Correio Francisquense

Correio Francisquense Follow

O Correio, desde 2013, busca firmar a proposta editorial. Na prática, valorizar o cidadão francisquense como agente transformador da sociedade.

http://www.correiofrancisquense.com.br/

972 Followers  497 Follow

Share Share Share

Na segunda-feira (15), após denúncia de pesca irregular, a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou uma embarcação na praia da Enseada, onde foram apreendidos 25 kg de camarão e equipamentos de pesca. Já na quarta-feira (17), em fiscalização nas proximidades da Ilha dos Tamboretes, outra embarcação foi fiscalizada praticando o mesmo ato, mas, desta vez, os pescadores, ao avistarem a embarcação da PMA, dispensaram no mar o produto pescado, sendo apreendidos somente os petrechos de pesca.

Em ambas as oportunidades os pescadores foram autuados por praticarem a pesca em período de defeso conforme prevê a Instrução Normativa IBAMA no 189/08, a qual proíbe anualmente de 1º de março a 31 de maio a pesca de arrasto com embarcação motorizada em todo o litoral catarinense.

Concomitantemente, foi aberto processo administrativo para apuração dos fatos. A Polícia comunicou o Ministério Público Federal, órgão responsável pela apresentação de denúncia referente aos crimes de pesca, e oficializou ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, uma vez que pescadores artesanais recebem o seguro defeso durante os meses em que a pesca é proibida.
O evento gospel Adora São Chico, que será realizado hoje (18), vai trazer para o município o show nacional do cantor Ton Carfi, conhecido pelas músicas Creio em Ti, História de Davi, e muitas outras. As apresentações iniciam às 19h30, no Aterro da Babitonga. O evento, que está em sua segunda edição, tem como objetivo trazer para a cidade uma noite de louvor e adoração, unindo em um único espaço diferentes igrejas.

Além do show nacional, o evento, que é organizado pelo pastor Israel Coutinho, contará também com a apresentação musical de Emanuel Alex e Banda, da dupla Daniel e Kawana e do Cantor Júnior, de Barra do Sul. Nas apresentações de dança, estão na programação os grupos Rastreados por Cristo e AdorArte. Para finalizar, o evento ainda terá a presença da orquestra Clarins de Sião.
São Francisco do Sul integra a Vela Show, a primeira feira náutica dedicada à vela no Brasil, evento que vai reunir velejadores de várias regiões. A cidade, assim como Florianópolis, é um dos pontos de partida dos veleiros em flotilha com destino a Itajaí, sede do evento, que ocorre entre os dias 19 e 21 de abril. Os veleiros já estão no município para a recepção e confraternização marcada para hoje (18), no Clube Náutico Cruzeiro do Sul, às 18h30.

A Secretaria de Turismo estará  orientando os visitantes sobre opções de passeios, alimentação, hospedagem, entre outros serviços. São esperados para o Vela Show em São Francisco do Sul cerca de 30 embarcações. O Vela Show é totalmente dedicado à vela náutica, aos amantes das competições de vela, aos que velejam por lazer e aos interessados na indústria da navegação à vela. Os veleiros ficarão na cidade até amanhã (19), quando seguem o roteiro para Itajaí.
A audiência pública, marcada para o dia 25 de abril, no Cine Teatro X de Novembro, para apresentação da minuta do Projeto de Lei Complementar referente ao processo de revisão do Plano Diretor se aproxima. E com ela, as etapas finais de um importante passo para o planejamento territorial e urbano da cidade. A previsão é de que o Plano esteja pronto para ir à Câmara de Vereadores em outubro deste ano.

O prefeito Renato Gama Lobo colocou o Plano Diretor como uma de suas metas para o terceiro ano de gestão. Nele, ele destaca a verticalização como mudança importante para o município. "Não é atraente para o empreendedor vir a São Francisco e explorar a construção civil empreendendo no município hoje. Um terreno na frente da praia pra fazer um edifício de apenas três, quatro andares é muito pouco", conta.

Confira matéria completa no Correio Francisquense. Clique no link da Bio.
O prefeito da Renato Gama Lobo concedeu uma entrevista para o jornal Correio Francisquense sobre situação do município em diversos setores como a mobilidade, a regularização fundiária e os investimentos para o ano de 2019. Confira a matéria completa no site do Correio Francisquense. Clique no link da Bio.
A 31ª Festilha foi considerada por grande parte do público como a melhor dos últimos tempos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, foram mais de 55 mil visitantes entre os dias 12 e 15 de abril. A festa deste ano ainda contou com uma estrutura diferenciada, e cada barraca de entidade estava decorada como um casario do Centro Histórico. Em meio ao charme tradicionalista e cultural, a Festilha ainda teve show nacional com Marcos & Belutti, apresentação do Bolshoi Brasil, um espaço de convivência com bancos para o público, mesas compartilhadas ao invés de mesas de plástico e dois pórticos, um na entrada da festa e outro no Pavilhão Central. Entre as novidades, a gastronomia típica e as apresentações culturais continuaram fazendo a diferença.
No último dia de Festilha, o balé Bolshoi faz apresentação no pavilhão central. Assista:
Moradora denuncia esgoto da Festilha sendo jogado na Baía Babitonga 
A 31º Festilha teve uma um novo formato na estrutura dos pavilhões montados ao longo da rua Babitonga, no Centro Histórico. Uma moradora de São Chico resolveu, na tarde do último sábado (13), conferir de perto os bastidores dessa estrutura e observou que o encanamento das barracas do Pavilhão Central, no aterro anexo ao Mercado Público, terminavam para baixo do deck de madeira. Assim, toda água suja das cozinhas são despejadas diretamente na Baía Babitonga.

Michelle Coradim diz que vê isso acontecer há mais de cinco anos e desta vez resolveu denunciar. "E se repete mais uma vez, 31ª Festilha e o encanamento das barracas continua sendo jogado livremente nas águas da Baía Babitonga", explica em vídeo denúncia produzido por ela.

Leia matéria completa no site do Correio Francisquense. Clique no link na Bio.
O show da dupla sertaneja Marcos & Belutti finalizou o domingo (14) da 31ª Festilha em grande estilo. Em quase uma hora e meia de show, os cantores animaram os mais de 15 mil moradores e visitantes presentes. O show nacional foi gratuito, um presente para o público da festa.

Para a moradora Leila Cristina Rocha de Souza, esta é a melhor Festilha dos últimos anos. "Me surpreendi com a festa, superou todas as minhas expectativas. Até quem não gostava muito da Festilha, olhou as fotos dessa estrutura e dessa energia maravilhosa e quis vir pra cá", afirmou.

Confira matéria completa no site do Correio Francisquense. Clique no link da Bio.

#MarcoseBelutti
🎉ANIVERSÁRIO DE SÃO CHICO

Confira o momento quando Lucas G. , cantor francisquense, sobe ao palco e canta "Dona Maria" junto com Marcos e Belutti.
O Correio Francisquense entrevistou a secretária de Turismo, Jamille Freitas. Confira a expectativa dela para a Festilha deste ano: #Festilha #SãoChico
O coral Nossa Senhora de Lourdes também está na Festilha. Confira os pratos que estão à venda: #Festilha