Renata Olah

Renata Olah Follow

Fisioterapeuta Obstétrica
Informação simples sobre gestação, parto e sexualidade.
Para consultas, me chama no Whats pelo link abaixo!📲👇🏼

https://linktr.ee/fisiolah

7,850 Followers  1,133 Follow

Share Share Share

1..2..3... testando recurso novo, jóvis!!
Joguei esses vídeos nos stories e agora trouxe pra cá!
Acham que vai ajudar as legendinhas nos vídeos?
Me conta! .
#fisioobstetrica #fisiopelvica #partonormal #preparoparaoparto #fisioterapia #fisiocampinas
Que tal finalizar a fisioterapia relaxando com um balancinho delícia?☺️ .
.
(Vídeo autorizado pela paciente)
#fisioobstetrica #fisiopelvica #preparoparaoparto #degasquet #partonormal #partohumanizadocampinas
Períneo íntegro significa que aquele períneo não sofreu lesão VISÍVEL durante o parto. 
Porém, trago algumas verdades: 1) a ocorrência de algum grau de laceração espontânea é bem comum (de 46% a 80%, dependendo do estudo.. confirmando a enquete que fiz semana passada); 2) a episitomia não protege a musculatura, já que por si só é uma lesão, mas infelizmente no Brasil é realizada em torno de 90% dos partos normais (ou seja, tem muita ppk sendo lesionada sem necessidade por aí); 3) o fato de estar íntegro não significa que o períneo passou ileso ao parto, porque há existência de lesões ocultas, prolapsos de órgãos e outros problemas que uma ppk “íntegra” pode apresentar (lembrando foi sobrecarregada por 9 meses e depois passou por uma super prova física!); 4) cesárea só protege de lesões bem graves, que são infrequentes (as chamadas OASIS); 5) quem faz cesárea pode ter sintomas perineais, urinários, fecais, sexuais no pós parto do mesmo jeito (e olha só! esse é um caso de períneo íntegro mesmo!).
E infelizmente, mesmo com essas verdades bem conhecidas (temos trocentos artigos sobre o tema!), são poucos os profissionais que entendem a importância de melhorar a qualidade muscular perineal da gestante. 
Ouvimos muito que períneo sabe parir, e sabe mesmo! Foi feito pra isso! Assim como nossas pernas sabem e foram feitas pra correr. Mas pernas saudáveis e melhor treinadas têm menos chances de fadigar e lesionar durante uma maratona, além de que sua recuperação pós corrida é melhor, não é mesmo? Com musculatura lá debaixo é a mesma coisa! 
Ou seja, quem tem ppk precisa se preocupar com sua saúde íntima, sim! E a questão não é (só) estética! É funcional! 
Tem que ter uma musculatura que seja forte, mas ao mesmo tempo flexível e resistente. Que dê conta das demandas da vida, da gestação, do pós parto, das atividades físicas, do sexo, etc...
.
.
Agora me conta, como anda períneo por aí depois que bebê chegou?
.
.
#perineo #vagina #pelve #partonormal #cesarea #fisiopelvica #fisioobstetrica
Fazendo presencial já é bem difícil!! Imagina formação online!!! 😲 .
.
Repost • @crefito4:
.
.
Cursar Fisioterapia, só se for 100% presencial!
Se o contato não for real, o risco é fatal!
#eadnasaúdenão #fisioterapiasópresencial #crefito4 @ekrominski
Como está a conexão aí, jóvis?
É banda larga 100GB 🔥ou do tipo conexão discada depois da meia noite?? Rrrruuuu xiiiiii rruuuuu xiiiiii..... 🤣🤣🙈🙈 🤣🤣.
.
Repost  @meuclitorisminhasregras:
.
.
Conecte-se com vc mesma! Essa é a regra básica para ter uma vida orgástica!
Não há mistério, não há milagres! O auto conhecimento liberta, empodera e nos faz crescer. Ame-se, aceite-se que tudo irá melhorar! 🌷🌷🌷
.
.
#empoderamentofeminino #clitoris #clítoris #prazersexual #prazerfeminino #autoamor #autoaceitacao #fisiopelvica #saudefeminina #saudeintima #orgasmo #pelve #perineo #vagina
Marque aqui uma mulher que faz diferença em sua vida! Feliz Domingo pra gente! .
.
#mulheres #sororidade #fisiopelvica #fisioobstetrica #saudefeminina
Dia de falar sobre trabalho de parto no @semear.espaco. 
Papo para gestantes, colegas e mulheres que já acompanhei! Que delícia juntar todo mundo! Que delícia é meu trabalho! 🥰🤩 .
.
Pra quem perdeu tem trechos da roda nos stories do Semear!! ☺️
.
.
#fisioobstetrica #fisiopelvica #partonormal #fisiodoula #partohumanizadocampinas #campinas #fisiologiadoparto
12 de Abril é dia dos profissionais de Obstetrícia (médic@s, enfermeir@s obstetras e obstetrizes), área da medicina que estuda o ciclo reprodutivo feminino, e cuida de gestantes durante gestação, parto e puerpério. “Obstetrícia” vem do termo OBSTARE, que é um termo em latim que significa “estar ao lado”.
Sabemos que muitos profissionais deixaram essa essência de lado e tornaram a Obstetrícia uma especialidade meramente cirurgica. Mas não são esses que quero homenagear. Quero parabenizar os que não perderam o “obstare”. Os que trazem no coração e na prática diária, aquele “estar ao lado” respeitoso, confiante, paciente, que lança o olhar à mulher e acredita nela, em seu corpo e processos. O que intervém somente se precisa MESMO! Os que praticam Medicina baseada em evidências, mantendo suas condutas atualizadas sem perder o acolhimento tão importante. Os que lutam pela humanização do parto e nascimento.
A tod@s obstetras, enfermeir@s obstetras e obstetrizes que atuam dessa forma meu obrigada e parabéns!! 🎉 🌷
.
.

Fotos: @acervomarcelomin e Carol Dias. .
.

#partohumanizado #partonormal #obstetricia
Mais um tiquinho sobre mobilidade:
Como andam suas rotações de coxa? E os movimentos de abertura e fechamento das pernas? E joelhos? Tá tudo funcionando por aí? Ou tem movimento meio travado? 
No vídeo, um movimento que  propus pra algumas pacientes durante essa semana. Exige um pouco de tudo: coordenação, alongamento e mobilidade das articulações todas... .
.
(Meu vai e vem não saiu muito lindo.. calça jeans não facilita pra gordinha aqui!)
.
.
#fisio #pelve #perineo #fisiopelvica #fisioobstetrica #fisioterapia #campinas #partonormal #quadril
E na continuidade dos posts sobre mobilidade e parto... Não adianta a gente focar só na ppk, massageando, usando Epi-no ou outros recursos se todo o resto da pelve, quadris e pernocas não são flexíveis. 
Então precisamos melhorar a mobilidade geral (principalmente se for uma demanda vinda da própria mulher, como é o caso da paciente dos vídeos acima), incluindo exercícios que envolvam coordenação. Pra isso, eu adoro trabalhar com as gestantes no chão. 
Estar no chão nos obriga a movimentar o corpo de outra maneira. E não é tão simples quanto parece. 
Aliás, quando foi última vez que você foi pro chão? Pra sentar, deitar, brincar, se movimentar?
.
.
(Imagens publicadas com consentimento da paciente)
#mobilidade #preparoparaoparto #partonormal #partohumanizadocampinas #fisiopelvica #fisioobstetrica #fisiocampinas
Muitas mulheres desejam o parto na posição de cócoras, mas tem dificuldade em agachar. 
Vocês sabiam que muitas vezes a dificuldade existe por conta da falta de mobilidade lá do tornozelo? Afinal é uma articulação que é importantíssima pro movimento sair! Pois é! Com tornozelo rígido, e músculos da canela e panturrilha encurtados como que acocora direito? Não acocora, jóvis!!! Ou acocora compensando tudo, ficando toda troncha! 
Então prum bom cócoras, precisamos trabalhar pézinhos e tornozelos também. Sem esquecer, que movimentar os pés em todas direções é uma forma bem simples de ativar a circulação, já que aciona os músculos da panturrilha, que por sua vez ajudam muito no retorno venoso (e gestantes têm retorno venoso todo zuadinho!). É um exercício que chamamos de metabólico, porque dá um gás nesse vai e vem sanguíneo e linfático.
Eu ainda preciso treinar mais a dorsiflexão (esse movimento de trazer os dedos em direção ao meu rosto) porque sinto ainda meio pressa. Vamos que vamos.
E por aí, como vão os movimentos desses tornozelos ao longo do dia?
Ah, e termino aqui mandando um beijo pro @pablosanturbano e pra galera do @cursofba que sempre falam muito da importância do cócoras pra nossa saúde! .
#cocoras #pelve #pernas #tornozelos #mobilidade #partonormal #partohumanizadocampinas #fisiopelvica #fisioobstetrica #fisioterapia #campinas #fisiocampinas
Parece besteira, mas ter uma pelve móvel com movimentos fluídos é super importante pra nossa saúde. A pelve liga nossos músculos pélvicos, lombares, de coxa e diafragma. Ela é um elo (olhem fotinhos a seguir). Se está rígida, não permite que todos os outros músculos se movimentem direito também (inclusive períneo e vagina, viu?). E então começamos nos movimentar em bloco. Tensionar tudo. Enrijecer tudo. Tanto que não é incomum pedirmos o movimento de “vai e vem” e a pessoa usar as costas toda pro movimento sair. 
Um trabalho fisioterapêutico para que a pelve fique livre, leve e solta tem repercussões nas dores lombares, na fluidez da respiração, na melhora da sexualidade (ao aliviar dores, tensões e melhorar toda circulação sanguínea e energética), em postura, em consciência corporal, no andamento do parto e até na auto estima da mulher (podem observar que pessoas com baixa auto estima, passando por problemas que pesem  emocionalmente, geralmente tem uma pelve “tristonha” também, pouco móvel!)
Começamos devagarinho, dando movimentos simples pra pessoa sentir e se perceber (como esse do vídeo, e que muuuuita gente tem mega dificuldade!), e aos poucos vamos solicitando movimentos mais complexos, destravando fixações e dando oportunidade pro corpo se mexer de outro jeito. É coisa linda de ver! 
Falando em mexer, já mexeu sua pelve hoje ou passou o dia inteiro sentada? 
Não mexeu? Então, rebolaaaaa gatinha!!! ☺️
.
.
#pelve #perineo #partonormal #dores #lombar #diafragma #gestante #puerperio #fisioobstetrica #fisiopelvica #fisioterapia #campinas #fisiocampinas