Blog Carol Ribeiro

Blog Carol Ribeiro Follow

Notícias, bastidores e amenidades do mundo político
Mossoró/RN

http://blogcarolribeiro.com.br/

2,079 Followers  5,056 Follow

Share Share Share

PCdoB passa a ocupar lugar na Câmara de Mossoró 
Como consequência da Cláusula de Barreira, novos partidos passam a ocupar lugar na Câmara de Mossoró. Além do PL, que se fundiu ao PR, o PCdoB passa a ter cadeira na casa legislativa mossoroense.

As alterações fazem parte das fusões ocasionadas pelo mecanismo, em vigor desde as ultimas eleições. Para superar as consequências - falta de tempo de rádio e TV e da verba do fundo partidário - algumas dessas agremiações decidiram buscar novos arranjos políticos.

A fusão do PPL com o PCdoB gerou essa situação inusitada de um vereador apoiador de Rosalba Ciarlini representar a cadeira do histórico Partido Comunista do Brasil na Câmara Municipal.
A Câmara municipal de Mossoró publicou no Jornal Oficial do Município a Lei n° 3716 que “Dispõe sobre o envio de informações à Câmara de Vereadores sobre a indicações e os pedidos de providências remetidos ao poder executivo municipal”. A prefeitura de Mossoró, como qualquer outra, já tem a obrigação de responder a esses questionamentos, no entanto, a nova legislação detalha como e até quando deve ser dada essa resposta com a solução ou justificativas para não solução das problemáticas colocadas pelos parlamentares. Além disso estipula prazos.

Link na bio.
Implicações de denúncias contra Moro são mais políticas que jurídicas? Especialista responde

Veja texto no blogcarolribeiro.com.br. Link na bio.
A parada durou cerca de 10 horas. Após alcançar adesão de 100% do efetivo em Mossoró e região, e trabalhar com apenas quatro viaturas em Natal e região metropolitana, a PM conseguiu diálogo com o Governo do Estado.

A greve teve início por volta das 8h de hoje (17). Os policiais reclamavam, entre várias reivindicações, a abertura de diálogo com o Governo. Os agentes emitiram avisos aconselhando a população a ficar em casa. Em Mossoró, nove pessoas foram vítimas de violência, entre homicídios e baleados, além de assaltos.

Veja pontos do acordo e vídeos dos protestos no blogcarolribeiro.com.br. Link na bio
O apoio já está garantido: "tenho compromissos e em Mossoró para vereador é com Wellington do Samu e com Genilson Alves (PMN)". O deputado Bernardo Amorim, primo do ex-candidato a deputado federal, Lawrence Amorim (SD), confirma que não apoia o familiar, mas garante que não existe divisão política.

A declaração foi dada no programa Cenário Político (TCM Telecom), desta segunda-feira (11). "O fato é quando me candidatei, Lawrence já era candidato a (deputado) federal pelo Solidariedade, e tem os compromissos, não vejo problema. Não existe briga, isso faz parte do processo político". Veja link para entrevista completa no blogcarolribeiro.com.br
A Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Mossoró realizou encontro, na manhã desta segunda-feira (10), para analisar cerca de 240 emendas feitas pelos vereados para compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que foi entregue à Câmara pela Prefeitura de Mossoró.

Os vereadores Manoel Bezerra (presidente da Comissão), Zé Peixeiro (vice-presidente) e Genilson Alves (secretário) e técnicos da Câmara Municipal de Mossoró realizaram a reunião com o objetivo de fazer uma análise técnica e meritória das emendas. Após a reunião, um relatório contendo o parecer da Comissão será encaminhado para votação no plenário.
UTI Pediátrica pode parar funcionamento por falta de repasses do Governo do RN e da Prefeitura de Mossoró

Cerca de R$ 16 milhões é o valor que a Prefeitura de Mossoró e o Governo do RN devem ao Hospital Wilson Rosado, sendo 40% do ente municipal e 60% de responsabilidade do Estado.

A dívida existe há cerca de dois anos. O valor, referentes ao plus para cirurgias eletivas e UTI pediátrica, teve parte repassada em março deste ano, mas a falta de regularidade compromete a continuidade do serviço.
O Governo do Estado reuniu nesta segunda-feira, 10, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, e técnicos da pasta, e tomou a decisão de manter as atividades do Hospital Ruy Pereira. Ficou definido que será renovado o contrato de aluguel pelo período que for necessário e serão realizados novos laudos de avaliação das condições estruturais para o funcionamento no prédio onde está instalada a unidade de saúde.
Duas associações de juízes em atividade no Brasil se manifestaram hoje (10) sobre o vazamento de conversas entre o procurador geral da República Deltan Dallagnol e o então juíz Sergio Moro sobre rumos da Operação Lava-Jato.

De acordo com a publicação, "é urgente, para o restabelecimento da plena democracia e dos princípios constitucionais no Brasil, a declaração de inexistência de todos os processos que se desenvolveram em razão da Operação Lava-Jato". Veja nota na íntegra no blogcarolribeiro.com.br. Link na bio.
O nome natural do PT para a Câmara Municipal, vereador Gilberto Diógenes, não garante que vai tentar reeleição.

Perguntado, no programa Cenário Político (TCM Telecom), da última quinta-feira (06), sobre como estaria se preparando para as eleições 2020, Gilberto parou, pensou e disse que está se preparando como cidadão mossoroense atuando pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Tenta a reeleição? A resposta foi curta e direta: "Talvez não". Além de filiado histórico do PT, Gilberto Diógenes é vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM), que tem Marleide Cunha como presidente.
O encontro de Fátima Bezerra e Rosalba Ciarlini

O camarote da Câmara Municipal foi o local do encontro entre a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e a governadora Fátima Bezerra (PT), no Pingo da Mei Dia, abertura oficial do Cidade Junina.

De acordo com informações dos presentes, a visita da governadora durou cerca de meia hora. Ao lado da presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro (MDB), as duas conversaram sobre a repercussão da festa, infraestrutura do evento e investimentos do Governo do RN em diárias operacionais para o policiamento do espaço.

Fotos: Edilberto Barros
Ainda da abertura do Mossoró Cidade Junina, o Pingo da Mei Dia, em frente à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM), manifestação contra a prefeita Rosalba Ciarlini e os vereadores da base governista.

A boneca "Rosa de Hiroshima" e máscaras dos vereadores foram exibidos para os foliões que passavam em frente ao prédio, que fica ao lado da Estação das Artes. Placas com a palavra "traidores" e faixa de "perseguidora" também ornamentaram o protesto. 
A manifestação, no entanto, foi discreta, e não teve tanto destaque quanto a repercussão positiva do evento.