Embaixada do Japão no Brasil

Embaixada do Japão no Brasil Follow

Instagram oficial da Embaixada do Japão no Brasil
在ブラジル日本大使館のオフィシャル・アカウントです。

http://bit.ly/bolsasMEXT-emb

12,537 Followers  41 Follow

Share Share Share

#HEISEIeJapão vol. 6-1:
O Japão superou diversos desastres naturais, incluindo terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas e tufões durante a era #HEISEI. O Japão tem construído uma sociedade mais resiliente aos desastres e dividido com o mundo lições aprendidas ao liderar a cooperação internacional pela #reduçãoderiscosdedesastres.
.
Em março de 2015, o Japão recebeu a terceira Conferência Mundial da ONU para a Redução de Riscos de Desastres, em Sendai, e liderou a adoção das normas do #MarcodeSendai para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030. Além disso, o Japão tem contribuído especialmente por meio da "Iniciativa de Cooperação de Sendai para a Redução de Riscos de Desastres", para a qual o Japão forneceu $ 4 bilhões em apoio, e treinou 40 mil oficiais do governo e líderes locais entre 2015 e 2018.
.
Após o grande terremoto da costa de Sumatra e do subsequente tsunami no Oceano Índico em 2004, o Japão respondeu imediatamente à terrível situação fornecendo ajuda emergencial e anunciando a concessão de uma assistência de US$ 500 milhões. O Japão também anunciou que faria contribuições ativas para estabelecer mecanismos de alerta antecipado no Oceano Índico. O Japão tem se envolvido diretamente nas operações de ajuda ao enviar a equipe de Resgate de Desastres do Japão para ajudar as populações atingidas. Por meio dessa operação, as Forças de Autodefesa do Japão (FAJ) fizeram uma contribuição significante em ações de busca e salvamento, tratamento médico e transporte. Durante a era HEISEI, as FAJ assumiram papeis ativos nas operações internacionais de mitigação de desastres em todo o mundo.
.
Até mesmo durante o desastre do tsunami de 2004, as contribuições do Japão tiveram um importante papel na redução de riscos de desastres. A Ilha Malé, capital e maior ilha da República das Maldivas, foi atingida por ondas de tsunami de altura estimada de três metros. Não obstante, paredões e quebra-mares além da costa que haviam sido construídos por meio da Assistência Oficial ao Desenvolvimento #ODA do Japão protegeram a ilha. Apesar de a cidade de Malé ter sido inundada, nenhuma pessoa morreu nem houve maiores prejuízos.
Beleza em todos os detalhes!
.
Quem presta atenção nas ruas do Japão já notou um detalhe interessante: muitas tampas de bueiros são decoradas com lindos desenhos que representam a natureza ou a cultura local. Estima-se que haja mais de 6 mil tipos de desenhos diferentes escondidos em diferentes cidades, alguns mais simples, e outros com designs complexos e cores vibrantes.
.
Neste bueiro de Nara, é possível ver um delicado cervo, animal símbolo da cidade. A foto foi registrada pela nossa seguidora @luckyrj, a caminho do templo Todai-Ji, e postada com a tag #visiteojapao. Compartilhe você também as fotos da sua viagem ao Japão com a gente!
.
.
#visiteojapao #visitjapan #Nara #tourism #art #streetart #urban
Os amantes de aventura vão adorar esse tipo de rafting!
.
Conhecido como ikada kudari, este é um tipo de rafting tradicional japonês praticado há mais de 600 anos para o transporte de madeira, no rio Kitayama, em Wakayama. Seu diferencial é ser praticado em pé em cima das jangadas, feitas com a junção de oito toras de madeira conectadas de forma articulada.
.
Os guias pilotam a jangada de pé com a ajuda de remos e bastões que ajudam a direcioná-la. A temporada do ikada kudari vai de maio a setembro.
.
.
#DescubraoJapão #DiscoverJapan #ikadakudari #adventuretourism #turismoaventura #rafting #Kitayama  #wakayama
#HEISEIeJapão vol.5-2:
Você já ouviu a expressão #MOTTAINAI? Esse termo japonês descreve um sentimento de lamentação em situações de desperdício, e é algo que se ouve de pessoas japonesas todos os dias!
.
A ambientalista do #Quênia #WangariMaathai, vencedora do #PrêmioNobeldaPaz in 2004 (ano 16 da era #HEISEI), foi profundamente inspirada por esse conceito japonês em particular e o divulgou pelo mundo a favor de causas ambientais. Na 4ª Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano (#TICAD IV), em 2008 (ano 20 da era HEISEI), ela afirmou em seu discurso que é muito importante promover o MOTTAINAI em conjunto com o conceito dos “3Rs” (#ReduzaReutilizeRecicle).
.
Você pode aplicar o espírito do MOTTAINAI na sua própria vida cotidiana como um grande passo para proteger o meio-ambiente!
.
.
#REIWA #environment #3R #TICAD #Nobel #mottainai #recycle #wastemanagement #recycling #reducereuserecyle
Precisa de algo no Japão? Procure uma konbini!
.
O Japão conta com mais de 50 mil lojas de conveniência, conhecidas como konbini. Esses estabelecimentos, normalmente abertos inclusive durante a madrugada, são a salvação de quem precisa de um lanche, um caixa eletrônico, cosméticos ou até mesmo mangás.
.
É possível encontrar quase de tudo nessas lojas, que vendem até mesmo refeições quentes e uma grande variedade de comidas típicas japonesas como onigiris e bentos. É fácil ficar mal acostumado com a conveniência dos konbinis, onde o cliente é sempre bem recebido pelos funcionários com um animado “irasshaimase!”
.
.
#japan #japanese #konbini #tourismtips #dicasdeviagem #comprasnoexterior
#HEISEIeJapão vol. 5-1:
Em 1997 (ano 9 da era #HEISEI), o Japão recebeu a Conferência Mundial sobre o Clima em Quioto. Nessa conferência, a comunidade internacional reafirmou a grave necessidade da redução de gases de efeito estufa e adotou o #ProtocolodeQuioto.
.
O Japão, com poucos recursos naturais próprios, tem promovido políticas e tecnologias para a economia de energia e liderado esforços internacionais em prol da redução das emissões de #GasesdeEfeitoEstufa ao compartilhar o conhecimento e a tecnologia desenvolvidos pelo setor privado japonês. A questão das mudanças climáticas precisa ser abordada por todo o mundo, com países desenvolvidos e em desenvolvimento, em conjunto. Portanto, o Japão apoia proativamente os países em desenvolvimento que não podem adotar medidas integralmente com seus próprios fundos e habilidades.
.
Por exemplo, o Japão apoia #Tonga, um país insular severamente afetado pelas mudanças climáticas, ao ajuda-lo na instalação de um sistema de micro-rede para o uso eficiente de energia renovável. Esse projeto tem dado a Tonga um abastecimento estável de energia. Além disso, o Japão confirmou sua contribuição para o #FundoVerdeParaoClima (GCF, na sigla em inglês), um mecanismo internacional de financiamento que ajudou o GCF a iniciar o financiamento de projetos em 2015 (ano 27 da era HEISEI).
.
Como resultado dessa cooperação, o #AcordodeParis foi adotado por consenso por todos os países em dezembro de 2015. Alinhado com o Acordo de Paris, o Japão como um todo, incluindo o governo nacional, o governo local, o setor privado e ONGs, tem enfrentado as mudanças climáticas e trabalhado em conjunto com a comunidade internacional ao compartilhar sua experiência e conhecimento.
#REIWA
.
.
#climatechange #globalwarming #kyotoprotocol #parisagreement #GCF #Japan #Japão #greenenergy #mudançasclimáticas #aquecimentoglobal
Uma vista privilegiada de Tóquio!
.
Um dos passeios imperdíveis na capital japonesa é a Tokyo Skytree, um arranha-céu de 634 metros de altura. A atração foi inaugurada em 2012, e pode ser acessada por trem ou mesmo por uma caminhada a partir de Asakusa. 🚶
O visitante pode aproveitar a vista a partir de dois deques de observação ou, se tiver coragem, andar por uma galeria com chão de vidro, que dá a impressão de flutuar sobre a cidade. ☁
.
Além da vista panorâmica, a estrutura mais alta do Japão também oferece restaurantes e lojas de lembrancinhas e fica próxima a muitas atrações turísticas. Um passeio completo para uma viagem inesquecível!
.
.
#DescubraoJapão #DiscoverJapan #Tokyo #TokyoSkytree #Toquio #Skytree
Em visita ao estado de São Paulo, o embaixador Akira Yamada participou de uma série de eventos promovidos pela comunidade nipo-brasileira local.
.
No sábado (06/04), após conhecer as instalações do 53º Hanamatsuri, no bairro de Liberdade, o embaixador participou do ofício memorial em homenagem aos imigrantes japoneses falecidos e da abertura oficial do 34º Festival Akimatsurino, no Centro Esportivo Bunkyo de Mogi das Cruzes.
.
Yamada participou, ainda, do 20º Festival de Temaki realizado na União Cultural Nipo Brasileira de São Bernardo do Campo, onde teve a oportunidade de dialogar com os integrantes da comunidade nipo-brasileira do local.
.
No domingo (07), o embaixador visitou o Nippon Country Club localizado em Arujá, onde se encontrou com o Prefeito José Luiz Monteiro e com os membros da diretoria do clube.
.
.
#nipobrasileiro #nikkei #nipo #sãopaulo #mogidascruzes #bunkyo #sãobernardodocampo #hanamatsuri #akimatsurino
#HEISEIeJapão vol. 4: Para pessoas de todo o mundo, #anime e #mangá são temas imediatamente lembrados quando se pensa em Japão, especialmente conforme os títulos vêm sendo traduzidos para tantas linguagens e distribuídos em incontáveis livrarias e bibliotecas locais. Até mesmo o Cosplay se tornou uma linguagem universal.
.
As pessoas são loucas por esses personagens japoneses, mas você sabia que alguns desses ícones estão fazendo grandes contribuições no mundo real? O personagem do mangá e anime sobre futebol Super Campeões, #CaptainTsubasa, é o principal "jogador" nesse campo!
.
A série de mangá Captain Tsubasa (como é chamada no Japão) começou nos anos 1980, e logo foi transformada em uma série de anime. Durante a era Heisei, o programa era transmitido em todo o mundo, conquistando fãs entre crianças, adultos e até mesmo jogadores profissionais de futebol.
. 
Em 2004, Captain Tsubasa cooperou com as Forças de Autodefesa do Japão #JSDF nas operações de reconstrução em Samawah, no Iraque, dirigindo um caminhão pipa que trouxe não apenas água, mas também sorrisos para as crianças locais.
.
Em 2016, ele se tornou um lixeiro no Sudão como parte de um projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com o objetivo de atrair atenção para questões ambientais e ajudar na compreensão da importância dos problemas de coleta de resíduos.
.
Por último, mas não menos importante, Captain Tsubasa traz esperança para crianças sírias refugiadas. Estudantes sírios no Japão traduziram o mangá e esses livros foram distribuídos para filhos de refugiados sírios para inspirar seus sonhos e esperanças.
.
Por meio desses esforços, Captain Tsubasa se tornou o jogador de futebol mais famoso no mundo! Da mesma forma, mangá e anime se tornaram uma linguagem universal durante a era #Heisei. A cooperação especial do Japão também continuará durante a nova era #REIWA.
.
.
#JSDF #iraq #Samawah #Sudan #Siria #refugee  #CaptainTsubasa #Anime #Manga #cosplay #reiwa #heisei #japan
Que tal esta vista do Fujisan? 🗻
.
A dimensão imponente do Monte Fuji dá ao turista muitas visões desse símbolo nacional japonês. Frequentemente registrada sobrepondo-se à natureza, a montanha tambem pode ser vista emoldurando construções, como é o caso dessa imagem, em que o Monte Fuji divide o céu da cidade de Gotemba, em Shizuoka.
.
Essa foto foi registrada por @_itiro em sua recente viagem ao Japão, e publicada com a tag #visiteojapao. Você também tem lembranças interessantes da sua visita ao Japão? Não deixe de marcá-las com a tag!
.
.
#visiteojapao #VisitJapan #Turismo #Tourism #Japan #Japão #Gotemba #Shizuoka #Fujisan #MonteFuji #igtravel #paisagem #viagem #dicasdeviagem
#HEISEIeJapão vol.3-2:
Paz e estabilidade são a principal fundação para o desenvolvimento de um país. O Japão tem fornecido apoio integrado para a #ConstruçãodaPaz, incluindo Operações de Manutenção da Paz #PKO, eleições, reconciliação nacional, sistema legal e governança e desenvolvimento de infraestrutura. A cooperação do Japão com o #Camboja é um exemplo emblemático.
.
O Camboja tem sofrido com a guerra civil desde os anos 1970. Após o acordo de paz em 1991, o terceiro ano da Era HEISEI, o Japão enviou integrantes e unidades das FAJ para a Autoridade Provisória das Nações Unidas no Camboja (UNTAC). Eles participaram de uma ampla variedade de atividades, incluindo cessar-fogo e monitoramento de eleições, aconselhamento a autoridades policiais e a reconstrução de infraestrutura.
.
O Japão também tem apoiado desde 1999 o desenvolvimento do sistema judiciário do Camboja, que foi gravemente prejudicado pela guerra civil. O estabelecimento do Tribunal Khmer Rouge, um pilar da reconciliação cambojana pós-conflito, é outro exemplo das contribuições do Japão para a reconstrução e o desenvolvimento do país.
.
Embora quase 30 anos tenham passado desde o fim da guerra civil, estimativas apontam que cerca de 2 mil quilômetros quadrados de território cambojano ainda estejam cobertos por minas terrestres. O Japão  também tem trabalhado para resolver essa questão.
.
O Japão também tem fornecido apoio nas esferas social e econômica. Um exemplo notável: o Japão contribuiu para o sistema de fornecimento de água do Camboja, o que permitiu que a população cambojana tenha acesso a água encanada potável. Isso é conhecido como o “milagre de Phnom Penh”.
.
Durante a reunião de cúpula de outubro de 2018, o primeiro-ministro Shinzo Abe exortou os esforços do Camboja pela democratização e transmitiu a intenção do Japão de elevar o apoio do seu governo. O Japão continuará a cooperar com o Camboja no caminho para o desenvolvimento democrático.
.
.
#REIWA #Camboja #UNTAC #FAJ #SDFJ #UN #peacebuilding
Estão abertas as inscrições para o 13º Concurso Internacional de Mangá!
.
Realizada anualmente desde 2007, a competição tem o objetivo de revelar novos artistas e estimular a produção internacional dos quadrinhos no estilo mangá. São concedidos quatro prêmios: o Ouro, para o primeiro colocado, e três Pratas, para outros trabalhos de destaque. Podem participar autores de qualquer país, exceto Japão.
.
Além do reconhecimento internacional, os vencedores também ganham um prêmio que é o sonho de consumo de todo fã de mangá: uma viagem de 10 dias para o Japão, oferecida pela Fundação Japão. Durante essa aventura, os artistas terão a oportunidade de conhecer autores japoneses de mangá, visitar editoras e aprender ainda mais sobre essa forma de arte. .
Ainda dá tempo de produzir uma história bem bacana! O concurso recebe trabalhos até 14 de junho. As inscrições devem ser enviadas para as representações diplomáticas responsáveis pela região de residência do participante. Para mais informações, procure por "International Manga Award" no seu navegador.
.
.
#manga #art #contest #InternationalMangaAward #Concurso #Prêmio #quadrinhos #quadrinhosindependentes #MOFA #JapanFoundation