#40AnosComVocê

#40AnosComVocê Follow

Educadora FM Bahia. Sintonize 107.5

http://www.educadora.ba.gov.br/educadoraonline

2,719 Followers  907 Follow

Share Share Share

O violão-tenor, instrumento de origem norte-americana que foi fixado na Música Instrumental Brasileiro pelo carioca Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, é o destaque do Encontro com o Chorinho deste domingo. No roteiro, choros de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luiz Americano, Waldir Azevedo e Benedito Lacerda.

Acompanhe! #EncontroComOChorinho domingo (09), às 8h, na 107.5 Educadora FM 🎶 
Ouça também online pelo Portal. 🎧📻 #EducadoraFMBa #SeÉBomAGenteToca
O Tambores da Liberdade deste sábado (8) festeja Nossa Senhora da Conceição, sincretizada com o Orixá Oxum. O programa também traz ao estúdio o cantor baiano Dante Oxidante para bater um papo musical com os apresentadores Petros Nobre e Jaci Trindade.
Programe-se! #TamboresDaLiberdade - todos os sábados, às 18h, na 107.5 Educadora FM ou ouça online pelo Portal.

#EducadoraFMBa #SeÉBomAGenteToca
O som do cantor, compositor e instrumentista santo-amarense Roberto Mendes é destaque no Especial das Seis desta sexta (7). O artista se apresenta ao lado do filho João Mendes e do sobrinho Gustavo Caribé, dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 20h30, no Café Teatro Rubi, em Salvador, com o show: “Chulas, um Canto em Família”.
Nesta edição vamos ouvir algumas canções marcantes na carreira de Roberto Mendes, reconhecido como um importante divulgador e pesquisador da cultura e das tradições do recôncavo da Bahia. Você vai poder ouvir músicas como “Massemba”, “Deu Saudade”, “A Beira e o Mar”, e “Só Se Vê na Bahia”. Produção: Noézia Teixeira

O programa vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no Portal.
Histórias de Salvador em documentário narrado por Cid Teixeira. 
TVE Bahia digitalizou aulas do historiador que explicavam a origem de nomes de ruas e bairros de Salvador. 
Narrado por Cid Teixeira, o documentário “Toponímia da Cidade do Salvador” é uma releitura do programa de rádio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), realizado pelo historiador em 1975, e teve lançamento no dia 05 de dezembro de 2018, na Sala Walter da Silveira. 
Dirigido pela documentarista Carolina Canguçu, a obra traz explicações, curiosidades e a origem dos nomes de lugares famosos da cidade como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja do Passo, Comércio, entre outros. Desde agosto deste ano, a TVE e a Rádio Educadora FM têm exibido vídeos individuais deste projeto nos intervalos das suas programações, além de terem disponibilizado o material nas plataformas digitais dos veículos. 
Como parte da celebração dos 40 anos da Rádio Educadora FM, o projeto surgiu a partir das pesquisas e, consequentemente, digitalização do material extraído do Centro de Documentação (CEDOC) da TVE, o maior arquivo de imagens históricas da Bahia existente no Estado, além dos áudios originais do programa do historiador. 
O evento de lançamento teve a participação de autoridades, formadores de opinião do cinema, referências artísticas e culturais, historiadores, educadores e representantes de instituições e comunidades de Salvador que se identificam com a temática da produção audiovisual. 
Assista no canal da TVE Bahia no YouTube.
O Especial das Seis desta quinta-feira (06) traz como destaque “Human Race”, o mais novo trabalho do cantor de reggae Alpha Blondy. Lançado em agosto de 2018 nas plataformas digitais, o álbum traz no repertório doze faixas que dialogam com a universalidade proposta a partir do título do disco.
Você vai ouvir “Political Brouhaha”, que traz na letra a denúncia sobre as promessas eleitorais; “Nos hôpitaux sont malades”, faixa que expõe a situação trágica do sistema de saúde do continente africano, além de “Whole Lotta Love”, versão regueira para o clássico de 1969 do Led Zeppelin.

Produção: Juliana Dias

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no Portal.
Iniciando a retrospectiva de 2018, o Educadora Blues de hoje (5) traz um álbum muito celebrado pelos fãs de blues em todo o planeta: “Black Coffee”, lançado pela dupla Beth Hart & Joe Bonamassa, no dia 26 de janeiro. O programa também relembra “Three For The Road”, álbum lançado pela lenda viva John Mayall em fevereiro. 
Ouça o #EducadoraBlues às 21h, na 107.5 Educadora FM e Portal.
A TVE Bahia convida você para o lançamento do documentário "Toponímia, um resgate histórico sobre a cidade de Salvador", narrado pelo professor, pesquisador e historiador Cid Teixeira. Produzido pela documentarista Carolina Canguçu, a obra traz explicações, curiosidades e a origem dos nomes de lugares como Pelourinho, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Subúrbio, Ladeira dos Galés, Igreja do Rosário dos Pretos e Igreja do Passo, Comércio. 
Estão todos convidados! Quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 19h, na Sala Walter da Silveira.
O Especial das Seis desta quarta-feira (05) traz o último programa de 2018 da Série NEOJIBA, nosso espaço mensal dedicado à música clássica. Com apresentação do diretor musical Eduardo Torres, esta edição destaca alguns temas do repertório de dois grandes concertos que fecham o ano. Um vai acontecer no sábado, dia 15, às 16h, na Catedral Basílica, Terreiro de Jesus, e o outro no domingo, dia 16, às 11h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves.
Neste Especial das Seis você vai ouvir também “O mar e o navio de Simbad” (Primeiro movimento da Suíte Sinfônica Sherazade), de Rimsky-Korsakov e “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone.

Produção: Raísa Rodrigues e Leto Vieira

O Especial das Seis vai ao ar pela 107.5 Educadora FM às 18h e também pode ser ouvido online no portal www.educadora.ba.gov.br.
O Outros Baianos destaca a carreira do violonista e cantor Rudnei Monteiro.
No programa, Rudnei fala sobre sua carreira e comenta as faixas do seu cd "Abrigo de Canções".
Músicas executadas: Piano Submerso, Sala De Embarque, Menina Da Lua, Totem, Abrigo De Canções E Pega Que Oh!, dentre outras.

Acompanhe pela 107.5 Educadora FM, às 21h. Ouça também online pelo Portal.
Hoje é dia de #MultiParabéns 🎉 Nesta terça-feira (4 de dezembro) comemoramos os 12 anos do programa #Multicultura na 107.5 Educadora FM Bahia com um bate papo para passar a limpo o campo da cultura em 2018. Convidamos a produtora cultural Ana Vasconcelos, o cantor e compositor J. Velloso e o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro. O programa recebe também os músicos Guga Barbosa e Marcelo Costa, da banda Vitrola Baiana. O programa será transmitido com direito a lives nas redes sociais.

A apresentação é de Daniela Souza e Renato Cordeiro. Acompanhe!
É ao meio-dia, na 107.5 e online no Portal (educadora.ba.gov.br). #EducadoraFMBa 🎉🎂🎈
Nesta terça-feira (4), o Especial das Seis faz uma interação com o programa Multicultura, que está comemorando 12 anos no ar pela 107.5. O nosso convidado nesta edição é o jornalista e atual apresentador do Multi, Renato Cordeiro. Ele faz um pequeno retrospecto da produção musical de 2018, que foi destaque na revista eletrônica da Educadora FM.
Cada edição do Multicultura, veiculada de segunda a sexta-feira, é aberta por uma música, seja para ilustrar um lançamento discográfico, anunciar um show ou lembrar uma data importante. Daí veio a ideia, que a princípio, pareceu simples: reunir 12 músicas para celebrar 12 anos do Multicultura. “O problema é que, quando eu terminei o levantamento das músicas que abriram edições do Multicultura, o material tinha mais de quatro horas”, lembra Cordeiro. A solução foi focar em uma categoria específica, e a escolha foram os lançamentos.
O Multicultura, criado pela jornalista Márcia Moreira, vem sendo apresentado por Renato Cordeiro desde agosto de 2017. Cada programa traz um pouco do que é feito na Bahia no campo do teatro, música, literatura, dança, cinema e artes plásticas, entre outras expressões artísticas, além de abordar ainda assuntos de política, educação, economia, comportamento e esportes.
Vamos ouvir músicas como “Paraguaçu”, de Graco Vieira, com o Bayo, e “Mansa Fúria”, canção de Josyara e “Noites de Goiabada”, de Ronei Jorge.

Produção: Renato Cordeiro e Leto Vieira.

O programa vai ao ar pela 107.5 Educadora FM, às 18h. Ouça também online no Portal.
A partir da recuperação de seu acervo, a TVE Bahia e a 107.5 Educadora FM Bahia lançam o documentário "Toponímia, um resgate histórico sobre a cidade de Salvador", narrado pelo professor, pesquisador e historiador Cid Teixeira. 
O documentário é uma série de releituras do programa "Toponímia da Cidade do Salvador”, realizado por Cid Teixeira na rádio do IRDEB em 1975. A TVE Bahia e a Educadora FM Bahia digitalizaram os áudios gravados na época. 
Estão todos convidados. 
Quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 19h, na Sala Walter da Silveira. 
#ToponímiaDaCidadeDoSalvador #CidTeixeira