Petrobras

Petrobras Follow

Nos inspiramos em pessoas que buscam no conhecimento a energia para realizarem seu potencial.

http://www.jornadapeloconhecimento.com.br/

63,996 Followers  121 Follow

Share Share Share

A partir de hoje, Pernambuco conta com um novo espaço para a difusão do conhecimento. O Fab Lab Recife, primeiro laboratório de fabricação digital do Nordeste, está de casa nova e, com a nossa parceria, vai oferecer mais de 100 atividades de formação gratuitas. Um estímulo para o conhecimento científico e o espírito inovador.

Os fab labs são espaços abertos ao público com foco em design e inovação. Oficinas de fabricação digital, encontros para a prototipação de projetos e uma plataforma on-line sobre a cultura maker são algumas atividades previstas na parceria. 
O projeto também trará os mais jovens para o universo maker com o Fab Kids, uma oficina que estimulará crianças e adolescentes a colocar a mão na massa desde cedo, com atividades educativas e recreativas orientadas para o desenvolvimento da inteligência, criatividade e imaginação.
Em 1953, a indústria do petróleo ainda engatinhava no Brasil, mas nós já estávamos de olho no futuro. Nosso #TBTPetrobras de hoje conta a história do nosso Centro de Pesquisas, o Cenpes.

Naquela época, era preciso formar e capacitar técnicos e profissionais para as atividades industriais, e, para atender a essa demanda, foi criado o Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisas em 1955. As aulas eram ministradas em um laboratório localizado na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.

Em 1963, criamos um órgão interno voltado exclusivamente para pesquisa e desenvolvimento. Dez anos depois, inauguramos a sede do nosso Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes), construído na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

O nome pelo qual o #Cenpes é conhecido hoje foi dado em 1975, em homenagem ao diretor Leopoldo Américo Miguez de Mello, grande incentivador das atividades de pesquisa na companhia, falecido naquele ano.

Desde então, é lá que produzimos muitos avanços tecnológicos, adotados por toda a indústria do setor de óleo e gás #tbt
Um total de 4.500 mudas para celebrar o #DiaDeProteçãoÀsFlorestas. Realizamos hoje uma ação simbólica de plantio de cerca de 4.500 mudas em várias regiões do país. Pau-brasil, Carnaúba, Jacarandá, Ipê, Mogno são alguns exemplos das 60 espécies contempladas, algumas em extinção, dos biomas Mata Atlântica, Amazônia e Caatinga.

A mobilização, promovida por 15 projetos do Programa Petrobras Socioambiental, envolve crianças, jovens, comunidades tradicionais e povos indígenas, que estarão unidos ao longo do dia para reforçar a importância da proteção das florestas para a manutenção da vida no planeta. 
#FlorestasEClima #JuntosPeloMeioAmbiente
Os atletas e paratletas do #TimePetrobras fizeram hoje uma visita na nossa sede, no Rio de Janeiro. Nossos colaboradores se reuniram para desejar boa sorte para o time, que vai representar o Brasil em Lima. Acompanhe como foi esse encontro seguindo a #timepetrobras 👊
Na próxima quinta-feira, 18, temos um encontro marcado em Recife para conversar sobre o #ConexõesParaInovação. Em parceria com o @Sebrae, vamos apresentar nosso edital, voltado para startups e pequenas empresas inovadoras da área de tecnologia.

O evento acontece no CESAR Apolo (Cais do Apolo, 563) a partir das 14h. 
Marque aqui um amigo que não pode perder essa oportunidade!
Além das plataformas, contamos também com o apoio de uma frota marítima com mais de 100 embarcações. Juntas, só em 2018, essas embarcações navegaram o equivalente a quase 75 voltas no planeta!
“Meu primo sempre estudou e me incentivava. Nem precisava, eu já pegava os livros por conta própria. Eletrônica. Queria saber tudo, consertar tudo. No estágio, peguei uma televisão. Primeiro, sem o desenho de fábrica, tateando lá por dentro até exorcizar o defeito. Nada. Depois, com o desenho. Suei, quebrei a cabeça. Nada. Meu chefe veio e resolveu. Em cinco minutos. Foi tempo suficiente pra ficar arrasado. Mas não parei. 
Manutenção de computador. Engenharia de automação. Indústria de bebidas, farmacêutica. Engrenei, fui premiado. 
Hoje, quando falta luz, minha filha já pergunta se vão me chamar. 'Desligou tudo', me dizem. Temos que descobrir logo o que houve, uma contagem regressiva invisível. Como um paciente que chega na emergência e precisa ter o sangue estancado logo. Mas eu trabalho pra que dias assim sejam exceção. Sensores de temperatura, pressão, vibração. Calibro e acompanho todos. 
Nessa trajetória aprendi que o conhecimento faz diferença. Se você dominar uma informação, se desenvolver, você vai ser reconhecido. Um dia não conseguiram resolver um problema na turbina a vapor durante um dia inteiro. Me chamaram e resolvi em meia hora. Consertei a televisão.” ⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀
Luiz Benedito, técnico de manutenção, usina termoelétrica, Duque de Caxias-RJ
⠀⠀⠀⠀
Essa foi a primeira história da série #Jornadas. São pessoas como o Luiz Benedito que nos inspiram e ajudam a construir a nossa trajetória. 
#JornadasPetrobras #oilandgaslife
Vamos circular por algumas cidades do Brasil para apresentar o projeto #ConexõesParaInovação, criado para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades do negócio de petróleo, gás e energia.
Nossa primeira parada é Belo Horizonte, no dia 10 de julho, às 10h, no @sebrae – Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada. O roteiro inclui ainda Recife, São Paulo, São Carlos, Vitória, Campinas, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Rio de Janeiro.
O edital vai contemplar até dez projetos de soluções tecnológicas em seis diferentes áreas. Os selecionados terão até dois anos para desenvolver suas propostas com consultoria técnica, acesso à base de clientes e a potenciais investidores.
Marque aqui aquele amigo que não pode perder essa oportunidade!
O desenvolvimento tecnológico que acontece no mundo dos esportes é incrível: tecidos especiais, acessórios para monitoramento de performance e vestimentas feitas especialmente para melhorar o aproveitamento dos atletas.
O melhor? Os estudos do mundo do esporte podem ser adaptados para a “vida real”, trazendo melhorias para a vida de todos. Para saber mais, clique no link na nossa bio
Nós acreditamos no potencial criativo e inovador dos pequenos empreendedores. Em parceria com o @Sebrae lançamos o projeto #ConexõesParaInovação: uma oportunidade para startups e pequenas empresas que já atuam ou querem atuar no mercado de óleo e gás impulsionarem suas ideias.

Estamos em busca de projetos inovadores em diversas áreas: tecnologias digitais, nanotecnologia, catalisadores, novas energias, captura e utilização de carbono.

Queremos mais gente trabalhando, criando, crescendo e produzindo inovação tecnológica!
Você sabia que o petróleo já teve uma rainha? Nosso #tbtPetrobras de hoje conta a história da Petronilha Pimentel. A jornalista e poetisa baiana ficou conhecida quando, tomada de emoção, banhou-se de petróleo enquanto cobria as descobertas em Candeias, na Bahia, em 1946.

Petronilha foi “coroada” em 1949, num concurso realizado no Rio de Janeiro. O evento era parte do movimento que envolveu a sociedade brasileira naquela década, e que culminou com a criação da Petrobras em 1953.

Sua dedicação à causa a levou a escrever o livro “Afinal, quem descobriu o petróleo no Brasil?”, lançado em 1984.
Nos próximos dias, vamos anunciar uma novidade para quem tem ou trabalha em startups e pequenas empresas ligadas a tecnologia. Quer saber tudo em primeira mão? Acompanhe as nossas redes sociais! #conexõesparainovação