Bienal de Curitiba

Bienal de Curitiba Follow

Evento internacional de Arte Contemporânea | Ano 25
Internacional event of Contemporary Art | Year 25
Curitiba, Brasil.

http://www.bienaldecuritiba.com.br/

15,363 Followers  7,336 Follow

Share Share Share

E o #tbt de hoje traz novamente a retrospectiva #25AnosBienalDeCuritiba com a lembrança da participação do aniversariante do dia, o artista David Svensson. 
Bienal de Curitiba 2013 / Curadoria: Teixeira Coelho
Turn of the world, 2013, caminhão, guindaste e poste de iluminação.
Instalação / Arte Urbana
David Svensson

David Svensson acresentou um traço que é sua frequente marca: o inusitado, aquilo que está fora do lugar e que, exatamente por isso, põe em evidência um dos traços requeridos de toda grande arte: sua capacidade de interromper o fluxo da percepção, a que já se acostumou. Há um toque dadaísta, irreverente, uma quebra de expectativa e uma quase inversão de sentido. Com ele, visita-se uma outra dimensão da beleza, a beleza do conflito entre funções e meios. A poesia é parte desse jogo.

#bienaldecuritiba #davidsvensson #artecontemporanea #contemporaryart #arteurbana #urbanart #curitiba #curitibacool #arte #art #artist #bienal
Dia de #tbt também é dia da retrospectiva #25AnosBienalDeCuritiba :)
E hoje a Bienal relembra a participação do artista italiano Carlo Bernardini, que comemora seu aniversário hoje, dia 12 de julho.

Bienal de Curitiba 2015
Museu Oscar Niemeyer | MUSA - Museu de Arte da UFPR
Invisible Dimension, 2015. Fibra óptica, projetores e cabo de aço.
Curadoria: Teixeira Coelho "Como o próprio artista anota, a maior transformação promovida pela arte contemporânea não é tanto a dos novos materiais e linguagens mas a  redefinição dos limites de uma tela com sua moldura ou de uma escultura com seu volume ou de uma arquitetura com suas arestas. Os campos de luz de Carlo Bernardini atribuem  novos limites ao espaço arquitetural e os  transgridem. Antítese da arquitetura por sua imaterialidade, a luz torna-se  o comentário lábil sobre uma obra que pretende durar: um choque de pretensões e sentidos se instaura." #lightart #art #arte #artecontemporanea #italianartist #carlobernardini #cultura #culture #museu #museum #worldart #artist #artista
A hashtag #25AnosBienaldeCuritiba de hoje é em ritmo de copa. A artista Farah Atassi, que participou da Bienal no ano de 2011, nasceu em Bruxelas, Bélgica e mora em Paris, França. Pra quem será que ela torce hoje? 
Bienal de Curitiba 2011
Casa Andrade Muricy

Abandonned office
Óleo dobre tela- 160 x 190 cm
2010

Farah Atassi desenvolve uma pintura figurativa usando o vocabulário da pintura abstrata. Suas pinturas são baseadas em um dispositivo comum onde o padrão geométrico causa espaços nos quais figuras e objetos evolvem. Com origens em temas sistematizados, formas avant-garde europeias do século XX se revelam.
#25AnosBienalDeCuritiba

Em 4 de julho de 1935, faleceu o artista Auguste François. Em homenagem, relembramos sua participação na 6ª Bienal de Curitiba.

A Bienal de Curitiba apresentou fotos originais do artista Auguste François, no Museu de Fotografia. As fotos foram feitas em Assunção, no Paraguai, em 1894 e mesmo tendo fotografado no país por apenas um ano, suas fotos constituem um valioso testemunho gráfico da situação local no século XIX. A mostra também inclui uma dezena de negativos de vidro, reproduções e um vídeo documental.
Nascido na França (1857 – 1935), Auguste começou sua carreira como funcionário público, em Arras. Em seguida foi nomeado para assumir funções em Nancy e depois em Paris. Após uma mudança administrativa, foi transferido para o Departamento de Estrangeiro e, assim, iniciou uma carreira diplomática que o levou à América do Sul e ao Oriente. Com exceção do período durante o qual foi cônsul da França no Paraguai (entre 1894 e 1895), Auguste passou a maior parte da sua carreira em missões no Oriente, mais precisamente no Vietnã e na China.

Curioso e um observador incansável, Auguste sentia necessidade de narrar e compartilhar suas experiências com seus amigos parisienses, e mostrou grande talento como escritor. Um fotógrafo apaixonado, ele fez milhares de fotos mostrando a China como ela era antes de ter influências ocidentais. Sua obra constitui um documento completo sobre a sociedade chinesa no final da Dinastia Qing. Munido de equipamento fotográfico e cinematográfico, François viajou todo o sul da China.  #bienaldecuritiba #fotografia #photo #art #photography #augustefrancois #arte #memorias #foto #cultura
Quem é aquela amiga ou amigo que adora arte contemporânea e que você sempre lembra quando vê as postagens da Bienal? 
Marque ela ou ele aqui nos comentários. Queremos conhecer! 💛

#bienaldecuritiba #art #arte #artecontemporanea #museu #bienal #biennial #biennale #artist #artista #culture #cultura #brazil #brasil #curitiba #oquefazeremcuritiba
Continuamos com a nossa hashtag comemorativa #25AnosBienaldeCuritiba e trazendo mais obras inesquecíveis que passaram pela Bienal ao longo de suas edições. Hoje é a vez da obra da artista Helga Griffiths.

Bienal de Curitiba 2015 • Museu Oscar Niemeyer • Curadoria: Teixeira Coelho •

Identity Analysis • Instalação- 120m²

Helga Griffiths instala seu trabalho sobre o tripé arte-ciência-natureza. A alusão aos modelos científicos de investigação da natureza é visível no tipo de objeto-suporte por ela utilizado (provetas, pratos petri) e nas imagens metafóricas construídas. Sua instalação nesta Bienal é uma representação do código DNA que, como diz a artista, replica sua estrutura genética, a informação mais irredutível que alguém pode ter sobre si mesmo, supostamente a mais objetiva.
#art #arte #contemporaryart #curitiba #germany #germanartist #helgagriffiths #bienaldecuritiba #curadoria #curator #curador #lightart #tbt
E o #tbt de hoje vem com um presente para vocês! 💛

Em comemoração aos seus 25 anos em 2018, a Bienal de Curitiba disponibilizou todas as publicações online para que você possa ter acesso a tudo que já aconteceu por aqui. Basta acessar issuu.com/bienaldecuritiba 😊

Gostou da novidade? Marque um amigo ou uma amiga que vai adorar ter acesso a esse material também!

#25AnosBienalDeCuritiba #bienaldecuritiba #catalogo #livros #art #contemporaryart #artecontemporanea #artbook #book #arte #artenobrasil #brasil #curitibacool #curitiba #oquefazeremcuritiba
#RetrospectivaBienaldeCuritiba
.
.
Em clima de #copadomundo na Rússia, nosso #tbt de hoje é para o artista nascido em Moscou, Juli Susin, que expôs na Bienal de Curitiba 2013, no Museu Oscar Niemeyer.
.
.
#bienaldecuritiba #russia #worldcup #art #arte #arterussa #russian #russianart #moscow #culture #cultura
Centros culturais e escolas da rede pública de ensino de Curitiba estão recebendo nesta semana a oficina “As cores de Marta Minujín“, mediada pela escritora argentina Patricia Pellegrini. 
A oficina integra a programação de Ação Educativa da Bienal de Curitiba 2018 | 25 anos.
.
.
Vem novidade por aí! 🎨
.
.
#bienaldecuritiba #acaoeducativa #educacao #arte #arteparacriancas #curitibacool #cool #art #arte #child #childhood #infancia #escolas
As ações que integram o Projeto Educativo da Bienal de Curitiba 2018 | 25 anos começaram hoje, com uma atividade voltada ao público infanto-juvenil no @centrojuvenildeartesplasticas . A oficina com o tema “As cores de Marta Minujín”, ministrada pela escritora Argentina Patricia Pellegrini também será realizada em escolas da rede pública de ensino ao longo desta semana. Vem muita coisa boa por aí! ✨
É amanhã, terça-feira, dia 12/06/2018. Passe para foto ao lado para saber mais informações. 🎨
.
.
Levem as crianças para uma oficina de desenhos e pinturas inspirados nas cores de @martaminujin . A oficina será ministrada por Patrícia Pellegrini (Buenos Aires), artista, professora, escritora e autora da série de livros de arte para crianças "Amílcar e os artistas".
.
.
#arte #crianca #arteparacrianças #oquefazeremcuritiba #curitiba #martaminujin #artecontemporanea #oficinadeartes #desenho
A partir de junho, terão início diversas atividades que integram a programação comemorativa da Bienal de Curitiba 2018 | 25 anos. Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhum evento. :) .
.
Hoje, segunda-feira, dia 11 de junho, será inaugurada, no Espaço Cultural do Consulado Geral do Paraguai em Curitiba, a exposição "Arte do Paraguai Hoje" - mostra coletiva de arte contemporânea & popular do Paraguai na Coleção da Bienal de Curitiba.
.
.
.
Reunindo artistas renomados, "Arte do Paraguai Hoje" apresenta obras de Bernardo Krasniasky, Fredi Casco, Julia Isidrez, Mercedes Noguera, Ediltrudis Nogueira.
.

Integram também a mostra os artistas Alcides Acosta, Cándido Rodriguez, Juana Rodríguez, Orrego Páez, Zenón Páez e outros autores anônimos, trazendo ao público uma parcela da riqueza da arte sacra paraguaia, baseada na talha em madeira. 
Serviço:
Abertura: 11 de junho de 2018
Horário: 18h30 às 21h

Entrada: Gratuita.
Local: Consulado Geral do Paraguai em Curitiba
Endereço: Rua Benjamin Lins, 935, Batel.

Parceria: Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura e Bienal de Curitiba.

Realização: Consulado General del Paraguay en Curitiba.