mesquita, Braguinha e Marcelo Magalhães.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #politica #ceara #regional #eleicoes2020
Coadjuvante em praticamente todos os processos eleitorais recentes, o PT (Partido dos Trabalhadores) quer atuar nas eleições de 2020 em Santa Quitéria com uma nova linha. Na manhã do último sábado (18), no Sport Clube Quiteriense, o diretório municipal da sigla promoveu um ato de filiações e de apresentação dos seus pré-candidatos.
Além dos filiados históricos, estiveram presentes ao evento, o deputado federal José Guimarães, deputado estadual Moisés Braz, empresários, representantes de movimentos sociais e de outros partidos de oposição à administração local, como PDT, Podemos e PTB.
De acordo com o presidente Homero Novaes, o desejo é de apresentar candidatura própria à Prefeitura de Santa Quitéria, haja vista que o partido participou apenas uma vez da disputa majoritária, em 1988 com o ex-vereador José Wellington Moura; sem deixar de defender que haja o consenso entre as oposições.
Para o Paço Municipal, disputam a preferência do partido, os advogados Renato Catunda, dissidente do grupo do ex-prefeito Fabiano Lobo e Amisternaldo Alves, quiteriense residente na capital. Ambos ex-procuradores do Município, que já correm nos bastidores buscando aglutinar apoios às suas pré-candidaturas, além de outros seis nomes que deverão ser lançados ao Legislativo.
Os discursos feitos pelos novos filiados e outros presentes sinalizaram que o PT quer protagonismo no cenário local, com o total aval da cúpula estadual, para garantir presença até outubro do próximo ano.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #ceara #regional #politica
O número de pessoas que têm cruzado o Brasil de bicicleta tem aumentado. A cada dia que passa, mais pessoas tomam essa iniciativa de se tornar um cicloviajante e pedalar longas distâncias, conhecendo novas culturas e ganhando novas amizades.
Um exemplo é Fernando Rocha dos Santos, 28, que começou suas viagens após conhecer sobre a vivência de jovens trabalhadores, que viajavam pelo estado do Rio Grande do Sul, trabalhando em plantações. "A ideia de viajar de bicicleta surgiu durante uma viagem de moto para Corumbá-MS. Na estrada, havia um rapaz que viajava de bicicleta pelo estado, trabalhando em plantações, e outro que vinha do sul do Brasil. Esses rapazes contaram suas vivências encantadoras que motivaram a pensar na possibilidade de poder viajar mais tempo, com a mesma quantidade de dinheiro e, também, poder trabalhar durante a viagem", conta.
Atualmente, Fernando está fazendo o trajeto de São Paulo a Manaus e de lá, planejará a próxima parte de sua viagem (voltar pra casa ou cruzar a América do Sul até Colômbia), dependendo de suas condições financeiras e disposição para novos planos.
Nesta semana, o mesmo esteve em passagem por Santa Quitéria por dois dias e conversou com o A Voz de Santa Quitéria, falando sobre a sua iniciativa e a acolhida que tem tido nos locais por onde passou.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #ceara #regional
Centenas de pessoas sofrem com problemas na visão. Muitas pioram por não terem condições de pagar um atendimento especializado e chegam até cegar. O problema atinge em maior escala a população mais carente dos pequenos municípios do interior. Essa realidade tem se tornado comum e atingido cada vez mais pessoas.
Foi justamente vendo o sofrimento dessas pessoas, que a gestão da prefeita Ravenna Lima (PDT) de Catunda, estará realizando apartar da próxima segunda-feira, 150 exames oftalmológicos diários durante uma semana.
O trabalho mobilizará uma equipe de profissionais com apoio do Grupo de Trabalho Solidário, que estará dando suporte a ação. O objetivo é realizar verificação de acuidade visual, fundoscopia, aferição da pressão intraocular, mapeamento de retina, e diagnósticos de patologias como catarata e glaucoma.
O mutirão da saúde visual em Catunda, atenderá exclusivamente os moradores do município, de qualquer faixa etária e terá inicio no dia 20 de maio (segunda-feira) e vai até o dia 25 de maio (sábado), nos horários das 08:00h da manhã às 05:00h da tarde na Escola São Zacarias.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #regional #catunda #saude #ceara
Um crime com requintes de crueldade foi registrado na madrugada desta sexta-feira (17), quando um homem matou um colega de trabalho a pedradas, no distrito de Riacho das Pedras, município de Santa Quitéria.
A vítima foi identificada como Francisco Fábio Mesquita Cardoso, 19.
Segundo informações preliminares, a vítima estava desde cedo com o assassino, Erinaldo Santos Paiva, 23, ingerindo bebidas alcoólicas e num dado momento, se desentenderam e começaram a discutir. O acusado pegou uma pedra, de grande proporção e atirou sobre a cabeça de Fábio, que morreu na hora.
A Polícia Militar foi acionada por volta das 5h e ao chegar no local, se deparou com Erinaldo, que estava empreendendo fuga e foi capturado, evitando de ser linchado por populares. A pedra usada no homicídio e o autor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.
No depoimento, Erinaldo afirmou que era amigo da vítima desde criança e confirmou a versão de que estavam bebendo desde cedo e não consegue lembrar do que aconteceu. Segundo ele, supostamente dois homens teriam aparecido e lhe obrigado a cometer o crime. Ele foi autuado pelo art. 121, §2º, III do CPB e já foi levado para a Cadeia Pública de Santa Quitéria, onde estará à disposição da Justiça.
Até o fechamento desta matéria, o corpo de Francisco Fábio ainda aguardava a chegada da Perícia Forense, para fazer a remoção para o IML de Canindé.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #policial #homicidio #regional #ceara
Passadas 24 horas, mergulhadores do Corpo de Bombeiros da cidade de Crateús resgataram o corpo de um jovem, que se afogou na manhã desta quarta-feira (15), no açude Araras, na cidade de Varjota.
Segundo populares, Francisco Tiago Linhares da Silva, 19, residente no bairro Pedreira, teria tentado atravessar uma área conhecida como "Cachoeira", mas sem muita experiência, acabou submergindo e desaparecendo nas águas.
Momentos após o desaparecimento, pescadores e mergulhadores locais fizeram um intenso trabalho de buscas, mas não conseguiram localizá-lo. Por volta das 8h30, dois bombeiros chegaram ao local e aproximadamente às 11h20, conseguiram resgatar o corpo, que foi levado para o Instituto Médico Legal de Sobral.
Atualmente, o reservatório está com 63,69% da sua capacidade, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Por conta do grande aporte nestes últimos três meses, moradores da região alertam para o cuidado em tomar banhos, para não entrarem em áreas de profundidade e não contabilizarem mais uma estatística de afogamentos.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #regional #varjota #acudeararas chuvas
Em meio a polêmica de cortes de recursos nas universidades federais, o município de Santa Quitéria ganhou destaque nacional na tarde desta quarta-feira (15), durante a sessão da Câmara dos Deputados.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, que foi convocado para prestar esclarecimentos aos parlamentares sobre o assunto, revelou ter origens familiares em três cidades da zona norte do Estado: Santa Quitéria, Ipu e Sobral.
Ao completar pouco mais de três horas de sessão, Weintraub voltou a falar sobre o município, ao mencionar que o fundador de Santa Quitéria, João Pinto de Mesquita, foi o primeiro europeu que conseguiu descobrir sobre a sua descendência.
Ainda na sua fala, o titular da Pasta negou a existência de cortes de verbas das universidades, afirmou não ser responsável pelo contingenciamento e disse que o foco do governo Bolsonaro está nas creches e no ensino básico.
.
Leia mais no nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #ceara #brasilia #politica #educação #mec #universidade #camara
Como forma de socializar e instigar o desenvolvimento da leitura entre os estudantes da rede pública, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Santa Quitéria, promoveu um concurso de redação entre os alunos do 8° ano da Escola Municipal Francisca Geracina Lobo Mesquita.
O concurso, que foi coordenado pelo delegado titular da delegacia municipal, Ivanildo Alves, foi finalizado nessa terça-feira (14), com a entrega do prêmio, um computador portátil (tablet), para a vencedora do certame. A entrega ocorreu em um encontro com a participação do corpo docente e alunos da escola. A ideia de realizar o concurso teve inicio quando, há alguns meses, a mesma unidade escolar foi alvo de repercussão negativa nas redes sociais, devido a uma briga entre duas alunas.
O primeiro lugar ficou para a aluna Maria Geicianne Mesquita Pires (13). Em sua redação, Geicianne destaca temas importantes que são discutidos hoje na atualidade, como: o desrespeito entre as pessoas e o Bullying nas escolas. Ela descreve “que o respeito tem sido cada vez menos usado” e ainda dá soluções para a melhoria das relações, afirmando que “é preciso colocar a mão na consciência, e pensar duas vezes antes de agir ou falar algo que machuque o outro”.
O delegado explicou que sempre procurar pautar o seu trabalho acreditando na Polícia comunitária, oferecendo atendimento e trabalhando com a participação da população quiteriense. Ele destaca que “segurança pública é um dever de todos”. O delegado ressalta, ainda, a importância de realizar ações que aproximam a policia e a população, por meio da educação.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #ceara #policial #educacao
No dia 15 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Família. Esse dia foi definido em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, no dia 15 de maio sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para discutir e traçar projetos para o futuro da instituição familiar. 
Maque sua família e demonstre seu amor neste dia especial ❤️
Projeto que já se arrasta a alguns anos, as novas instalações do Fórum de Santa Quitéria devem ser construídas ainda neste ano de 2019, segundo revelou o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em publicação no seu site.
Atualmente, a Comarca de Santa Quitéria funciona no bairro Wagner Andrade (Alto do Cristo), desde 2017, quando o Conselho Nacional de Justiça pediu a retirada do fórum, que funcionava em andar superior no prédio do Banco do Brasil e então, duas residências oficiais foram reformadas para abrigar as atividades judiciárias.
O novo prédio deverá ser erguido no loteamento Orlando Magalhães, na entrada da cidade sentido Hidrolândia e integra o plano de investimentos do TJCE, o “+ Interior”, onde devem ser investidos R$ 30 milhões para construir novas sedes, substituição de equipamentos e aquisição de novos mobiliários.
Segundo o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Moisés Costa, o “+ Interior” veio impulsionar os esforços da Administração do Tribunal em prover melhores condições de trabalho para servidores e magistrados, e consequentemente uma melhor prestação jurisdicional. Estão assegurados recursos orçamentários com os quais conseguiremos adiantar contratações de obras e reformas; além de aquisições de mobiliário e aparelhos de ar-condicionado para as unidades do Interior”.
.
Leia mais em nosso site (Link na bio)
#avsq #santaquiteria #ceara #regional #justiça #forum