UNINEFRO

UNINEFRO Follow

CLÍNICAS DE DIÁLISE
// Matosinhos // Santo Tirso // Senhora da Hora // Guimarães // Viseu //

https://www.apdp.pt/diabetes/a-pessoa-com-diabetes/o-diagnostico-da-diabetes

176 Followers  0 Follow

Share Share Share

O Diagnóstico da Diabetes.
O diagnóstico é feito através dos sintomas que a pessoa manifesta e é confirmado com análises de sangue. Outras vezes podem não existir sintomas e o diagnóstico ser feito em exames realizados por outra causa. 
Os sintomas relacionados com o excesso de açúcar no sangue aparecem, na diabetes tipo 2, de forma gradual e quase sempre lentamente. Por isso, o início da diabetes tipo 2 é muitas vezes difícil de precisar.
Os sintomas mais frequentes são a fadiga, poliúria (urinar muito e com mais frequência) e sede excessiva. Muitas vezes o doente não apresenta estes sintomas (ou dá-lhes pouca importância) e o diagnóstico é feito por análises de rotina.
Nas análises encontramos uma quantidade de açúcar no sangue aumentada (hiperglicemia) e aparece açúcar na urina (glicosúria). Pode ser uma pessoa com Diabetes: 
Se tiver uma glicemia ocasional de 200 mg/dl* ou superior com sintomas
Se tiver uma glicemia em jejum (8 horas) de 126 mg/dl ou superior em 2 ocasiões separadas de curto espaço de tempo

Mais informação no link da bio! || www.uninefro.com || #nephrology #nefrologia #kidneydisease #kidney #sodium#sal #rins #rim #dialise #dialysis #dialysislife #food #instafood #healthyfood #healthyliving #healthyfood #healthy #dialise #diabetes #diabetestype1 #diabetestipo1 #diabetestipo2 #diabetestype2
CRESCE 2018
Estão abertas as inscrições para o CRESCE 2018, o já habitual campo de férias, organizado pela APIR que este ano se realiza na Tocha (Cantanhede), entre 3 e 8 de Setembro de 2018.
👉Mais informação no link da bio! 👈 || www.uninefro.com || #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #água #treatment #rim #rins #doencarenal #doencarenalcronica #nefrologia#nephrology #summer #childwood #children #crianças #ferias #holidays #holiday#healthy #healthyliving #healthylifestyle
ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E HEMODIÁLISE.

A importância de praticar actividade física, independentemente da idade, sexo, estado de saúde, devendo apenas ser adaptado (duração, intensidade e tipo de exercícios) aos diferentes indivíduos, incluindo pessoas em hemodiálise. Este em conjunto com uma alimentação adequada leva a vários benefícios na saúde do doente renal.
A doença renal crónica em fase terminal resulta de lesões irreversíveis do rim, cujo tratamento de hemodiálise é necessário para manter o organismo livre de toxinas. Todavia, provoca alterações funcionais e físicas no indivíduo, nomeadamente, fraqueza muscular, que é provocada pela anemia, pouca mobilidade, maior gasto energético e aumento do catabolismo proteico; alterações cardiovasculares, principalmente pela maior incidência de diabetes mellittus tipo 2 (DM2), hipertensão arterial e dislipidemia; e, por último, obstipação causada, entre outras razões, pela diminuição do consumo de fibra e água. Todas estas alterações tornam-se mais visíveis em quando aliadas ao sedentarismo.
Informação completa em portaldadialise.com || www.uninefro.com |||#dialise#dialysis #dialysislife #kidney #kidneys #nefrologia #nephrology #diabetes #hipertensao #hipertension #exercise #sport #desporto #healthy #rim #rins #healthylife #exercicio #healthyliving #kidneydisease #saude #exerciciofisico #exerciciofisicoregular#healthyfood
10º Dia do Transplante "O Transplante e a arte"
Pavilhão Centro Portugal, Coimbra
Como vem sendo hábito, desde 2009, no dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Transplante. Este ano, a celebração do Dia de Transplante tem como mote "O Transplante e a arte". Faça a sua inscrição no link da bio!!! || www.uninefro.com ||#dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins #doencarenal 
#doencarenalcronica
 #nefrologia#nephrology #lifestyle #estilodevida #healthy #healthyliving #transplante #transplanterenal #transplantation
Folheto Alimentação e Hemodiálise disponível na nossa página NUTRIÇÃO com as indicações gerais alimentares que deverá ter em conta ao longo do seu tratamento. A consulta do mesmo não dispensa as indicações específicas do seu médico/nutricionista. 👉Disponível o Link na Bio👈|| www.uninefro.com || #dialise#dialysis #nefrologia #nephrology #alimentaçãosaudável  #healthyfood#healthy #kidneys #rins#food #healthy #healthyliving
Exercício físico na doença renal crónica 
Todos conhecemos os benefícios do exercício físico na prevenção da doença cardiovascular. Na doença renal, não está provado nenhum efeito protetor do exercício físico para prevenir a progressão da doença, mas sabe-se que o controlo da obesidade, da diabetes mellitus e da hipertensão arterial beneficiam com 30 minutos de exercício aeróbio diário. Ora, como estas doenças são condições que agravam a doença renal crónica, podemos inferir que o exercício pode ser benéfico nos doentes renais crónicos. Não existem exercícios especificamente indicados ou mais adequados na doença renal crónica, mas existem algumas particularidades para doentes em cada tipo de terapêutica substitutiva da função renal.
Informação detalhada no link da bio! || www.uninefro.com |||#dialise#dialysis #dialysislife #kidney #kidneys #nefrologia #nephrology #diabetes #hipertensao #hipertension #exercise #sport #desporto #healthy #rim #rins #healthylife #exercicio #healthyliving #kidneydisease #saude #exerciciofisico #exerciciofisicoregular
Já pensou nas suas férias? 
Na nossa página dedicada à Diálise em Férias poderá encontrar várias sugestões. O secretariado de cada unidade ajudá-lo-á a organizar este momento de lazer. Visite-nos!! Link na BIO!!!|| www.uninefro.com || #dialise #dialysis#dialysisonholidays #holidays #winterholidays #nefrologia #nephrology #viversaudavel #healthylifestyle #healthy #familyholidays #nortedeportugal#northofportugal #portugal #guimaraes #porto #matosinhos #santotirso
Os rins podem ser afetados pela obesidade?
O rim não é exceção. A obesidade tem sido associada ao desenvolvimento de doença renal crónica. Além de um possível envolvimento direto do excesso de peso sobre a função renal, a obesidade está também associada a doenças como a hipertensão e a diabetes mellitus que são as principais causas de doença renal crónica. A obesidade pode ainda causar glomerulosclerose segmentar e focal, uma doença renal que se manifesta por aumento das proteínas na urina e que, se não for tratada, pode acabar em doença renal crónica terminal. A perda de peso está associada a recuperação desta situação. Finalmente, a cirurgia bariátrica (cirurgia para perder peso) pode associar-se a aumento da propensão de formação de pedras no aparelho urinário.
Prevenir e combater a obesidade são fundamentais para evitar as doenças a ela associadas, nomeadamente as doenças cardiovasculares e renais. 
É fundamental:

Comer várias vezes ao longo do dia em pequenas proporções.
Fazer um diário alimentar para perceber o que come e o que pode mudar.
Não comprar coisas que não são saudáveis (bolachas, chocolates, gelados, fast food).
Praticar exercício físico.
Ter hábitos de vida saudáveis com alteração de comportamentos e hábitos: use as escadas em vez de elevadores, ande a pé em vez de carro, por exemplo.
Procurar tratamento no caso de se sentir deprimido e triste. As emoções influenciam os alimentos que se consomem. 
Começar por dar pequenos passos pode ser o início de uma caminhada em direção à sua saúde. Informação de pelorim.pt || www.uninefro.com || #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #hipertensão #treatment #rim #rins #nefrologia#healthylifestyle #sede #obesity #obesidade #healthy
SEDE - MEDIDAS PRÁTICAS PARA O SEU CONTROLO NO DOENTE EM HEMODIÁLISE.
A sede é uma sensação difícil de descrever influenciada também por factores psicológicos e ambientais, tais como, a disponibilidade, o sabor, a temperatura, a palatabilidade da bebida e os hábitos e regras sociais. Assim sendo, deverão ser adoptadas as estratégias que são abordadas de seguida de forma a controlar a ingestão excessiva de bebidas.
Num indivíduo adulto, cerca de 70% do seu peso corporal é água, encontrando-se dois terços dentro das células (espaço intracelular) e o restante no espaço extracelular e plasma sanguíneo.

O excesso de sal ou de açúcar, bem como a diminuição do volume plasmático (hemorragia, vómitos, diarreia, hipersudorese intensa) conduzem à estimulação de várias zonas do nosso cérebro que nos levam à procura de água ou de alimentos ricos em água e que regulam a poupança (reabsorção) de fluídos e/ou sódio pelo rim saudável. Porém, este último mecanismo está abolido no rim não funcionante de um doente em diálise.

Não vamos contudo focar a nossa atenção neste aspecto da fisiologia da sede, mas sim nos problemas associados, á ingestão excessiva de sal, açúcares e por consequência também de líquidos.

Certamente que durante a progressão da sua insuficiência renal várias vezes lhe mencionaram que o consumo adequado de água era essencial para o normal funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar os resíduos e os nutrientes desnecessários através da urina. Porém, quando os rins deixam de funcionar isso não é possível.

Nas pessoas em programa regular de Hemodiálise, como os rins deixam de funcionar correctamente a quantidade de urina produzida é muito pouca ou nenhuma, pelo que quase tudo o que comem e bebem é acumulado até a diálise seguinte. Assim sendo, o controlo da ingestão de líquidos é fundamental para evitar ganhos de peso entre diálises superiores ao desejado (4% do seu Peso seco correspondente a um aumento de 2,8 kg numa pessoa de 70 kg).
Mais informação no link da bio! || www.uninefro.com || #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #água #treatment #rim #rins #nefrologia#nephrology #sede #water #healthy
A Uninefro deseja a todos os seus utentes, colaboradores, familiares e amigos um excelente S.João!!
Não esquecer as indicações do seu médico/nutricionista para da melhor forma o passar. Consulte o seu Folheto com os conselhos alimentares do S. João no link da bio. || www.uninefro.com ||#dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins #doencarenal #doencarenalcronica #nefrologia#nephrology #lifestyle #estilodevida #healthy #healthyliving
#healthyfood #alimentacao #alimentacaosaudavel #porto #saojoão#saojoaoporto 
#portugal🇵🇹 #sardinhas #saojoao
Há uma nova página por descobrir no nosso site, inteiramente dedicada à NUTRIÇÃO! Onde poderá encontrar os nossos folhetos sazonais, como é o caso do dedicado ao S.João, Conselhos Gerais de Alimentação e Hemodiálise entre outros que os nossos nutricionistas prepararão regularmente e especialmente para si! 👉Visite-nos no link da bio!👈 || www.uninefro.com ||#dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins #nefrologia#nephrology #lifestyle #nutrição #nutricao #nutrition #nutritionist #nutricionista #sjoao #saojoao2018 #porto #portugal #food #healthyliving #healthy
Sardinhas

Cair ou não nesta tentação de verão?

Quem realiza hemodiálise tem necessidade de fazer algumas adaptações à sua alimentação. Uma das indicações dietéticas prende-se com a necessidade de assegurar um correto aporte de proteínas, cujas necessidades são maiores para quem faz hemodiálise.

QUEM FAZ HEMODIÁLISE PODE OU NÃO CONSUMIR SARDINHAS?

Falar de sardinhas prende-se com a sua composição, mas também com a tradição associada ao seu consumo nesta época do ano. Este peixe é rico em proteínas, mas tem minerais que podem ter de ser restritos nesta alimentação, como o fósforo, o sódio (vulgarmente conhecido por sal) e o potássio. Contém, ainda, ácidos gordos ómega 3 que apresentam benefícios nas doenças cardiovasculares e no processo inflamatório. Este papel já foi estudado em indivíduos a realizar hemodiálise em Portugal, onde foram provados benefícios1.

O efeito favorável para a saúde que está associado ao consumo da sardinha, leva a questionar se quem faz hemodiálise deve ou não consumir este peixe. No caso de apresentar valores de fósforo séricos elevados, consulte o seu dietista ou médico assistente para avaliar a possibilidade da inclusão de sardinhas na sua ementa. Mais info no link da bio!! || www.uninefro.com ||#dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes #kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins #doencarenal #doencarenalcronica #nefrologia#nephrology #lifestyle #estilodevida #healthy #healthyliving
#healthyfood #alimentacao #alimentacaosaudavel #porto #saojoão#saojoaoporto 
#portugal🇵🇹 #sardinhas #saojoao