Prof. Esp. Fernando Mazota

Prof. Esp. Fernando Mazota Follow

Formado e pós graduado pela USP
↪ Atendimento em domicílio (São Paulo/SP)
↪ Consultoria online
↪ Parcerias:
@carbonfit_nutrition

http://www.personaltrainerusp.com/

31,390 Followers  6,917 Follow

Share Share Share

A maioria das mulheres morre de medo de ganhar alguns centímetros de braço. Certa vez em uma academia onde trabalhei uma aluna quase chorou ao saber que teria que fazer exercícios para membros superiores (sim, boa parte das mulheres vão para a academia apenas para treinar da "cintura para baixo" - o popular treino GAP - Glúteos, abdômen e pernas). Definitivamente, realizar exercícios para membros superiores na academia NÃO IRÁ TE DEIXAR "BRAÇUDA". Para aumentar significativamente o volume do braço é necessário um treino PESADO voltado para hipertrofia e alimentação/suplementação hipercalórica. Além disso, algumas mulheres fazem uso de anabolizantes, o que aumenta consideravelmente o volume muscular.

Portanto não fiquem com medo de treinar! Um bom treino fará com que os braços fiquem mais "durinhos" e sem aumento significativo do bíceps/tríceps. É importante treinar os membros superiores também para um desenvolvimento global e harmonioso da musculatura (sem parecer exagerado!). #personaltrainerusp
#hipertrofia #musculação #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #saúde #emagrecimento #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
A verdadeira força não vem da sua capacidade física. Ela vem da sua determinação e persistência. Bom dia e boa semana! 😉💪 #bomdia #boasemana #foco #motivação #determinação #persistência #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #emagrecimento #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach #personaltrainerusp 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
Realizar exercícios físicos, mesmo que leves, como caminhadas, já é suficiente para ajudar a prevenir o acidente vascular cerebral (AVC), ou mais conhecido como derrame. Isso foi comprovado por um estudo publicado recentemente na revista científica Neurology. O benefício é conquistado caminhando ao menos quatro horas por semana ou nadando de duas a três horas por semana, por exemplo. Ao analisar mais de 900 pessoas que sofreram com o problema de saúde, os pesquisadores também identificou danos menos severos naqueles que praticavam exercícios com mais frequência. "Já sabemos que o exercício físico é benéfico à saúde de várias maneiras. Nossa pesquisa sugere que, mesmo que a atividade física seja pequena, 35 minutos por dia, o impacto é grande, pois, possivelmente, essa atividade reduz a gravidade do derrame", afirma a pesuqisadora Katharina S. Sunnerhagen, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, uma das autoras do estudo, no artigo de divulgação dos resultados.

Os cientistas analisaram dois bancos de registros médicos e identificaram 925 pessoas com idade média de 73 anos e vítimas de AVC. Os registros continham detalhes sobre a gravidade do derrame, com base em sintomas como movimentos oculares, dos braços e da face, nível de consciência e habilidades de linguagem. Dos participantes, 80% sofreram um derrame considerado leve, mas, ainda assim, uma condição que merece atenção, diz Katharina Sunnerhagen. "O AVC é uma das principais causas de deficiências graves. Por isso, é importante encontrar formas de preveni-lo ou reduzir a incapacidade causada pelo AVC. Por isso, realizamos essa investigação", justifica a pesquisadora sueca.

Para determinar a atividade física, foi perguntado aos participantes o quanto eles se movimentavam ou se exercitavam nos momentos de lazer antes de terem sido acometidos pelos AVC. Os questionamentos sobre duração e intensidade do exercício serviram para determinar a quantidade média de atividades físicas praticadas. Os pesquisadores também pediram aos familiares dos participantes que confirmassem os níveis de exercício informados. (Continua nos comentários...)
Já estamos quase em Outubro! Muitas pessoas me procuram no fim do ano querendo "milagres" para o verão. Que tal se organizar e iniciar desde já seu "projeto verão"? Quanto antes você começar, melhor você estará para pegar aquele bronze na praia 😉

Se precisar de um empurrãozinho, contrate a consultoria fitness e obtenha um planejamento individualizado e voltado aos seus objetivos. Mais informações via direct 💪

#personaltrainerusp #vemverão #projetoverao  #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #emagrecimento #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
Post interessante do @jumorano1104

Vc sabe qual a diferença entre Ansiedade e o transtorno de ansiedade generalizado?

É preciso observar as diferenças entre a ansiedade normal e o transtorno. Segundo o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, superintendente técnico da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a principal característica do distúrbio psiquiátrico é o enorme prejuízo à qualidade de vida do paciente, visto que o problema afeta todas as esferas.

Os sintomas de ansiedade generalizada se manifestam na mente e no corpo, podendo incluir:

1.	Preocupação e medo constantes

2.	Nervosismo e inquietude

3.	Problemas de concentração

4.	Sentimento de que algo ruim acontecerá

5.	Falta de controle sob os pensamentos

6.	Dificuldade em dormir

7.	Aperto no peito e palpitação no coração

8.	Cansaço

9.	Tontura e mal-estar

10.	Falta de ar

11.	Dores abdominais e alterações no hábito intestinal

12.	Músculos tensionados e doloridos

Como o transtorno de ansiedade tem causas genéticas, o ideal é buscar um médico psiquiatra para que o diagnóstico seja confirmado e o tratamento indicado. Os cuidados podem incluir medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, psicoterapia e acompanhamento nutricional.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir sua ansiedade: ✔Alimentos que pioram ansiedade

Alguns alimentos com ação estimulante podem potencializar as crises pois aumentam os níveis do hormônio relacionado ao estresse. Café, guaraná, chás com ação energética (como mate e preto), bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e à base de farinha branca são alguns cujo consumo deve ser restringido. ✔Alimentos que melhoram ansiedade

Vale apostar em comidas com propriedade relaxante e anti-estresse, como alimentos à base de farinha integral, receitas de chás calmantes (como as de camomila e maracujá), sementes (de abóbora, gergelim ou girassol), cereais e frutas cítricas. ✔Atividades físicas

Se movimentar libera endorfina, hormônio que proporciona bem-estar e felicidade e ótimo complemento para controlar ansiedade naturalmente. Alongamento, dança, yoga, lutas e meditação são apenas algumas opções de um amplo leque. (Continua nos comentários...)
Post interessante do @nutrifelipealmeida sobre o óleo de coco (que é dito por alguns como sendo maravilhoso, assim como água morna com limão, low-carb e afins)
・・・
Nos estudos de observação em povos mediterrâneos, o consumo de óleo de coco foi associado a menores valores de colesterol LDL (ruim) e maiores de HDL (bom). Ótimo, não? Mas esses povos tbm consumiam mais fibras, mais gorduras insaturadas (o óleo de coco é saturado) e menos industrializados! Ou seja, nao era o óleo em si que melhorava perfil lipídico!

Numa revisão com estudos controlados, onde um grupo consome oleo de coco por um tempo e outro consome outro tipo de gordura, foi veriricado que:

1- Apos 6 semanas, o oleo de coco aumentou de forma significativa o colesterol LDL, assim como a manteiga, enquanto que o óleo de açafrão (rico em gordura insaturada) não. O HDL nao alterou nos grupos.

2- O oleo de coco aumentou o LDL num estudo de 5 semanas, comparado ao óleo de palma e azeite de oliva.

3- O óleo de coco aumentou tanto o LDL quanto a gordura do bife, enquanto que o de açafrão, não. O estudo durou cinco semanas tbm.

4- A retirada do oleo de coco por oleo de soja ou de gergelim foi eficaz na diminuição de LDL e aumento de HDL em 60 homens habituados com óleo de coco. Necessário informar que a soja aumentou os triglicerídeos, porém o grupo soja acabou consumindo mais carboidratos.

OLEO DE COCO NÃO É TRIGLICERÍDEO DE CADEIA MÉDIA

48% dele é acido laurico que se comporta como triglicérideo de cadeia LONGA, absorvido por quilomicrons e aumentando LDL, diferente dos tcms que vão via veia porta. "Ah mas oleo de coco oxida mais gordura". Comer gorduras oxida mais gordura, assim como comer carbo oxida mais carbo! Isso não quer dizer que a gordura oxidada seja sua banha.

Parem de cair em papinho de medico modinha que se diz contra industria mas prescreve uma cacetada de manipulados na FARMACIA NESSA EU CONFIO.

Ah, e se falar que é rico em antioxidantes, sabem oq tem mais antioxidantes?? Frutas! Caramba, não?! Não estou falando que óleo de coco não presta e pra você jogar fora. Estou falando que não é td isso que dizem por aí. 
Fonte: Coconut oil comsuption and cardiovascular risk factors in humans
PRANCHA LATERAL: O erro mais comum neste exercício é abaixar o quadril. Deve-se alinhar tronco e pernas e manter o abdômen contraído durante o exercício, sem deixar o quadril abaixar. Também é importante manter ombro e cotovelo alinhados (linha reta formando um ângulo de 90 graus em relação ao solo) para não sobrecarregar os ombros. #personaltrainerusp #exercício #abdominal #sixpack #abdomen #prancha #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #emagrecimento #saúde #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach

Sigam tb @carbonfit_nutrition
Sua força é resultado dos seus esforços e da sua determinação. Boa semana a todos! 😉💪 #boasemana #bomdia #foco #motivação #determinação #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #saúde #emagrecimento #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
Muitas pessoas acreditam que só é possível emagrecer fazendo dieta restritiva (em especial aquelas da moda - "low carb", "paleo" e afins). Mas existem alguns métodos simples que contribuem muito para o emagrecimento, sem "neuras". Cito alguns aqui:
✔ aumente o seu gasto energético (realize tarefas que consumam mais calorias, como por exemplo: ir andando para o mercado ou farmácia próxima, trocar o elevador pela escada, passear mais com seu cachorro, etc).
✔ diminua a quantidade de alimentos que você ingere (note que aqui não estou falando de trocar arroz e feijão por salada - se você continuar comendo as coisas que você gosta mas diminuir as quantidades de cada alimento, com certeza reduzirá as calorias acumuladas no dia).
✔ hidrate-se bem (mantendo o corpo bem hidratado tendemos a ingerir menos alimentos, o que consequentemente reduz as calorias acumuladas)
✔ melhore a qualidade e quantidade do seu sono (dormir mais e melhor auxilia bastante a regulação hormonal e o processo de emagrecimento)
✔ melhore a qualidadede dos alimentos que você come (alimentos ricos em proteínas e fibras promovem uma sensação de saciedade por mais tempo).
Estas são algumas dicas simples que proporcionarão melhorias significantes na sua saúde e bem-estar.

#personaltrainerusp #emagrecimento #nutrição #exerciciofisico #dieta #lowcarb #paleo #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #saúde #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
É muito comum observarmos nas academias pessoas colocando muita carga nos aparelhos e realizando os movimentos com pouca amplitude. Mas será que esta é uma boa estratégia? Vejamos:
Quanto maior a amplitude de movimento, maior o recrutamento de fibras musculares. O treino de hipertrofia visa romper as fibras musculares para que o processo de regeneração destas fibras promova o crescimento = fibras mais fortes! Se utilizamos cargas muito elevadas e não observamos a amplitude correta, certamente não atingiremos todo o potencial da musculatura que pretendemos trabalhar. Portanto é melhor reduzir a carga e executar o exercício com uma boa amplitude ao invés de realizar o famoso "meio-movimento". Se você tem dificuldade em realizar movimentos em amplitudes maiores, possivelmente está com a sua musculatura "encurtada". Um trabalho visando o alongamento muscular é uma boa saída para solucionar este problema e maximizar seus resultados nos treinos de hipertrofia. Mas é importante ressaltar que não devemos fazer exercícios de alongamento muscular muito intensos antes dos treinos de musculação! Para melhorar seu alongamento muscular, escolha um horário fora do seu treino de musculação e faça um aquecimento antes de iniciar o trabalho. E obviamente conte com a supervisão de um profissional de educação física 😉

#personaltrainerusp #amplitudedemovimento #alongamentomuscular #hipertrofia #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #treino #funcional #saúde #emagrecimento #vidasaudável #consultoriafitness #fitnesscoach 
Sigam tb @carbonfit_nutrition
Tomar complexos vitamínicos por conta própria não é uma boa idéia. Avalie suas reais necessidades com um nutricionista. Segue post do @fischerbruno sobre isto:
・・・
Quem nunca utilizou suplementos de vitaminas e minerais acreditando que estaria fazendo um bem enorme pra saúde? Pois é, a utilização de tais suplementos, em especial o de politivitamínicos, tem crescido de forma assustadora nos últimos anos. Uma recente pesquisa publicada pelo Jornal Europeu de Nutrição revelou que 65% dos homens avaliados faz uso de algum tipo de suplemento de vitaminas e minerais e 36% usam frequentemente polivitamínicos.

O motivo é que existe uma crença de que a suplementação de vitaminas e minerais vai garantir um aporte nutricional adequado, prevenindo deficiências nutricionais e reduzindo o risco de doenças crônicas como câncer ou problemas cardiovasculares. Puro mito! Diversos estudos, dentre eles uma revisão sistemática realizada pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA (2006), demonstraram que a suplementação de vitaminas e minerais não foi capaz de reduzir a incidência de câncer, doenças cardiovasculares, hipertensão e catarata. Bem, alguns estudos até demostraram uma pequena correlação entre a suplementação de vitaminas e minerais para a prevenção de cancer, entretanto apenas em indivíduos mal nutridos. Ou seja, claramente podemos observar que não existe nenhum benefício em suplementar vitaminas e minerais, principalmente se temos uma alimentação balanceada.

Quer muitas vitaminas e minerais? É simples, basta aumentar o consumo de frutas, verduras, cereais integrais e oleaginosas. Evite fazer um xixi caro, ou mesmo causar algum malefício para sua saúde. O excesso de determinadas vitaminas e minerais, ou o desequilíbrio entre elas, pode ser prejudicial.

Referências
Who uses multivitamins? A cross-sectional study in the Physicians' Health Study. Rautiainen S, Wang L, Gaziano JM, Sesso HD. Eur J Nutr. 2013 Oct 30. 
The Efficacy and Safety of Multivitamin and Mineral Supplement Use To Prevent Cancer and Chronic Disease in Adults: A Systematic Review for a National Institutes of Health State-of-the-Science Conference. Han-Yao Huang et al 2006 Ann Intern Med. 2006;145:372-385.
Com treinamento adequado e uma alimentação de acordo com seus objetivos é possível obter grandes resultados em um curto espaço de tempo. Sem dietas da moda e sem utilizar meios reprováveis como remédios e hormônios! Contrate a consultoria online para adequar seus treinos ao seu objetivo. Mais informações no direct 😉

#personaltrainerusp #consultoriafitness #fitnesscoach #treino #alimentaçãosaudável #emagrecimento #massamuscular #fitness #workout #instafit #exercício #personaltrainer #academia #dieta #antesedepois #vidasaudável 
Sigam tb @carbonfit_nutrition