Cozinhando para 2 ou 1

Cozinhando para 2 ou 1 Follow

Diário gastronômico de uma jornalista comilona: Luciana C., 37, intolerante à lactose.
São Paulo + Mogi das Cruzes/SP
RECEITAS NO BLOG, LINK ABAIXO 👇

https://www.cozinhandopara2ou1.com.br/

68,690 Followers  999 Follow

Share Share Share

Das coisas que amo: chegar em casa cansada e explorar a geladeira sem ideia do que vai sair. Homus com um restinho de cenoura que já estava cozida e grão de bico de lata mesmo (TEM RECEITA NO BLOG). Um quase tabule (TAMBÉM TEM RECEITA NO BLOG) com bastante salsa, pepino e um tiquinho de tomate. O pão sírio já mais velhinho vira croutons crocantes (VEJAM SÓ, TAMBÉM JÁ ENSINEI NO BLOG COMO FAZER). Aí entrou alface e coalhada seca (ADIVINHA ONDE TEM RECEITA?), que nunca falta em casa.
Sem contar esse prato delicioso, cozinhar (mesmo que sem fogo!) distrai e limpa a mente. Terapia mais gostosa não existe! 😉
O dia de hoje pediu este #poke lindo!
Que nosso prato seja sempre muito colorido. Que nossa vida seja cheia de cor. Que possamos aprender a respeitar as diferenças e que o amor seja maior que o preconceito, sempre. 
#lovewins #loveislove
Domingão ensolarado com ventinho frio anuncia que o inverno chegou mesmo. Para o #DesjejumCP2ou1 de hoje, uma crepioca (TEM RECEITA NO BLOG!) meio desmilinguida recheada com homus (TAMBÉM TEM RECEITA NO BLOG!), pistaches, café coado na hora, suco de laranja e um caqui desmanchando de maduro (e bem docinho!). Bom dia, Brasil!
Levando a sério as recomendações da nutri e incluindo na minha alimentação uma bela porção de carne, cheia de ferro e proteínas e vitamina B12. 🤣
Dentro de um pão brioche com casquinha de parmesão, uma mostarda deliciosa, cheddar crocante, alface e tomate.
Nesta mesa temática #StrangerThings da hamburgueria que também tem mesas do Harry Potter, do Grey's Anatomy, do Mario Bros, dos Pokemons e com tantas referências da cultura pop que não dá nem pra identificar tudo, muito legal! Ah, e sem contar que o burguer é muito bom, vale a pena!
O dia começou bem cedinho hoje, com direito a homus (TEM RECEITA NO BLOG) no pão sírio, nozes, mexerica, suco integral de uva e café. Como tem tempo até o almoço, acabei deixando as nozes para comer com o iogurte de lanche.

O homus é uma boa alternativa de pastinha para o café da manhã pois o grão de bico tem proteínas, ferro e minerais, além de triptofano, que aumenta a serotonina (como o chocolate) e deixa a gente mais felizinha até quando precisa madrugar! Para mim, que tenho intolerância à lactose, é perfeito.

Já segue a #DesjejumCP2ou1 para se inspirar com ideias e combinações diferentes para seu café da manhã ficar ainda mais gostoso?
Este prato é pras nutris louvarem de pé! [mas se faltou alguma coisa, me avisem please 😉]
.
"Arroz" de couve flor, que também é rica em ferro (TEM RECEITA NO BLOG!), legumes refogadinhos no azeite com tomilho (abobrinha, tomate, berinjela e pimentões), salada de rúcula e uma tentativa de búrguer de lentilha com gergelim e farinha de linhaça (que ficou gostoso mas não deu muita liga, preciso melhorar a receita antes de compartilhar).
Com um pouco de ketchup, sim!
.
P.S.: eu como porque acho gostoso mesmo, tá? Ninguém está me obrigando a nada, inclusive fui eu que fiz e ficou ótemo. 😍
Cuscuz de milho (TEM COMO PREPARAR NO BLOG!) com queijo coalho ralado e um pouquinho de manteiga ghee. Ovo mexido super cremoso (TEM COMO PREPARAR NO BLOG!) com cebolinha da horta e amendoins. Cafezinho, pera e suco de laranja. O que mais você precisa para um belo #DesjejumCP2ou1?
Por aqui seguimos firmes nas dicas da nutri para consumir mais frutas e mais proteínas no café da manhã.
Muita gente me pergunta por que incluo sempre oleaginosas nos meus desjejuns, então vou explicar aqui. As nuts ou oleaginosas são excelentes fontes de nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo, como proteínas, vitaminas e minerais, além de ômega 3.
Como tem gorduras saudáveis e fibras, ajudam também na saciedade.
Minhas preferidas são a castanha de caju, a amêndoa e o pistache, mas procuro variar sempre pois cada uma possui uma combinação diferente de nutrientes, incluindo nozes, castanhas do Pará, amendoins e até a brasileiríssima castanha de baru, bastante comum no nosso cerrado.
E você, consome oleaginosas no seu dia a dia?
Inverno batendo na porta, eu só penso em fondue. Este aqui é feito com queijos brasileiros, mais acessíveis que os importados. Para acompanhar, pão italiano, biscoito de polvilho, tomatinhos, brócolis branqueado,  cenourinhas e pepinos em conserva.
👉 A RECEITA JÁ ESTÁ NO BLOG: acesse o cozinhandopara2ou1.com e coloque o nome da receita na busca ou clique direto no link dos stories/destaques.
Para o feriado, um almocinho delicioso e bem fácil de preparar: risoto de bacon com espinafre.
Um dos puxões de orelha que levei da nutri foi a baixa ingestão de ferro e ela sugeriu um bife pelo menos duas vezes na semana. Não sou vegetariana nem tenho nada contra o bife, mas acho que já deu para perceber que não sou a maior consumidora de carne, né?
Então, combinamos que incluiria nas minhas refeições mais folhas escuras (principalmente o brócolis, a couve, o agrião e o espinafre), e também reforçaria o consumo de grãos e leguminosas, não esquecendo das oleaginosas.
Mesmo que a gente já tenha aprendido a fazer escolhas mais equilibradas e saudáveis, é sempre bom consultar um profissional para nos ajudar a perceber o que ainda não está bom, entender onde estamos errando e descobrir novas possibilidades.
Hoje é feriado, estou trabalhando (em casa, mas estou) e queria uma comidinha bem gostosa. Aí deu para combinar o risoto delicioso com as folhas de espinafre (1 xícara e meia!!!) e o resultado ficou simplesmente ótimo.
[Ah, e antes que reclamem do bacon, ninguém aqui está falando sobre restrições, ok? 😉]
A receita completa #vaiproblog em breve.
O plano hoje era acordar às 10h30, mas quem disse que eu consegui? Pois então tivemos um super café da manhã com pão sírio e tapenade de azeitonas (TEM RECEITA NO BLOG), iogurte com farinha de linhaça dourada (dica da nutri, que quer que eu coloque mais proteína no meu #DesjejumCP2ou1), maçãzinha, suco integral de uva, o café coadinho na hora e castanhas de caju. Bom feriadão, pessoal! 😍
Rolinhos de lasanha com recheio de ricota com molho pesto e gorgonzola, com um molho de tomate caseiro bem pedaçudo e temperadinho. Para voltar à rotina já com uma receitinha especial para uma #SegundaSemCarne super especial.
👉 A RECEITA JÁ ESTÁ NO BLOG: acesse o cozinhandopara2ou1.com ou clique direto no link dos stories/destaques.
Para o almoço de domingo, temos polenta cremosa com ragu de cogumelos. Ô coisa boa!
Esta é uma das "Receitas de inverno para aquecer a alma até nos dias mais frios da estação", o livro que a minha amiga @francinhacooks acabou de lançar.
Eu já comprei o meu e é óbvio que esta teria que ser a primeira receita testada (e aprovadíssima!).
Se eu fosse você, também correria lá no perfil da @francinhacooks para garantir o seu #livrofrancinha. A versão digital pode ser adquirida a qualquer tempo mas quem preferir a impressa, como eu, precisa correr pois ela vai produzir de forma totalmente independente uma edição limitada disponível até o dia 23/06.
Está extremamente lindo e, além das 14 receitas, tem ainda dicas completas de substituições e adaptações, técnicas culinárias e extras como preparar caldo caseiro, massa de torta ou quiche, molhos e muito mais. Vamos valorizar o trabalho de quem faz bem feito!