StB no Brasil

StB no Brasil Follow

StB no Brasil - O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista
#1964oeloperdido #História #espionagem #URSS #comunismo #republicatcheca Acesse:

https://stbnobrasil.com/

415 Followers  51 Follow

Share Share Share

Um dos capítulos mais interessantes de nosso livro, #1964OEloPerdido , sobre a Operação Manuel. Um plano para transportar clandestinamente guerrilheiros desde a América Latina, passando por grandes cidades europeias, para viajarem a Havana sob a cobertura de um passaporte falso. Saiba isso e muito mais adquirindo o nosso livro.

#terrorismo #espionagem #comunismo #republicatcheca #book #URSS #Tchecoslováquia #Cuba #KGB
🇧🇷 A rezidentura informa que BRIZOLA partirá em breve para a França, onde seus três filhos receberam uma bolsa de estudo do governo francês. Essa mudança de local de estadia foi acordada durante a visita de De Gaulle ao Uruguai, tendo Brizola o visitado secretamente em sua residência oficial. Para esse fim, o Conselho Nacional de Governo [poder executivo do Uruguai] concedeu-lhe um passaporte temporário uruguaio.

Nota do relatório nº 317 de Montevidéu, de 23 de dezembro de 1964.
*
🇨🇿 Rezidentura informuje, že BRIZOLA odjede v dohledné době do Francie, kde dostaly jeho 3 děti studijní stipendium od francouzské vlády. Tento přesun byl dohovořen v době pobytu De Gaulla v Uruguayi, jehož Brizola tajně navštívil v jeho oficiální rezidenci. Státní vládní rada mu vydala za tímto účelem prozatímní uruguayský pas.

Výpis ze zprávy č. 317 z Montevidea ze dne 23.12.1964.
*
🇵🇱 Rezydentura informuje, że BRIZOLA w niedalekim czasie wyjedzie do Francji, gdzie jego 3 dzieci otrzymały stypendium studyjne od rządu francuskiego. Przesunięcie to uzgodniono w czasie pobytu De Gaulla w Urugwaju, Brizola go potajemnie odwiedził w jego oficjalnej rezydencji. Państwowa Rada Rządowa w tym celu dała mu tymczasowy urugwajski paszport. 
Wypis z informacji nr 317 z Montevideo ze dnia 23.12.1964

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book #URSS #Tchecoslováquia #LeonelBrizola #uruguai
Na foto, carregando o caixão no funeral de Félix Dzerzhinsky (da esquerda para a direita), Mikhail Kalinin, Trotsky, Lev Kamenev e Stalin.
*
"Tudo começou com um pequeno grupo de antigos funcionários e oficiais tzaristas. Em 1921, estes senhores fundaram em Moscou uma estrutura secreta com um pomposo nome de Organização Monárquica da Rússia Central. (…) discutiam sobre os bons e velhos tempos e sonhavam com a volta da dinastia dos Romanov."
*
Leia mais "Operação TRUST, a mãe de todas as operações de desinformação" em stbnobrasil.com

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #russia #book #URSS #romanov #KGB #revoluçãorussa
🇧🇷 "...para nossa atuação na América Latina precisamos de uma aparência angelical, mas por baixo da máscara devemos ser infernais." Essas são as exatas palavras usadas por Leonel Brizola em reação ao discurso de Fidel Castro na Conferência Tricontinental realizada em janeiro de 1966 em Havana, segundo o relatório dos oficiais da StB.
*
🇨🇿 "Pro práci v LA (Latinské Americe) je nutné mít andělskou tvář, avšak pekelně pracovat v podzemí." Ze zprávy o reakci Lenonela Brizoly naprojev Fidela Castra na koferenci tří, který Brizola označil jako nevhodný a přímo poškozující práci levicového a podzemního hnutí ve všech státech LA. Tato zrpáva byla zaslána do pražské centrály rozvědky StB dne 2.2.1966 a informace byla získána přímo od Leonela Brizoly. Výše uvedený citát je zhuštěním Brizolova postoje.
Šlo o trikontinentální konferenci lidu Asie, Afriky a Latinské Ameriky uskutečněnou v Havaně v lednu 1966.

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #Cuba #FidelCastro #LeonelBrizola #Havana #Tchecoslováquia #terrorismo
"Alianças Mortais. Os Serviços de Segurança da República Popular da Polônia e o terrorismo internacional"

Livro aborda a ligação do regime comunista polonês com organizações terroristas da extrema esquerda e do Oriente Médio: "Os bastidores da estreita cooperação dos serviços de inteligência comunistas com grupos terroristas internacionais durante muitos anos foi um dos segredos mais bem guardados da República Popular da Polônia. Extremistas radicais do Oriente Médio e da extrema-esquerda da Europa Ocidental tratavam a Polônia como um aliado confiável e um refúgio seguro onde era possível se esconder dos agentes dos serviços ocidentais e se preparar calmamente para novos ataques. Graças a acordos secretos com serviços civis e militares da República Popular da Polônia, os terroristas se sentiam seguros na Polônia. Evitavam os procedimentos de vistos, enviavam combatentes feridos para descansar, recebiam bolsas de estudo, abriam seus próprios negócios, negociavam armas e fizeram milhões de dólares em negócios ilegais com empresas estatais. Abu Nidal, Abu-Dawud e Abu Abbas são apenas alguns dos principais terroristas mais perigosos do mundo da última década da Guerra Fria, que não apenas desfrutaram da hospitalidade do serviço de inteligência comunista polonês, como também trataram a Polônia como um elo importante das atividades criminosas. Graças à minuciosa pesquisa arquivística, o autor conseguiu reconstruir as redes terroristas mais importantes que operam na Polônia comunista e destacar as circunstâncias de suas conexões secretas com os oficiais do aparelho de segurança da República Popular da Polônia.
Link original: https://www.facebook.com/Enigma.Wywiad.Kontrwywiad.Antyterroryzm/posts/1232194196878687

#História #livro #espionagem #comunismo #book #URSS #terrorismo #Polônia #poland
🇧🇷 Nos arquivos da StB em Praga, existe, entre outros documentos, um recorte de jornal. Nele, um padre colombiano foi marcado com uma estrela. Isso significa que o serviço de inteligência da StB, no âmbito de seu trabalho na Colômbia, interessou-se por ele. Em breve traremos mais detalhes sobre este caso.
*
🇨🇿 V pražském artchivu StB (nyní zpřístupněno ABS) se nachází mimo jiné novinový výstřižek se snímkem (viz níže). Je na něm hvězdičkou označen jistý kolumbijský kněz. Znamená to, že se o něj zajímala rozvědka Státní bezpečnosti v rámci svého působení v Kolumbii. Brzy přineseme více podrobností.
*
🇵🇱 W praskim archiwum StB (obecnie udostępnione w ABS) Znajduje się tam m.in. wycinek z gazety (vide niżej). Gwiazdką na nim oznaczono kolumbijskiego księdza. Oznacza to, iż interesował się nim wywiad StB w ramach swej pracy w Kolumbii. Niebawem podamy więcej szczegółów.

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book #URSS #Tchecoslováquia
"...A primeira etapa da operação foi criar e legalizar uma organização de apoio a Cuba. Foi então criada a “FNAC” (Frente Nacional de Apoio a Cuba). Outra etapa da  AO DRUŽBA foi a organização de um congresso com o objetivo de concentrar todas as forças pró-Cuba. Este congresso ficou conhecido na história com o nome de “Congresso Continental de Solidariedade a Cuba”, realizado no dia 26 de março de 1963, na cidade de Niterói (estava planejado para ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, mas foi proibido pelo então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda). O serviço de inteligência tchecoslovaco da StB gastou milhões de cruzeiros e usou vários de seus agentes e colaboradores brasileiros na operação, principalmente o agente MACHO..."
*
Leia mais "Ações da KGB e StB no Brasil – Operação Amizade" em stbnobrasil.com *
#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book #URSS #Tchecoslováquia
Uma vítima dos regimes nazista e comunista na Tchecoslováquia. 
Milada Horáková foi uma intelectual prisioneira nos campos de concentração nazista acusada de participar do movimento de resistência contra a ocupação alemã na Tchecoslováquia durante a II Guerra. 
Com a queda do país para os comunistas apoiados pela União Soviética em 1948, Milada, já eleita deputada, foi acusada de traição e condenada à forca em 1950 em um julgamento farsa. Uma encenação produzida pelo governo comunista para jogá-la contra a opinião pública e obriga-la a assinar uma confissão de culpa, justificando sua sentença de morte. 
Assista ao filme que ajudará a esclarecer uma importante parte da história da República Tcheca que é objeto de nosso trabalho de pesquisa.

O filme está dispornível no #Netflix.
#1964OEloPerdido #História #comunismo #republicatcheca #book #URSS #Tchecoslováquia #miladahorakova #miladafilm
"...a fonte descreveu e caracterizou o status do Partido Comunista Brasileiro (Partido Comunista do Brasil). Nossa fonte, um ex-marxista, diz que são ligados à Albânia, o partido foi criado durante o movimento MR-8, influenciado por Che Guevara. Ele os rotulou como extremistas de esquerda rasteiros e irrealistas." Leia "1985: Relatório sobre os grupos comunistas do Brasil" em stbnobrasil.com 
#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book #URSS 
#PCdoB #PMDB
Já à venda nas melhores livrarias

1964 O Elo Perdido. O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunista - Mauro Abranches e Vladimír Petrilák
VIDE: https://goo.gl/YZKSRG
Amazon: https://goo.gl/FKCKrb
Nando Moura: https://goo.gl/UqbQGQ
Folha: https://goo.gl/mqVmSf
Terça Livre: https://goo.gl/iyyGMw
Livraria do Seminário: https://goo.gl/CBcMfp
Loyola: https://goo.gl/4qeF6J
MVB: https://goo.gl/3tSTZg
Curitiba: https://goo.gl/d174Uy
Travessa: https://goo.gl/DUwqMr
Saraiva: https://goo.gl/dXSssX
Cultura: https://goo.gl/5rf4cu
Martins Fontes: https://goo.gl/P1J9Te

Este livro põe em nova perspectiva as conturbadas décadas de 50 e 60 no Brasil pelo prisma dos documentos oficiais dos serviços secretos do bloco soviético, que atuaram no país de forma intensa e muitas vezes insuspeita. 
São relatórios de agentes secretos, planos de operações, recibos de pagamento em dinheiro de colaboradores brasileiros e outras informações sobre a presença ilegal dos países comunistas no Brasil, que não só surpreendem como denunciam atividades atentatórias à segurança nacional. 
A ousadia dessa infiltração foi tamanha que dela foram alvos os gabinetes presidenciais dos três últimos governos antes do notório 31 de março de 1964.

Ficha Técnica:

Número de Páginas: 508
Editora: Vide Editorial
Idioma: Português
ISBN: 9788595070271
Dimensões do Livro: 16 x 23 cm.

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #czechrepublic #republicatcheca #URSS #book #history #comunism #1964
"...até o golpe de 31.3.64, os espiões tchecoslovacos, sob a cobertura das funções diplomáticas, se movimentavam livremente sem que fossem seguidos pela polícia local.  O golpe porém causou uma mudança  radical..." (Na foto, o camarada “Radil”) Leia mais em "Tarefas do rastreador na rezidentura Rio de Janeiro"
#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book
"...os conselheiros soviéticos concordavam com a possibilidade de usar Cuba como plataforma para enviar agentes ilegais para América Latina e América do Norte e, se necessário, prometeu ajuda ao serviço de segurança cubano." (Na foto , Manuel Piñeiro Losada, Fidel Castro, Raúl Castro e sua esposa, Vilma Espín). Leia mais "Raúl Castro, os arquivos da StB e o serviço secreto cubano" em http://stbnobrasil.com

#1964OEloPerdido #História #livro #espionagem #comunismo #republicatcheca #book