Controladoria Geral do Estado

Controladoria Geral do Estado Follow

Controladoria Geral do Estado do Paraná. Acompanha e fiscaliza os atos de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Poder Executivo

http://cge.pr.gov.br/

338 Followers  34 Follow

Share Share Share

A Controladoria Geral do Estado apresentou nesta tarde, no Palácio Iguaçu, o Observatório da Despesa Pública (ODP). Esta é uma unidade de produção de informações estratégicas da Controladoria Geral do Estado – CGE, voltada à aplicação de metodologia, apoiada em tecnologia da informação, qe produz conhecimento que visa subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

As análises conduzidas no ODP são direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. 
O secretário da Administração e da Previdência, Reinhold Stephanes e o secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior acompanharam a reunião.
1° Painel do dia: @andrea.w.strapasson, @prof._phillip_gil_franca, @marcosturbay e @rodrigopironti com o tema Instrumento do Compliance na Administração Pública.
Segundo dia do 1° Simpósio de Combate à Corrupção na administração pública. Hoje teremos cases de Compliance da @copel_energia, BRDE e @fomentoparana. Outros três painéis com apresentação e debates sobre ética e compliance com nomes como @rodrigopironti, @prof._phillip_gil_franca, @diogo.castor, @andrea.w.strapasson, @leticiasugai, @felipe.hayashi @marcosturbay @paulohfreitas
Começou o 1° Simpósio de Combate à Corrupção na administração pública. Tivemos a presença do governador @ratinho_junior e o professor doutor em filosofia @lf_ponde como palestrante neste primeiro dia. Um agradecimento especial aos patrocinadores, que tornaram possível esse importante evento: @copel_energia @sanepar_pr @fomentoparana
Os servidores da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (@sejuf_pr) participaram nesta quarta-feira, da palestra inaugural sobre o Programa de Integridade e Compliance, direcionado a Sejuf. O Programa está sendo desenvolvido na secretaria, por meio do Departamento de Justiça, pela Controladoria Geral do Estado do Paraná.
No evento, foram apresentados o projeto de implantação e os resultados esperados do programa, com os nove pilares básicos do compliance do Governo do Paraná, como: suporte da alta administração, avaliação de riscos, canais de denúncia, código de ética e conduta, controles internos, treinamento e comunicação, investigações internas, due diligence, monitoramento e auditoria.
Estou agora no Seminário de Controle Interno: Gestão de Riscos e o Controle da Administração Pública, fruto da parceria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Grupo Banco Mundial (BIRD), no Rio de Janeiro.
Repost from @ratinho_junior - O Paraná foi um dos primeiros do país a regulamentar um programa de compliance dentro do governo. Estamos adotando regras rígidas de gestão, total transparência nos atos do governo, na prestação de serviço para o cidadão e também em licitações e contratos feitos pelos órgãos públicos com a iniciativa privada. #governopr #compliance #ética #integridade #probidadeadministrativa
Este é o Mapa de Controle, feito pela CGE, com a descrição das propostas do planos de governo, do governador @ratinho_junior.

Estabelecemos uma metodologia de verificação, nas secretarias de estado, de cumprimento das propostas de campanha.
A lei de aplicação de Compliance na administração pública está muito bem explicada nas páginas da matéria publicada na @gazetadopovo. O objetivo é que as pessoas percebam que o Paraná mudou. Que a corrupção não será admitida. #complianceparaná #cgepr #paranáinovador #paraná #probidadeadministrativa #ética #integridade
Debate sobre um tema tão importante nos dias de hoje. No Paraná, já é Lei Estadual a implantação do Programa de Integridade e Compliance na administração pública. #integridade #ética #compliance #cgepr #paranáinovador
O Tenente Coronel Adilson, da Polícia Ambiental do Paraná, esteve com o diretor de gestão e inovação, Jamil Abdanur na Controladoria Geral do Estado. 
O Tenente Coronel reforçou a importância da população utilizar os canais de atendimento 181 e 190 para denúncias de irregularidade ambiental. Dessa forma o atendimento emergencial tem mais chances de ser efetivo, a fim de evitar prejuízos ao meio ambiente.
O Governo do Paraná vai abrir espaço para discutir a direção do Estado com honestidade e em busca de fortalecer a credibilidade nas instituições públicas. A Controladoria-Geral do Estado, CGE, promove em 13 e 14 de junho o 1° Simpósio de Combate à Corrupção na Administração Pública, com profissionais especializados.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior abre o evento e, em seguida, o filósofo, escritor e colunista do Jornal Folha de S.Paulo Luiz Felipe Pondé @lf_ponde falará sobre ética e integridade na administração pública.

Como parte do programa de integridade do Governo do Estado, o compliance e a transparência serão os principais assuntos deste simpósio. Em linhas gerais o compliance significa estar atento à regras e leis para executar ações dentro de parâmetros de conformidade e integridade.