chapadadosguimaraesprefeitura

chapadadosguimaraesprefeitura Follow

http://www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/

112 Followers  215 Follow

Share Share Share

Deputado Nilson Leitão destina emenda para equipar a UPA de Chapada dos Guimarães 
Deputado está empenhado em destinar recursos para investir na saúde de Chapada dos Guimarães.
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), em visita a Chapada dos Guimarães, proferiu palestra para equipe de governo e  anunciou que irá destinar emendas para a saúde do município. Após reunião com a prefeita Thelma de Oliveira e a secretária de Saúde, Patrícia Dourados, o deputado, sensibilizado com a situação da saúde, se comprometeu em destinar emenda para equipar  a UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Chapada dos Guimarães. Na palestra sobre gestão, Nilson falou sobre sua experiência como prefeito em Sinop e recomendou a toda equipe a estudarem principalmente a lei de Responsabilidade fiscal. “E através do conhecimento que podemos garantir uma boa gestão e evitar processos”, destacou o deputado. Após almoço com o secretariado do governo, o deputado fez uma visita às obras da nova estação de tratamento de água, acompanhado da prefeita e da diretora do SAAE, Sara Atílio Caporossi.
A ponte, de 42 metros, atende as comunidades de Roncador dos Mendes, Água Branca e Pedra Grande.

A Secretaria Municipal de Obras recuperou, esta semana, a ponte de madeira sobre o Rio Roncador, com comprimento de 42,40 m e 4,5 m de largura. A ponte interliga Chapada dos Guimarães à região da Cachoeira Rica (70 km da cidade). Esta ponte é importante, pois atende as comunidades de Roncador dos Mendes, Água Branca e Pedra Grande.  O conserto da ponte atende a reivindicação dos moradores da região, que estiveram no gabinete da prefeita para alertar sobre a situação de isolamento e a decisão de não mandar os filhos para escola. Para diminuir os riscos, nesse período, o ônibus escolar passou a fazer um trajeto alternativo. Com a ponte em condições de receber tráfego com segurança, a vida dos moradores da região volta ao normal. 
Hoje a secretaria está com três frentes de trabalho, recuperando as estradas nas regiões de Roncador, Jangada e Barra do Bom Jardim. Nesta semana o secretário de Obras, Osmar Froner de Mello, e a prefeita Thelma de Oliveira estiveram em Brasília para uma audiência com o secretário Nacional da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, com o objetivo de analisar o plano de trabalho de reconstrução das pontes do município de Chapada, danificadas pelas chuvas.

Os estragos provocados pelas chuvas nas pontes e estradas do município fizeram com que a prefeita decretasse situação de emergência, que foi reconhecido pelo Governo Federal.

Conforme o secretário, as pontes incluídas no pedido foram às do Rio Manso, de 70 m e 112 m; Rio Jangada de 35 m; Pedra Grande, de 20 m; Rio da Casca, de 25 m. Essas pontes serão de concreto, por isso o valor chega a 6,3 milhões. Segundo Osmar o órgão vai concluir a análise técnica para posterior empenho.

Em relação às pontes de madeira danificadas pela chuva, a prefeita solicitou ajuda da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Ela foi informada que as reformas das pontes de madeira estão sendo licitadas.
Prefeitura realiza pregão para os serviços de tapa-buraco

A empresa vencedora nos lances não apresentou todos os documentos exigidos no edital e foi declarada não habilitada, a segunda colocada foi à vencedora

A prefeitura de Chapada dos Guimarães realizou na manhã desta quinta-feira (22) o pregão presencial, tipo licitação de menor preço, para execução de serviços de tapa-buraco em ruas e avenidas asfaltadas de Chapada. Conforme a pregoeira oficial da prefeitura, Karla da Silva Miranda, foi um lote único para prestação de serviços e cinco empresas, de Cuiabá, participaram do pregão.

Karla explica que a empresa vencedora, nos lances, foi a CRG Construções, mas não apresentou os documentos exigidos no edital para habilitação, sendo, assim, declarada não habilitada.  A empresa habilitada foi à segunda colocada nos lances, a Bálsamo Construções Eireli.

Segundo a pregoeira, a empresa CRG Construções manifestou interesse em interpor recurso contra sua não habilitação, porém até o momento não apresentou as razões do recurso. “O prazo para interpor o recurso é até segunda-feira (26). Não interpondo o recurso, será adjudicada a segunda empresa colocada e será encaminhada para a prefeita homologar o pregão”, finalizou ela.
Ensino em tempo integral é realidade em Chapada dos Guimarães

A Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira é a escolhida para acolher o ensino em tempo integral, onde atende 800 alunos
A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), juntamente com os secretários de Estado de Educação (Seduc), Marcos Marrafon, o Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, e o secretário de Esportes, Leonardo de Oliveira, lançaram na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira, em Chapada dos Guimarães o Ensino em Tempo Integral.
Na oportunidade Marrafon fez uma breve explanação da Escola Plena, modelo educacional implantado em 14 escolas de tempo integral em Mato Grosso e afirmou que, ainda este ano, a escola Rafael passará por uma reforma para receber o novo modelo. A prefeitura já disponibilizou uma área, no bairro Santa Cruz, para construção de uma Escola de Ensino em tempo integral.
“A Escola Plena não é só tempo integral, ela representa mudança de pensamento. É a busca da vocação do aluno, um livro aberto para ser escrito em conjunto com a comunidade escolar”, disse Marrafon.
Para Thelma não se faz desenvolvimento sem investir em educação. “É com alegria e muito otimismo que hoje lançamos o ensino em tempo integral na Chapada, assim como assinamos, esta semana, com o governador do Estado, o termo de comodato para a instalação da Escola Técnica Estadual, que funcionará a partir de agosto na Escola Evangélica Buriti e, já temos uma área para a construção da nova Escola de Ensino Integral de Chapada, que fica no bairro Santa Cruz”, ressaltou Thelma.
A implantação do ensino em tempo integral compreenderá, inicialmente, o Ensino Médio e faz parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Seduc, que abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino e inovação, com foco na melhoria da aprendizagem.
O ensino em tempo integral será realidade em 14 escolas da rede estadual e contemplará cinco mil estudantes de seis municípios. As unidades que estão adotando o modelo passarão por adequações na estrutura física, para instalação de laboratórios, renovação de quadras poliesportivas e refeitórios.
A Escola Rafael de Siqueira atende 800 alunos d
Buriti será transformada em escola técnica

Em agosto deste ano, iniciam as aulas da Escola Técnica Estadual, no Buriti, onde serão atendidos 150 alunos em 5 cursos técnicos, além dos cursos de inglês e espanhol aberto a comunidade

A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) participou da assinatura do termo de comodato com o governador do Estado, Pedro Taques (PSDB), por meio da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e a Fundação Buriti, que cede a estrutura da antiga Escola Evangélica Buriti para o Estado implantar no local uma Escola Técnica Estadual (ETE). A cerimônia ocorreu na tarde da última terça-feira (20), no Palácio Paiaguás. 
A Escola é um sonho antigo dos chapadenses, que conta com uma população de jovens acima de 52%. “Temos uma grande demanda de jovens que vai ter a opção de qualificação de mão de obra com qualidade. É o sonho que se torna realidade para muitas famílias de Chapada e região. Nosso compromisso é unir alunos e empresários em um objetivo comum, que é o desenvolvimento do município”, disse Thelma de Oliveira. 
Além da prefeita, estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Hellen Cristina Xavier Moreira; o secretário Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Martins Defanti; os vereadores Micheli Fátima da Costa Weber (PSDB), Thomaz Jefferson (PSDB), Joair Siqueira (PMDB) e a diretoria da Fundação Buriti.  A Fundação Buriti (10 km de Chapada), na MT-251, cedeu à estrutura e passa a integrar a rede de Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). A Fundação encerrou suas atividades em 2003, mas a Escola é considerada patrimônio histórico de Chapada dos Guimarães. Passaram por ela diversas gerações de alunos, entre eles muitos políticos.

Já são dez ETE’s em funcionamento no Estado e mais oito em construção. Para o governador Pedro Taques, o resgate da história, aliado ao fomento à formação profissional é o foco do convênio. 
CURSOS TÉCNICOS

A escola iniciará as atividades em agosto deste ano, com estrutura administrativa completa, seis salas de aula, ginásio, instalações agrícolas e um potencial para ativação posterior de mais quatro salas e auditório.
Meninos de 11 até 15 anos já podem se vacinar contra o HPV
Com a inclusão desse público,  a previsão do Ministério da Saúde é imunizar 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos 
O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta terça-feira (20), a ampliação da vacina contra o HPV para os meninos de 11 até 15 anos. A imunização para o público masculino passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, e era destinada apenas aos garotos de 12 a 13 anos. 
A meta do MS para 2017 é imunizar 80% de meninos e meninas. Com a inclusão desse público a previsão de imunização sobe para 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos.
As secretarias estaduais de saúde do país foram informadas sobre a ampliação da faixa etária e as doses já estão disponíveis nos PSFs das cidades. Crianças e jovens, de 9 a 26 anos, que têm HIV/aids continuam a receber a dose. Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão de meninos proporciona a proteção indireta das meninas.
Além dessa mudança, meninas que chegaram aos 15 anos sem receber as duas doses contra o HPV poderão receber a imunização. Pacientes com câncer e transplantados de 9 a 26 anos também passaram a compor o público-alvo.
A vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne além do HPV, o câncer do colo do útero. A vacina pode ser tomada nos oito PSFs de Chapada, quatro na zona urbana e o restante na zona rural.
A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.
DADOS
O Ministério da Saúde reconheceu que os estados e municípios precisam avançar na cobertura vacinal do HPV em meninos e meninas. Desde o início da vacinação em 2014 até 2 de junho deste ano, 72,45% das meninas de 9 a 15 anos (8,6 milhões) foram imunizadas com a primeira dose. No entanto, apenas 45,1% desse público (5,3 milhões) receberam as duas aplicações da vacina.
Prefeitura de Chapada abre licitações para várias modalidades

Dias 22 e 27 de junho haverá pregão para atender serviços de tapa-buraco e iluminação pública. Já no dia 5 de julho será para aluguel de caminhão 3/4  para transporte de combustível
Nesta quinta-feira (22), as 9h30, acontece o pregão presencial nº 06/2017, tipo licitação de menor preço, para contratação de empresa para execução dos serviços de tapa-buraco em ruas e avenidas asfaltadas de Chapada dos Guimarães. 
Já no dia 27 de junho será a vez do pregão presencial nº 07/2017 para futura e eventual aquisição de materiais elétricos para aplicação na manutenção da iluminação pública em diversos logradouros da cidade. Os pregões dos dias 22 e 27de junho atendem a secretaria Municipal de Obras.
A prefeitura já publicou o edital de Licitação do Pregão Presencial para contratação de empresa no fornecimento de aluguel de caminhão 3/4 para transporte de combustível no atendimento às demandas da secretária Municipal de Educação de Chapada.
A sessão será realizada no dia 05 de julho, a partir das 9h30 na sala de licitação. O edital e anexos estarão disponíveis no site da prefeitura a partir do dia 22/06/2017.
Os editais completos poderão ser retirados no site da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/MT, por meio do endereço; www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br, na opção “Últimas Publicações de Documentos” ou diretamente no Setor de Licitação e Contrato da prefeitura, no endereço; Rua Tiradentes, nº 166, centro.
Informações no setor de Licitação e Contratos, das 13h às 18h, pelo telefone (65) 3301-1570 ou pelo e-mail licitachapada@gmail.com
Prefeita Thelma e vice Osmar vão a Brasília buscar recursos para estradas e pontes

Eles estiveram no Ministério da Integração Nacional reunidos com o secretário Nacional da Defesa Civil e o deputado Valtenir para solicitar liberação dos recursos para estradas e pontes destruídas pela chuva 
A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB) e o secretário Municipal de Obras, Osmar Froner de Mello, participaram de uma audiência nesta desta quarta-feira (21), em Brasília, com o secretário Nacional da Defesa Civil, Cel. Renato Newton Ranlow, no Ministério da Integração Nacional. 
A visita teve o objetivo de analisar o plano de trabalho de reconstrução das pontes danificadas pelas chuvas, que provocou a situação de emergência, decretada pela prefeita e reconhecida pelo Governo Federal.
Conforme o secretário Municipal de Obras, as pontes incluídas no pedido foram às do Rio Manso, de 70 m e 112 m; Rio Jangada de 35 m; Pedra Grande, de 20 m; Rio da Casca, de 25 m. Essas pontes serão de concreto, por isso o valor chega a 6,3 milhões. Segundo Osmar o órgão vai concluir a análise técnica para posterior empenho. “Existe uma dificuldade de recursos financeiros para atender os 31 municípios de Mato Grosso em estado de emergência, mas o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) garantiu que irá atuar junto ao Ministério do Planejamento para liberação de dotação orçamentária e financeira”, salientou a prefeita Thelma.
 Em relação às pontes de madeira danificadas pela chuva, a prefeita solicitou ajuda da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Ela foi informada que as reformas das pontes de madeira estão sendo licitadas.
CONVITE
Chapada terá ensino em tempo integral  Lançamento acontece nesta quarta-feira (21), as 10 hs, com a presença do secretário estadual de educação, na escola estadual Cel.  Rafael de Siqueira. 
O secretário de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, juntamente com a prefeita Thelma de Oliveira (PSDB), lança na manhã desta quarta-feira (21), o ensino em tempo integral na Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira, no centro da cidade. Em seguida o secretário e a prefeita irão visitar a área pública onde será instalada a Escola Técnica Profissionalizante. 
A implantação do ensino em tempo integral compreenderá, inicialmente, o Ensino Médio e faz parte do Pró-Escolas, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) que abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino e inovação, com foco na melhoria da aprendizagem.
O ensino em tempo integral será realidade em 14 escolas da rede estadual e contemplará cinco mil estudantes de seis municípios. 
As 14 unidades estaduais foram escolhidas após um criterioso trabalho de seleção feito por técnicos da Seduc, que realizaram vistorias para análise das estruturas e, sobretudo, estabelecer diálogos com a comunidade escolar, entre alunos, professores e diretores.
As unidades que estão adotando o modelo passarão por adequações na estrutura física, para instalação de laboratórios, renovação de quadras poliesportivas e refeitórios. Para a implantação do projeto, que precisou ser validado antes pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado receberá R$ 10 milhões por ano do Governo Federal. Esse valor deverá ser investido em 11 das 14 escolas. Outras três serão mantidas com recursos da própria Seduc.
No ensino de período integral, os estudantes recebem três alimentações diárias (café da manhã, almoço e lanche) e passam a ter um acompanhamento mais próximo por parte dos professores, para reforço do conteúdo ofertado em sala de aula.
FINALIDADE
Uma das principais finalidades da implantação do modelo será a de reduzir os índices de evasão escolar. Para estimular a aprendizagem, a grade curricular também deverá passar por algumas mudanças.
Prefeitura de Chapada realiza pregão para tapa-buraco nesta quinta-feira 
Após o pregão, a prefeitura vai lançar uma operação tapa- buracos na cidade. 
A prefeitura de Chapada dos Guimarães realiza nesta quinta-feira (22), a partir das 9h30, o pregão presencial, tipo licitação de menor preço, para contratação de empresa para a operação de tapa-buraco em ruas e avenidas da cidade com massa asfáltica.
Para informações entrar em contato com o setor de licitação pelos telefones (65) 3301-1570 ou pelo e-mail licitachapada@gmail.com. O atendimento é das 13h às 18h.
O endereço para a retirada do edital completo é no www.chapadados guimarães.mt.gov.br, na opção “Últimas Publicações de Documentos”, ou diretamente no setor de Licitações e Contratos, na Rua Tiradentes, nº 166, centro.
A secretaria Municipal de Obras ressaltou que após a licitação já inicia a operação tapa-buraco na cidade.
Ginco assina termo de compromisso com a prefeitura para o Florais da Chapada 
No termo consta a revitalização e iluminação do campo de futebol e a revitalização da quadra poliesportiva para o bairro Aldeia Velha
No dia 12 de junho a prefeitura de Chapada dos Guimarães assinou o termo de compromisso com a empresa Gincopaládio Incorporações Ltda., em relação ao condomínio horizontal na entrada da cidade em frente ao bairro Aldeia Velha, denominado Florais da Chapada.

A área destinada para o empreendimento é de 30 hectares, com 400 lotes em média de 300m². Neste termo, definiram medidas e intervenções necessárias para potencializar os efeitos positivos gerados pelo empreendimento, bem como medidas compensatórias de cunho social e urbanístico, diretrizes e procedimentos tributários, com base na legislação e de modo transparente.

A Incorporadora se compromete em elaborar, em parceria com o departamento de Engenharia e Projetos da prefeitura, no prazo de 120 dias, a partir da emissão do alvará de construção do empreendimento, o projeto de revitalização e reforma da Praça de Esportes, localizada no bairro Aldeia Velha, empregando uma quantia de R$250 mil, sendo que o projeto deverá ser apresentado à secretaria de Planejamento, com cronograma físico/financeiro para acompanhamento e aprovação desta secretaria. O período de execução das obras não poderá ser superior a 12 meses.

Conforme o projeto, ele terá que contemplar revitalização e iluminação do campo de futebol e revitalização da quadra poliesportiva.

A prefeitura de Chapada dos Guimarães montou uma equipe, formada pelas secretarias de Planejamento, Finanças, Procuradoria, Meio Ambiente, SAAE, Obras e assessoria do gabinete, para acompanhar todo o processo do empreendimento Florais da Chapada. A arrecadação estimada inicialmente, em ITBI e IPTU, deverá ultrapassar os  de 300 mil reais 
A empresa Ginco seguirá rigorosamente as Leis de Responsabilidade Social e Ambiental, respeitando os limites de 50 metros das nascentes e de 30 metros de riachos, assim como destinar 1% do valor do empreendimento para a responsabilidade social, conforme está previsto em lei.