Dentro Dela Tem - Flá Costa

Dentro Dela Tem - Flá Costa Follow

Reflexões do dia a dia, maternidade, literatura. Um pouco de mim registrado, pois sou apaixonada por memórias. As minhas, e por que não as suas? ♡

http://www.dentrodelatem.com/

848 Followers  625 Follow

Share Share Share

amadurecimento.
.
poderia dizer que foi engrandecedor. desafiador. que foi cheio de crescimento. que foi bom, cheio de aprendizado. mas escolhi essa palavrinha aí. e a sua, qual é? compartilha aqui 👇! .
.
#frasesdevida #textos #reflexoes #refletindoavida #frasedodia
📖 Trecho de "Ensaio sobre a lucidez", de José Saramago. E diante deste trecho, essa obra poderia ter outro nome? .
.
Você já tentou ler Saramgo? Já leu este livro? Estou na metade e amando, apesar da dificuldade. Esse homem nunca me decepciona! .
.
#livrosemaislivros #leituradomes #lendo #trechosdelivros #frasesereflexões
eu sempre quis ter um parto normal. .
.
mesmo quando menina, sempre idealizei esse momento, primeiro motivada pelas mocinhas fazendo força nas novelas e depois por pesquisar e perceber os benefícios que este parto traz para mãe e bebê. não foi possível. .
.
hoje, um ano depois, falo no assunto com facilidade. acho que fui enganada por um médico em quem confiei e que no final das contas, fez o que era o melhor pra ele, sem respeitar minha vontade. se pudesse voltaria no tempo, buscaria outro e talvez até tivesse que passar pela cesárea mesmo, mas teria ao menos minha vontade de tentar respeitada. o fato é que: eu não sou menos mãe por ter feito uma cesárea.
.
.
"mas claro que não!", você pode dizer. eu também acho. mas o mundo não pensa assim, não. muitas mulheres, inclusive, se não desprezam a cesárea, supervalorizam o parto normal tornando aquelas que conseguem realizá-lo supermães. que são! mas não mais do que eu fui. não mais do que foi minha mãe, que passou por duas cesarianas. a dor também vem com o corte que atravessa 8 camadas, com a cicatriz que te lembra um ano depois do que seu corpo foi capaz. porque ele foi. ele gerou uma vida, alimentou, abraçou e resistiu às dores do pós parto, ao medo de tomar banho, à maldita cinta no primeiro mês. ele fez o que tinha de ser feito e trouxe um ser humano novinho ao mundo. seu corpo conseguiu.
.
.
esse post não é uma ode à cesárea. é uma ode ao parto. não importa qual tenha sido, se ocorreu como você escolheu, se não deu, se foi cesárea agendada porque você tinha medo ou se foi normal às pressas. foi seu. seu e do seu bebê. somos todas incríveis por parir. não importa como. não importa de que jeito. nem mesmo se o parto que você fez foi realizado com o coração (já pensou a mamãe que adota, qual a emoção de pegar a certidão na mão?). você conseguiu. o filho é seu. e quero ver quem consegue me convencer, ainda que nas entrelinhas, que fui menos capaz por ter essa cicatriz. dia 04 de julho de 2018 eu pari. você também, viu? a gente conseguiu! .
.
.
📸 @laborbylex
.
.
#maternidadereal #cesárea #maternandocomamor #maedemenina #planodeparto #partonormal #partocesarea #maternagem
tá bom, dormir segue sendo positivo. mas e o resto? não vem me dizer que a gente fica mais bonito que se eu tirasse foto de mim agora, patrulha da moda se recusaria a me ajudar (havaianas e meias, mil blusas incompatíveis pra ver se esquenta e blablabla). depois de ter filho então, com o frio vem também o nariz escorrendo, a tosse e o desespero de mãe. e vocês? para qual time torcem?
.
.
.
#friaca #inverno #refletindo #maedeprimeiraviagem #textosdoinsta
férias mode on 💝🎉🍀
.
.
.
alguém conhece algo melhor?
.
.
.
#segundou #frasedodia #celebrandoavida #levezadaalma #leidavida
o luto é uma lição. .
.
.
#pensamentododia #frasedodia #valorizandoavida #reflexão #frasesdereflexao
nos últimos dias minha pequena ficou doente. .
.

não foi a 1a vez, mas sem dúvida, foi a mais assustadora. vômitos, estado febril, noites maldormidas, recusa pra comer e mensagens desesperadas para a pediatra resumiram cinco dias de exaustão. eu achava que já tinha sofrido na vida. sabia de nada. .
.
pois lembra na adolescência quando quebraram seu coração e você achou que nunca mais ia conseguir respirar?  perto disso? brigadeiro! aquelas pedras nos rins no meio da gestação, quando o remédio lhe foi privado pois poderia fazer mal pra ela? água com açúcar! bico rachado, puerpério ferrado? suco de limão sem adoçante. porque todas as dores da sua vida até aqui eram suas e ninguém vai dizer que foram fáceis, mas você conseguia engolir. nada se compara com o medo de saber que a dor do seu filho é ele que sofre e, pior que  isso,  não há nada que você possa fazer a respeito. .
.
olhar para aquele que tem seu coração e enxergar naqueles olhinhos o incômodo, a dor, a fraqueza...mãe que sobrevive a esse momento deveria entrar no guiness book. me fez questionar minha força e categorizar: não dá pra ser mãe sem fé. quem consegue passar pela maternidade sem recorrer a Ele com reza brava, oração, vela e socorro para que faça aquilo que você não consegue fazer, é um ser de outro mundo e merece meu espanto. eu precisei dEle, dEla e de todos os santos e quem mais me apresentassem. 'tira dela e põe em mim, Senhor'. quantas vezes ouvi minha mãe dizer essas palavras? chegou minha vez e saíram sem que eu pudesse perceber. .
.

nos últimos dias minha pequena ficou doente e eu me descobri impotente. e de todas as coisas que já me assustaram na maternidade essa é a que mais me aterroriza. indubitavelmente. .
.
📸 @householdmagny
A primeira vez que ouvi falar nesse livro foi por indicação da lindeza @analubussular que tem um excelente canal do youtube com dicas literárias. Achei a resenha interessante, mas a esqueci nos confins da mente 🤷‍♀️.
.
.
Há algumas semanas, porém, a @amazonbrasil fez uma promoção relâmpago e esse livro apareceu por R$6 (seis reais!). Nem vi meu dedo clicando no comprar e minutos depois já estava lendo no meu kindle. .
.
O título por si só já diz tanto sobre sua narrativa! A personagem principal é a própria Maya Angelou, que tornou esse livro uma espécie de autobiografia. E meu Deus, como dói saber disso. Angelou vivencia a crueldade do ser humano em todos os âmbitos possíveis e imagináveis, com pais ausentes, uma avó religiosa demais e um irmão que era tudo que ela conhecia como amor. Além disso, Maya mostra com muita clareza, sem ter isso como objetivo, o quanto o racismo é presente. O que só torna a narrativa mais triste - quase não há indignação em passagens de racismo que me fizeram fechar o kindle por alguns instantes, apenas mostrando como ele era... comum. Parte de sua realidade. .
.
Maya Angelou sofreu abusos na infância e isso é relatado com detalhes que me doeram a alma. Para aquelas que são sensíveis ao assunto, não sei se é uma boa pedida, visto que fiquei mexida com a leitura desta parte específica durante dias e nunca tive o abuso como parte da minha história. Esse fato aproximou bastante a autora do livro da apresentadora Oprah Winfrey, que abre esse livro de maneira primorosa. O final porém, me decepcionou um pouco, confesso. Achei abrupto e repentino, como se a autora não tivesse tido tempo de finalizar. Fiquei com a sensação que faltou pelo menos um capítulo de encerramento. .
.
Vale a leitura? Muito! Indico? Muito! Mas peço que tenha cuidado ao ler e entenda que jamais vai olhar para uma gaiola da mesma maneira. Pássaro que canta lá dentro, não é bonito. É triste. .
.
📖 Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola
Maya Angelou
⭐⭐⭐⭐
dedos
.
.
.
#poesiadodia #textododia #precisavaescrever #mulheresqueescrevem #sondospoemas #poetizandoavida
e eu não sei que horas vou dormir
ou quando vou tomar banho
minha janta foi um miojo
e eu ainda tenho o Excel me esperando 
pro balanço do mês

ainda assim: 
o céu é aqui. 
#maternandocomamor #maesreais #maternidadereal #maedemenina #amordemae
quando eu me esforço
e coloco toda minha vontade em ser melhor para jogo
não significa que eu serei melhor
significa que eu estou tentando

e se você não reconhece
meu esforço em
tentar
eu jamais chegarei a
ser

vai matando aos pouquinhos
minando a vontade
até não sobrar nada
e eu não quero
eu quero que sobre
tudo

tudo que podemos ser
tudo que fomos
mas especialmente
tudo que somos
porque a gente se aceitou lá em cima
desse jeito, não foi?
foi com os defeitos, não foi?
não consigo mais mudar
nem sei se quero
porque aí eu não serei mais aquela
para quem você jurou amor
eu sou assim
e entre os vidros
sei que sou flor

para onde você prefere olhar?
...
...
... rupi kaur me inspira a ter coragem de postar os meus pobres versos. .
.
.
Maio 2019
.
.
📸 @meftunbirokur_
ou mãe do agora. você já deve ter percebido que  junto com a notícia da chegada do seu pequeno, nasceram ainda antes dele (ou dela!) milhares de palpiteiros. e eu vim aqui pra te contar: vai piorar. .
.
sim, cara amiga, eles são piores que cupim. estão em todos os lugares se achando na posição de te dizer o que você deverá fazer. te dirão que o nome do seu filho é muito grande, ou muito diferente, ou comum demais - sem você nunca dar abertura pra isso. te dirão que a cesárea é melhor que o parto normal (ou vice-versa), que você nunca mais vai dormir, que seu casamento, coitado, vai ficar de lado e quase ruir. .
.
e quando seu pequeno estiver no seu colo e as olheiras tomarem conta do seu rosto junto com o desespero da amamentação, alguma mulher ainda vai conseguir olhar pra você e dizer que aquele momento é maravilhoso, que ela não sofreu com absolutamente nada, que foi o melhor instante da vida dela. .
.
e conforme eles crescem, eu te digo, piora. pois se aos 6 meses você decidir colocá-lo em uma escolinha, te dirão que ele é muito pequeno e que vai sofrer, tadinho. mas se você disser que vai pausar sua carreira pra cuidar dele integralmente, dirão que você nasceu no século errado, onde já se viu? e deixar com a vó? cuidado! vai ficar mimado. .
.
geralmente são as mesmas pessoas, atente-se! se o seu filho com um ano não anda, o dela andou com nove meses, inteligente que era! e se no meio de um aniversário seu filho não quiser comer e você recorrer à galinha pintadinha, dirão que a recomendação é que só aos dois anos as crianças deveriam ser apresentadas às telas.

e se seu pequeno estranhar as pessoas, pois está em um ambiente diferente, dirão que ele é manhoso. se chorar, é chorão. se por algum motivo ele se incomodar e quiser só o seu colo, terão a capacidade de falar rindo na frente de todos que ele está virando um bichinho do mato.
.
.
mas não se importe, querida mamãe, ignore. enquanto falam diante de toda sua indelicadeza, desligue-se feito botão do filme clique. respire fundo e se não adiantar, Deus perdoa: xingue. não foi você que chamou o sem noção pro ringue. 😉
.
.
📸 @mmmorganne
#maternidadereal #maesdoinsta #maternando #maes2019 #textoparamamaes