Diário de Petrópolis

Diário de Petrópolis Follow

Há 64 anos construindo uma relação de confiança com a população petropolitana, trazendo as principais notícias da cidade.

http://www.diariodepetropolis.com.br/

23,605 Followers  31 Follow

Share Share Share

O Hortomercado Municipal, que carrega o nome de José Carneiro Dias, jornalista e empresário bem sucedido da cidade, foi fundado dia 17 de agosto de 1989. O estabelecimento, de grande importância para o município, completou seus 30 anos ontem e recebeu a visita de figuras como a do prefeito Bernado Rossi, do Secretário de Agricultura, Eduardo Lopes, entre outros. Imagens: Alcir Aglio e Antônio Reuther
O Parque São Vicente é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis. Seja por suas belezas naturais da Mata Atlântica ou até mesmo pelo seu passeio propriamente dito.

Aliás, um dos seus principais pontos é a rampa de vôo livre, que é um dos esportes mais práticados desde a Grécia antiga.

Na mitologia grega, para fugir do labirinto onde estavam presos, Ícaro e seu pai Dédalo constroem asas artificiais com cera de abelha e penas de gaivotas. Ícaro, apesar de ter sido alertado por seu pai sobre voar próximo ao Sol, tomado pela sensação de liberdade, voou muito alto e o calor do Sol derreteu a cera de suas asas causando sua queda no mar Egeu. Durante muito tempo, o domínio dos ares foi considerado uma dádiva divina, da qual somente os deuses e alguns animais poderiam desfrutar. Até que este anseio começou a se materializar na forma de estudos embasados por conhecimento científico que rumavam em direção à concretização do sonho de voar, que pode ser alcançado através de aviões ou asas delta, parapentes entre outros nos dias atuais.

Assim, a rampa do Parque São Vicente, se torna um dos lugares mais visitados de setembro a janeiro, graças a sua bela vista e posição estratégica para quem gosta de um belo por do sol ou para voar.

Foto: João Vítor Brum.

Envie sua foto ou sugestão para o número: (24) 98864-0574
Você sabia?
Fundada em 1875 para atividade têxtil, e fechada durante os anos de 70, a antiga fábrica de tecidos São Pedro de Alcântara (Companhia Fábrica de Tecidos São Pedro de Alcântara) funcionava como um "relógio" para a cidade, principalmente para a crianças. Às 7h, quando o primeiro apito da fábrica soava, era horário de ir para a escola. Às 12h, com o apito do almoço, se sabia que era a hora de sair. Características de uma cidade industrial. Atualmente, a fábrica serve como estacionamento.

Foto do @serradronepetropolis 
Envie sua foto para: (24) 98864-0574
Você sabia?
inaugurada em 1874, a Paroquia do Sagrado Coração de Jesus nasceu da vontade dos colonos alemães católicos de possuir um templo próprio, concretizada com a chegada do Padre Teodoro Esch.

Foto do @serradronepetropolis 
Envie seu registro para o número: (24) 98864-0574
Manhã movimentada para os bombeiros de Petrópolis.

Vídeo: Comandante Gil Kempers
Chove no centro de Petrópolis neste momento. A temperatura é de 11°. A foto é de Lucas Gomes.

Envie sua foto para o número (24) 98865-0574
Você sabia?
Em frente ao hotel Quitandinha, existe um lago em formato do mapa do Brasil, mas de cabeça para baixo em relação a posição do hotel. A região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul ficam do lado esquerdo do lago, no meio do lago á um bico que pertence a Região Sudeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, já a parte direita está região Nordeste. O farol no mapa representa a Ilha de Marajó.

Foto do @serradronepetropolis 
Envie seu registro para o número: (24) 98864-0574
A frente fria chegou a Petrópolis. Chove no Centro da cidade nesse momento. De acordo com o Climatempo, 19° e a expectativa é de que a temperatura caia conforme vá anoitecendo.

Foto de Lucas Gomes
Envie sua foto para: (24) 98864-0574
Morre João Carlos Barroso, ator conhecido por trabalhos como Roque Santeiro, Estúpido Cupido e Sol Nascente. O ator morreu após complicações em um câncer, o qual ele já vinha lutando contra há algum tempo. O último trabalho de João Carlos foi a novela Sol Nascente, onde ele interpretou o delegado Mesquita. Além disso, o ator já participou do Zorra Total e do seriado dos Trapalhões.
Você sabia?
O Castelo de Itaipava foi construído na primeira metade do século XX, entre 1922 e 1924 pelo Barão de Vasconcelos. Foi projetado por Fernando Valentim e é inspirado nos antigos castelos medievais europeus. Todo o material envolvido na construção do castelo veio da Europa. De Portugal, vieram os blocos de pedras; da França, o telhado de ardósia; da Itália, o mármore. Além disso, os vitrais do castelo são da Áustria.

Ao todo, o castelo tem 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, sete banheiros, bibliotecas, salões, torres, terraços e vários quartos de hóspedes. Atualmente, o castelo é alugado para a realização de eventos e já foi cenário de vários filmes e novelas.

Foto do @serradronepetropolis 
Envie seu registro para o número: (24) 98864-0574
Frente fria irá retornar a Petrópolis. De acordo com o Climatempo, a temperatura mínima deverá ser de 6° na próxima sexta-feira (16). Foto: Divulgação
Você sabia?

O Obelisco de Petrópolis foi construído em homenagem ao primeiro centenário de Petrópolis e também em homenagem aos alemães fundadores da cidade.

O Obelisco tem 20 metros de altura e em sua base estão afixadas quatro placas de bronze com dados históricos, e uma com o emblema do imperador D. Pedro II. O monumento é tombado pelo Inepac. Em 2013, o Obelisco passou por uma série de restaurações, que incluíram desde a recolocação da ponta do monumento que havia sido derrubada pela empresa responsável pela decoração de Natal após retirar os enfeites, até a reparação de fissuras, recuperação das placas de bronze e limpeza da estrutura.

Foto do @serradronepetropolis 
Envie seu registro para o número: (24) 98864-0574