UNINEFRO

UNINEFRO Follow

CLÍNICAS DE DIÁLISE
// Matosinhos // Santo Tirso // Senhora da Hora // Guimarães

https://issuu.com/uninefro/docs/brochura_natal_2017/1?ff=true

116 Followers  0 Follow

Share Share Share

Descubra os conselhos alimentares para esta quadra Natalícia dos nossos nutricionistas. Sugestão de receitas, tabelas informativas, planos alimentares para Natal e Ano Novo. Não dispense de qualquer forma a informação do seu médico/nutricionista na sua unidade! Matosinhos, Senhora da Hora, Guimarães e Santo Tirso. Tenha Festas Felizes!! 👉Link na Bio!!|| www.uninefro.com || #dialise #dialysisclinic #dialysis #healthy#healthyfood #saúde #rim #kidney #kidneys #protein #proteina #sodium #sodio #fosforo #potasio #potasium #natal#christmas #christmasfood #healthychristmas #christmas2017 #natal2017#water #frango #chicken #peru #family #happychristmas #happynewyear #2017
Inscrições Abertas| XVII Congresso de Nutrição e Alimentação e I Congresso Internacional de Nutrição e Alimentação
Garanta já a sua inscrição neste Congresso, a primeira fase de inscrições termina a 20 de dezembro de 2017. Aceda à informação no link na bio!! || www.uninefro.com|| #dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes#kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins#doencarenal #doencarenalcronica #nefrologia#nephrology #lifestyle#estilodevida #healthy #healthyliving #tratamento #healthyfood #food#alimentaçãosaudável #nutricion #nutricao #nutricaoevida
ÉPOCA NATALÍCIA É PROPÍCIA AOS EXCESSOS ALIMENTARES De acordo com a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), a época Natalícia é propícia aos excessos alimentares, nomeadamente ao abuso das bebidas alcoólicas, ao consumo de sal, de açúcar e de alimentos fritos. 
O que se recomenda para os doentes com insuficiência renal crónica nesta época do ano, é o que se aconselha durante o restante tempo e as principais preocupações devem ser em relação à quantidade de proteínas, potássio, fósforo, sódio, água que devem ingerir. Proteínas

Em relação às proteínas é importante manter um aporte proteico adequado, de forma a compensar as perdas para o líquido dialisador. A ingestão diária deve ser de cerca de 1,2g por Kg por dia de proteínas (uma pessoa que pese 70kg deve ingerir 84g de proteínas ao longo do dia) Estas devem advir de fontes de alto valor biológico, como a carne magra (frango,  peru), peixe fresco, ovos e algum leite.

Neste sentido, o peru assado sem pele e com poucos molhos é uma boa opção para a sua ceia de Natal (o ideal seria assar apenas em azeite e pouco sal). Se optar pelo bacalhau, este deve ser bastante demolhado (3 dias de preferência), cozido e temperado apenas com um fio de azeite.
Informação detalhada em: www.portaldadialise.com/articles/epoca-natalicia-e-propicia-aos-excessos-alimentares || www.uninefro.com || #dialise #dialysis #healthy#healthyfood #saúde #rim #kidney #kidneys #protein #proteina #sodium #sodio #fosforo #potasio #potasium #natal#christmas #christmasfood #healthychristmas #christmas2017 #natal2017#water #agua #frango #chicken #peru
Sugestão de receita de RABANADAS para este Natal:
Ingredientes: (6 pessoas) 
1 pão de forma duro fatiado 
2 colheres de sopa de açúcar 
4 colheres de sopa de mel 
500 mi de chá de cidreira/camomila 
1 ovo e 4 claras 
1 pau de canela 
1 colher de café de canela em pó 
azeite q.b. 
Preparação 
Misture o chá com o mel, o açúcar, o pau de canela e deixe ferver. Retire o pau de canela e molhe as fatias de pão (50g cada) nessa calda. Passe pelo ovo batido com as claras e frite em azeite, ou asse-as. Escorra sobre papel absorvente e polvilhe com açúcar e canela em pó. 
As pessoas que fazem diálise têm cuidados alimentares específi­cos, e no Natal não é excepção. Não dispense os conselhos do seu Médico/Nutricionista!! || www.uninefro.com || #dialise #dialysis #healthy#healthyfood #saúde #rim #kidney #kidneys #rabanadas #natal#christmas #christmasfood #cookies #christmas2017 #natal2017
DOENÇA RENAL CRÓNICA: CAMINHAR PROLONGA A VIDA E MELHORA PROGNÓSTICO A doença renal crónica ou insuficiência renal crónica é caracterizada pela perda gradual da função renal. À medida que a doença se agrava, os rins removem com dificuldade os resíduos e excesso de água do corpo. Esta acumulação de resíduos pode conduzir a outros problemas de saúde, como pressão arterial elevada, anemia, danos no sistema nervoso e problemas nutricionais. Mais informação em portaldadialise.com || www.uninefro.com|| #dialise #dialysis #dialysislife #nefrologia #rim #kidney #kidneys #desporto #sport #healthy #healthylife #healthylifestyle
Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas 
No âmbito da Saúde Sazonal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou o Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, Inverno & Saúde, cuja plataforma, que disponibiliza semanalmente informação sobre temperaturas observadas e indicadores de saúde, está alocada no Portal do SNS.
O plano é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular.  Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas. Mais informação em sns.gov.pt || www.uninefro.com || #dialise #dialysis #nefrologia #nephrology #healthy #frio #saude #temperaturasbaixas #lowtemperature #kidney #kidneydisease #rim #winter #autumn #outono #inverno
Estudo nacional vai avaliar doença renal em cerca de cinco mil portugueses 
Cerca de cinco mil utentes de centros de saúde portugueses vão participar no primeiro estudo que vai avaliar as causas da elevada prevalência de doença renal crónica em Portugal.

Segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia, Portugal tem cerca de 12 mil pessoas a necessitar de diálise e todos os anos surgem perto de dois mil doentes a precisar destes tratamentos de substituição da função renal. Além disso, há cerca de seis mil doentes transplantados do rim. "Este estudo é pioneiro em Portugal e tenta dar resposta a uma questão que é colocada a nível nacional, pelo facto de termos uma prevalência muito elevada de insuficiência renal nos estádios mais graves", afirmou à agência Lusa o presidente da Sociedade de Nefrologia, Aníbal Ferreira.

A doença renal atravessa cinco níveis de gravidade, de 1 a 5, com este último a equivaler a uma falência renal.

Enquanto em vários países desenvolvidos com os quais Portugal se pode comparar a insuficiência renal tem uma prevalência de cerca de 6% no total, estima-se que entre os portugueses esses 6% digam respeito apenas aos doentes já em fases mais graves (fases 3 a 5 da doença). Esta maior prevalência em Portugal trouxe a necessidade de "perceber epidemiologicamente quais as causas que a justificam", embora Aníbal Ferreira recorde que há causas expectáveis, como a maior prevalência da diabetes e mais hipertensão, duas das principais razões que conduzem à doença renal crónica.

Mas existirão outros motivos, como "condições particulares de organização da sociedade em termos de apoio médico e de acesso às diálises e aos centros de saúde que justificam estes números tão elevados", considera o presidente da Sociedade de Nefrologia.

Este estudo pretende assim avaliar cerca de cinco mil utentes de cem unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde) que sejam representativos da realidade nacional. Artigo completo em dn.pt ||www.uninefro.com||#dialise #dialysis #nephrology #drc #rim #rins #kidneys #kidneydisease #estudo #healthy #healthylifestyle #saude💪 Como funciona a Hemodiálise? Respostas a estas e outras questões no nosso site! Link na bio!
Mesa Redonda “A Doença Renal Crónica: Panorama Atual”
A Delegação Regional Norte da APIR promoveu no passado dia 19 de novembro uma mesa redonda sobre o tema “Doença Renal Crónica: Panorama Atual”.
O auditório Prof. Doutor Alexandre Moreira, no Hospital Santo António, foi o anfiteatro escolhido e contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre doentes familiares e profissionais. A iniciativa foi um sucesso para as dezenas de pessoas que assistiram àquelas palestras temáticas.
Intervieram na mesa redonda o Prof. Martins Prata, Nefrologista e Professor Catedrático Jubilado da F. M. L., o Prof. João Frazão, assistente graduado sénior do serviço de Nefrologia do Hospital de S. João e o Dr. António Cabrita, Nefrologista e Diretor do Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar do Porto, que abordaram questões relacionadas com a prevenção e o tratamento da doença renal crónica em Portugal
A mesa redonda/debate contou ainda com a moderação da Jornalista de Saúde Marina Caldas, que muito contribuiu para a animação do debate.
Foi um debate profundo, vivo e animado, que contou igualmente como o testemunho de doentes nas diferentes fases de tratamento, sempre valioso para uma melhor visão e compreensão da doença renal crónica. No fundo, a iniciativa visava essencialmente todos aqueles que se encontram em pré-diálise e diálise, bem como a familiares e técnicos de saúde.
Presente na iniciativa esteve também o Presidente da Direção Nacional da APIR, que encerrou o debate com palavras de agradecimento aos presentes, saudando também a Delegação Regional Norte da APIR pela coragem e capacidade na realização deste evento.
|| www.uninefro.com || #dialise#dialysis #nefrologia #nephrology #alimentaçãosaudável  #healthyfood#healthy #kidneys #rins #drc #doencarenalcronica
COGUMELOS: SUPER ALIMENTO DE OUTONO “Apesar da sua extrema riqueza nutricional o consumo de cogumelos de forma abundante poder-se-á refletir no aumento dos níveis potássio no sangue, na pessoa com insuficiência renal crónica, neste caso o cogumelo e um alimento desaconselhado por serem muitos ricos em potássio. Desta forma, não deve prescindir do apoio do seu dietista/nutricionista que o auxiliará a conhecer os alimentos mais ricos em potássio, quais os recomendados e quais a porções indicadas, adequadas e seguras para si, no seu dia-a-dia, com especial atenção e cuidado no período em que fica mais tempo (fim semana) sem fazer hemodiálise.” Artigo completo in portaldadialise.com ||www.uninefro.com ||#dialise #dialysis #dialysislife #alimentacaosaudavel #healthyfood #healthylifestyle #healthy #food #mushrooms #mushroom #shitake #cogumelos #rim #kidney #kidneys #kidneydisease
Já pensou nas suas férias de Inverno? O norte de Portugal tem tanto para oferecer. Descubra as nossas sugestões e contacte o nosso secretariado para poder gerir o seu tratamento.
Visite o nosso site! 👉Link na bio!!! || www.uninefro.com || #dialise #dialysis#dialysisonholidays #holidays #winterholidays #nefrologi #nephrology#viversaudavel #healthylifestyle #healthy #familyholidays #nortedeportugal#northofportugal #portugal #guimaraes #porto #matosinhos #santotirso #geres
ALIMENTOS SAUDÁVEIS PARA PACIENTES COM DOENÇA RENAL
Os investigadores descobriram mais ligações entre as doenças crónicas, inflamações e "super alimentos" que podem prevenir ou proteger contra a oxidação dos ácidos gordos indesejáveis.
Converse com seu nutricionista sobre a incorporação desses 15 melhores alimentos para uma dieta renal no seu plano de alimentação saudável. Tenha em mente que estes alimentos são saudáveis ​​para todos - incluindo os membros da família e amigos que não têm doença renal ou não estão em diálise.Uma alimentação adequada deve ser completa, variada e equilibrada, respeitando as recomendações para uma alimentação saudável. Saber como comer permite ao indivíduo fazer as melhores opções, de modo a melhorar o seu estado de saúde, prevenindo ou tratando doenças.Conhecer a constituição dos alimentos é um fator de máxima importância.Os investigadores descobriram mais ligações entre as doenças crónicas, inflamações e "super alimentos" que podem prevenir ou proteger contra a oxidação dos ácidos gordos indesejáveis, uma condição que ocorre quando o oxigénio no seu corpo reage com as gorduras no sangue e as suas células. A oxidação é um processo normal para a produção de energia e muitas reacções químicas no corpo, mas a oxidação excessiva de gorduras e colesterol criam moléculas conhecidas como radicais livres que podem danificar as membranas celulares, proteínas e genes. A doença cardíaca, cancro, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras doenças crónicas e degenerativas têm sido associados a danos oxidativos.No entanto, os alimentos que contêm antioxidantes podem ajudar a neutralizar os radicais livres e protegem o corpo. Muitos dos alimentos que protegem contra a oxidação são incluídos na dieta renal e fazer escolhas excelentes para pacientes em diálise ou pessoas com doença renal crónica (DRC). Neste artigo poderá encontrar os 15 melhores alimentos ​​com antioxidantes que você pode querer incluir na sua dieta - rim saudável. Link in Bio.|| www.uninefro.com || #DIALISE #DIÁLISE #DIALYSIS#DIALYSISLIFE #DIABETES #kidneys #KIDNEY #KIDNEYDISEASE #MEDICINA#TREATMENT #rim #apple #healthyfood #alimentaçaosaudavel
Sabe qual a Alimentação adequada?
Ainda sobre a temática da Diabetes aqui poderá encontrar resposta às suas perguntas, de acordo com o tema Alimentação sobre o qual tem dúvidas. São várias  secções, onde o site controlar a diabetes.pt reuniu as perguntas mais frequentes e disponibilizou uma resposta. Toda a informação não dispensa a opinião do seu médico/nutricionista. 
Link na bio!! || www.uninefro.com || #dialise #diálise #dialysis#dialysislife #diabetes#kidneys #kidney #kidneydisease #medicina#treatment #rim #rins#doencarenal #doencarenalcronica #nefrologia#nephrology #lifestyle#estilodevida #healthy #healthyliving #tratamento #healthyfood #food#alimentaçãosaudável